Até esta quarta-feira a noite, a Uergs espera conhecer nome do candidato que venceu a disputa pela vaga de reitor, mas isto dependerá do tamanho da vitória. É que só será considerado vencedor aquele que obtiver 50% mais 1%, porque em caso contrário haverá segundo turno.
. Caberá a Yeda nomear o novo reitor.
. Estavam aptos a votar os 160 professores (peso de 70%), além dos 2.500 alunos e 200 funcionários (peso de 30% no conjunto).
. O reitor atual, Carlos Callegaro, tem mandato pro temporis, o que quer dizer que ficará no cargo durante o tempo que for julgado conveniente por Yeda.
- O editor foi contra a criação da Uergs, mas depois que ela foi implantada, considera que o mal está feito. Isto significa que defende o aporte de verbas vigorosas na Uergs, que precisa ser transformada numa MIT do RS.
2 comentários:
Uma coisa importante: as duas chapas favoritas são do PSOL e do PT. E querem transformar a UERGS em uma universidade para sem-terra.
A nossa única salvação é a governadora usar da sua prerrogativa e exigir lista tríplice.
O Polibio disse universidade do MIT do RS mas o comentário acima fala em universidade do MST do RS. Tá confuso o meio de campo.
Para conhecer a história de criação de uma instituição no Brasil à luz do MIT vide a historia da criacao do ITA no livro sobre o Montenegro: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/553391. Eles chamaram os caras do MIT e fizeram acontecer.
Para fazer o que o Políbio diz precisa de um padrinho como o Gerdau para garantir $ e - mais importante - para dar continuidade. Não da' para correr o risco de mudar a estratégia a cada 4 anos dependendo do gosto do partido que estiver no poder. Tem que ficar acima da politica.
Para ver algo que o Gerdau poderia fazer no RS, vide o que a Vale está fazendo no Pará (criando seu proprio MIT): http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=21072065&tkr=VALE5%3ABZ&sid=ahB.x.n0fkcM
Da para fazer, mas ha que se ter bolsos fundos e estabilidade institucional. E aí a política não é o melhor caminho. Talvez a iniciativa privada?
Boa sorte em sua batalha.
Postar um comentário