O que disse o professor Evaldo Alves, da FGV, sobre os números do IBGE:
- Apesar da crise sistêmica que atinge a maioria dos países, a economia brasileira vai manter um desempenho fora destes padrões na medida em que possui parceiros comerciais, como a China e a Índia, que estão enfrentando a crise de forma mais positiva. Neste contexto, o desempenho da indústria brasileira não será exuberante, mas, nem por isso, similar ao de um período de recessão.
. É que a produção industrial recuou 2% no Rio Grande do Sul no mês de maio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
. Das 14 regiões pesquisadas na passagem de abril para maio, oito registraram queda no período. Além do Rio Grande do Sul, as regiões com recuo na produção foram São Paulo e Ceará (ambos com 0,9%), Amazonas (2,2%), Goiás (2,4%), Espírito Santo (2,8%) e Pará (2,9%).
. Já na comparação com maio de 2009, no Rio Grande do Sul, a taxa de variação foi de 6,5%.
. No RS, de janeiro a maio, o índice de crescimento registrado foi de 12,6%. No indicador acumulado dos últimos 12 meses, a produção gaúcha também assinala taxas positivas. Na passagem de abril para maio, o índice passou de 2,31% para 3,63%
Nenhum comentário:
Postar um comentário