Ausência de Yeda esvaziou debate eleitoral na RBS

O fato político mais importante do primeiro debate entre os candidatos melhor postados na atual disputa eleitoral do RS, esta manhã, na Rádio Gaúcha, da RBS, foi a ausência da governadora Yeda Crusius. O ex-ministro Tarso Genro, PT, e o vereador Pedro Ruas, PSOL, protestaram, mas Fogaça preferiu encarar o caso com elegância.

. Yeda avisou que não iria ao debate na segunda-feira, 17h30m, alegando outros compromissos. A governadora tem afirmado que não desenvolverá atos de campanha durante o horário dedicado a governar o Estado. A RBS tentou demovê-la durante boa parte da tarde e da noite, mas as 23h30m se rendeu às evidências e avisou aos demais candidatos.

. Líderes do PSDB gostaram da decisão de Yeda, lembrando que a RBS tem movido selvagem campanha contra a governadora, mas para os marqueteiros dos outros tres candidatos que foram até a Rádio Gaúcha, Yeda cometeu um erro estratégico, até porque poderá reascender a ira da RBS contra ela.

. Caso Yeda persista em não comparecer a outros debates, os candidatos poderão exigir a alteração das regras do jogo. É que Fogaça está sendo jogado aos leões sozinho, já que Tarso e Pedro Ruas movem uma aliança implícita e atacam o adversário em conjunto, poupando-se de críticas mútuas. Além disto, candidatos com 30% ou mais de intenções de votos, são obrigados a dividir seus tempos em igualdade de condições com candidatos que mal conseguem 1%.

11 comentários:

Anônimo disse...

Se Yeda fizer campanha no horario que ela deveria estar trabalhando como governadora, o que diriam os mujahedins da RBS?

Anônimo disse...

Yeda tem o voto do povo, pra que RBS?

Anônimo disse...

a YEDA NAO PODE NEM DEVE, COM SUA PRESENCA, LEVANTAR A AUDIENCIA DE EMPRESA QUE SEMPRE FEZ CAMPANHA SUBLIMINAR OU ATE EXPLICITA CONTRA ELA.

Anônimo disse...

O debate revelou, com absoluta clareza, o papel do candidato Pedro Ruas - sub-legenda do Tarso Genro -, com a missão de agredir os dois principais adversários do PT, Yeda e Fogaça.
Agiu bem a Governadora em não fazer campanha durante o horário de trabalho do setor público estadual.

Anônimo disse...

É QUE ela tá em primeiro nas pesquisas, faz um governo honesto, não é destemperada, enfim se justifica. Falou com a rbs mas esqueceu de avisar seus auxiliares que ficaram sabendo depois que ela não iria..fez bem a nossa gove

Anônimo disse...

Caro Políbio!
Só uma pergunta.. o que um candidato que tem menos de 1% de voto faz em um debate? Tem que ter vergonha dessa organização mascarada!

Anônimo disse...

Parabéns a governadora em não ir a este debate a rbs não merece e para ver as mesmas promessas feita em outras campanha e ainda ter que aturar a familia genro em peso além dos pt da emissora melhor ficar trabalhando pelo Rio Grande

Anônimo disse...

Parabéns, Governadora Yeda. Isto é mostrar respeito com o povo gaúcho. Se foi eleita para governar, não pode abdicar de sua missão para fazer campanha, como faz nosso Presidente Lula e todo o seu governo, usando o dinheiro público,pois pelo que sei, não estão trabalhando,mas também não devolveram os salários.

Anônimo disse...

fEZ MUITO BEM NÃO IR, GOSTO MUITO DO FOGAÇA LIDER DE MINHA GERAÇÃO, MAS A YEDA É QUE VAI SURPRENDER O PT A CLOCOU DE CONDIÇÃO DE VÍTIMA, ELA VAI DEMONSTRAR ISSO E VAI GANHAR. PODE REGISTRAR

Anônimo disse...

Com um governo ridículo em Porto Alegre o Fogaça seria facilmente derrotado pelo PT, mas se o PMDB quer entregar o governo para PT, dai nada a se fazer, e no debate pareceu que o candidato se vendeu ao PT de LULA, tenho vergonha desse PMDB que ai está, se venderam!

Anônimo disse...

Bom dia, Políbio!

Este senhor, que agora é candidato, usou do seu cargo como Ministro para atrapalhar o quanto pode o governo gaúcho, em revanche por ter perdido a eleição e agora vem querer posar de 'salvador da Pátria'??? O povo gaúcho tem que dar um basta neste tipo de gente, do mesmo modo que o povo brasileiro precisa dizer 'Não' a 16 anos de ditadura do PT (Situação provável, caso a candidata deles seja eleita). Podem voltar daqui a quatro ou oito anos, mas não continuar agora, para o bem da democracia brasileira.

Daubi Piccoli - Professor e Jornalista
Erechim/RS
(54) 8117-1365
daubi_@hotmail.com

-

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/