Infraestrutura material gaúcha já perde para PR, DF, ES e até Bahia.

A situação do Rio Grande do Sul no ranking dos Estados com melhor infraestrutura material é vergonhosa para os gaúchos. O editor vem alertando sobre isto há 30 anos. Eis a lista, por ordem de colocação, segundo pesquisa que a Fundação Dom Cabral elaborou a partir de indicadores dos setores de energia, transporte e telecomunicações, com a pontuação de cada um:
1º - São Paulo, 520/ 2º - Minas, 331/ 3º - Rio, 326/ 4º - Paraná, 223 / 5º - Espírito Santo, 196/ 6º - Distrito Federal, - 179/ 7º Bahia, 177 / 8º - Rio Grande do Sul, 117/ 9º - Rio Grande do Norte, 112.

A ordem dos três primeiros, obedece a participação de cada Estado na formação do PIB, mas o RS, que é o quarto no ranking, neste caso vai para o oitavo lugar. Assombrosamente, coloca-se atrás até do Espírito Santo e do Distrito Federal. Por pouco não perde para o Rio Grande do Norte.

Eis o ranking dos quatro Estados mais ricos na formação do PIB, com a fatia de cada um no bolo. Há 30 anos o setor público estadual não consegue liberar recursos para investir em infraestrutura. Apenas agora, no governo Yeda, com o déficit zero, sobrou algum dinheiro para isto, mas é tudo muito insuficiente. Como também o governo federal investe quase nada no Estado, restaria o setor privado, mas segmentos ressentidos, atrasados e política e ideologicamente perversos, hostilizam esta opção.

O caso da expulsão da Ford por parte do governo estadual do PT, é o emblema desses setores xiitas fundamentalistas guascas – e da perda de posição relativa da economia gaúcha no espaço da economia do País.

* A pesquisa da Fundação Dom Cabral encontra-se na íntegra no Anuário Exame 2009-20910 de Exame que circula nesta segunda-feira.


MERCHANDISING
Bier Markt

42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais Acompanham petiscos de inspiração na culinária alemã.
Apenas 80 lugares. Só à noite. Estacionamento fácil. Segurança.
Reservas: 3013.2300.
- Agende também aniversários, happy hour e festas de fim de ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este nosso Estado é o mais socialcorporativista (socialistas + corporações publicas) do Brasil. Aqui ser empresário é um negócio pra louco.Isto é uma realidade, e somente querem iniciativa privada se vier de fora, com muito dinheiro pra investir. os PTralhas falam de iniciativa local da boca pra fora, pra puxar o saco dos pequenos e iludidos trabalhadores (empresário também é trabalhador) gaudérios.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/