Entenda o que significa a redução da jornada de trabalho da GM de Gravataí.

Nesta segunda-feira, quando postou no seu site a informação completa sobre o acordo fechado entre a direção da GM e o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, o editor percebeu a importância nacional e internacional do que aconteceu no RS.

. O acordo para a redução da jornada semanal de trabalho de 44h para 42 horas ocorreu por duas razões principais:

1) Em São Paulo a GM já pratica redução (40 horas em São Caetano e São José dos Campos; 42 horas em Mogi das Cruzes).

2) O complexo de Gravataí passa por situação de pleno emprego nos dois turnos e além disto a direção começou a investir R$ 2 bilhões na terceira fábrica, que elevará a produção dos atuais 230 mil carros para 380 mil por ano.

. Os metalúrgicos de São Paulo, como também os do Rio Grande do Sul, não conseguiram capturar vantagens iguais aos dos trabalhadores da GM, mas o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, o Quebra-Mola, com quem o editor conversou nesta terça-feira, avisou que isto será inevitável.

. Na Câmara dos Deputados tramita projeto que prevê a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas, mas a pressão das entidades patronais paralisou as discussões. Valcir Sacari e seus colegas sindicalistas estiveram com o presidente da Câmara, Michel Temer, que chegou a negociar um acordo intermediário (42 horas), porém nada aconteceu até agora.

. As discussões sobre a redução das jornadas de trabalho reduziram-se dramaticamente depois da eclosão da crise global.

LEIA, adianta, entrevista sobre a utilidade da redução da jornada de trabalho.

LINK PATROCINADO
Na próxima quinta, dia 15, o ex-goleiro do Grêmio, Danrlei, estará na Livraria Nobel do Shopping TOTAL para autografar seu livro. Venha prestigiar. Mais informações no site
www.shoppingtotal.com.br ou no www.twitter.com/Shopping_TOTAL

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/