MST: Sinal de alerta no campo

A destruição de plantações de laranja pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Fazenda Santo Henrique, no interior de São Paulo, acendeu a luz amarela nos gabinetes das autoridades federais. Setores da inteligência da Polícia Federal mapearam pelo menos quatro regiões em que conflitos envolvendo integrantes de movimento sociais podem acontecer a qualquer momento. Apesar de só atuar na proteção de áreas da União, a PF está tentando se antecipar aos problemas nos estados e repassa suas informações para as secretarias de Segurança Pública.

. Segundo materia do jornal Correio Braziliense, o monitoramento dos movimentos sociais não é uma atribuição da PF, mas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Porém, coube à PF avisar autoridades de um estado – cujo nome não foi divulgado – sobre a possibilidade de um grupo ligado aos sem-terra tentar impedir a posse de um governador que entrava no lugar de outro cassado.

. Entretanto, episódios recentes de violência e vandalismo acenderam o sinal de alerta na Divisão de Assuntos Sociais e Políticos (Dasp) da corporação, que hoje tem como preocupações o sul do Pará, o interior do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e o Pontal do Paranapanema. Nas quatro regiões mapeadas pelas autoridades foram identificadas atuações de outros grupos além do MST, alguns ainda não totalmente conhecidos da área de inteligência federal.

7 comentários:

Anônimo disse...

"MAS, AFINAL, O QUE ELES QUEREM? DITADURA, ORA ESSA!!!


terça-feira, 13 de outubro de 2009 | 7:39


Ih, este ficou longo… Mas acho que ficou bacana. Vamos lá.
*
“A imprensa internacional reconhece que Lula é o maior líder do mundo mundial e do planeta planetário; só vocês ficam aí reclamando…” Essa é a crítica mais freqüente, que vem em termos sempre impróprios para menores de 18 anos, oriunda do cocho que reúne os novos iluministas do lulo-petismo — uma gente sábia, tolerante, com linguagem sempre muito elevada. Bem, a Itália, que teve o Renascimento, viu coisa bem pior nas décadas de 30 e 40 do século passado e hoje tem “Burlesconi”… Meu lado cínico e fatalista tenderia a escrever: se eles passaram e passam por aquelas agruras, imaginem quem fazia cachaça de mandioca enquanto Rafael misturava as suas tintas… Passado não é necessariamente um destino. MAS O FUTURO É.

O que querem os raivosos? Ora, se “deu no New York Times” [escolham aí qualquer outro veículo estrangeiro], quem são vocês, meros jornalistas brasileiros, para contestar?” O curioso é que a esquerda sempre fez caricatura da suposta rendição basbaque da elite nativa ao que vinha de fora, à visão que os outros tinham de nós. O humorista Henfil, morto em 1988, chegou até a fazer um filme — uma coisa hedionda mesmo para o padrão do cinema nacional da época! — chamado “Tanga - Deu no New York Times?“. Na fita, um tiranete de um paiseco de nada só lia o jornal americano… Na privada! Mesmo produzindo lixo cultural, esquerda e caricatura sempre combinaram muito bem porque esta é uma deformação da realidade, e aquela é especialista em deformar. O próprio Marx era um grande caricaturista — em palavras. Fulminava adversários, desafetos e personagens históricas de modo impiedoso. Embora seja o pai original de muito horror, é, muitas vezes, engraçado. O demônio também, hehe…

Voltando… A turma do cocho vem aqui vomitar a sua lavagem (sentido nº 2 do Houaiss) patriótica para provar que os estrangeiros, porque sem qualquer especial ligação com o Brasil, são, então, “isentos” para julgar. Não eram, evidentemente, quando elogiavam as privatizações no Brasil ou o Plano Real, no governo FHC. Naquele caso, era só a “banca” falando. A comprovação da isenção do que eles chamam “mídia estrangeira” está no fato de elogiarem Lula, donde se conclui que todo elogio ao Babalorixá é prova de isenção, e toda crítica, de comprometimento execrável. E uma nota: não há um só texto apontando as qualidades do governo Lula que não releve que ele fez, na economia, um governo de continuidade e que as bases da estabilidade foram criadas por seu antecessor. Essa parte da avaliação, os comensais do cocho omitem.

Seja numa questão relevante, como a política externa doidivanas, seja numa irrelevante, como dar de barato que ele veio com um dedo remendado da Suécia porque teria tentando conservar uma torneira hum quarto de hotel (!?!?!?), Lula é bastante protegido de si mesmo pela imprensa. Com as exceções de praxe, ela experimenta os seus três anos (segundo mandato) de governismo mais exacerbado desde a segunda metade do governo de João Figueiredo, ainda no Regime Militar. E, mesmo assim, vive sob constante patrulha. O apparatchik não está apenas na Internet. Também se infiltrou nas grandes redações. A despeito da timidez, reconheça-se, faz-se jornalismo no país. E isso os “camisas negras” não podem aceitar de jeito nenhum! A notícia negativa sobre seus adversários aperfeiçoa a democracia e revela a real natureza dos inimigos; a notícia negativa sobre Lula é tentativa de golpear o “governo popular” e de desprestigiar “o melhor presidente da história do Brasil”."


(Continua...)

Anônimo disse...

(Continuação...)

"Pensemos um pouco a questão sob um outro ponto de vista. Quantos são os críticos de Barack Obama na imprensa brasileira — ou na de qualquer outra democracia do mundo (as ditaduras não contam por razões óbvias)? Pouquíssimos! Ora, se vocês querem uma crítica organizada, dura, sistemática, ao governo Obama e ao político Obama, o melhor lugar para encontrá-la é a… IMPRENSA AMERICANA!!! E, à diferença do que sugerem os mistificadores brasileiros, é mentira que ela se limite ao reduto do jornalismo republicano, “de direita”. E não ocorre por lá a nenhum vagabundo chamar o direito de crítica, uma das razões de ser da imprensa, de sabotagem. Embora minoria na Câmara e no Senado, os republicanos fizeram picadinho da proposta de Obama para a saúde. É do jogo. Jimmy Carter, o tonto, tentou requentar a questão racial. O presidente estaria enfrentando toda aquela reação porque é negro. O próprio Obama se encarregou de pôr uma pedra sobre a questão na entrevista a David Letterman: “Eu já era negro quando fui eleito”. Corolário: que não se tente intimidar a crítica porque isso é inadmissível na cultura política do país.

Mas, na América Latina, é. E aqui dou início ao nosso procedimento de pouso. As respectivas imprensas nacionais se tornaram os principais inimigos de governos latino-americanos que pretendem fazer das urnas um atalho para a ditadura ou para governos “fortes”. Vejam como agiram Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia). Outro mau exemplo vem da Argentina (ler post nesta página). O casal Kirchner conseguiu aprovar uma lei que, sob o pretexto de acabar com a concentração no setor, torna a imprensa uma subordinada do governo.

Não pensem que essa tentação não existe por aqui. Em outro texto, lembrarei todas as tentativas do governo Lula de meter a mão grande na imprensa e os esforços das esquerdas aboletadas no poder para criar sérios entraves à publicidade, o que deixaria os veículos mais dependentes da verba oficial. Em dezembro, sob o patrocínio do governo, com verba pública, Franklin Martins reúne a esquerdalha numa tal Confecom - 1ª Conferência Nacional de Comunicação. As grandes empresas, inicialmente, haviam aceitado participar. Perceberam que estavam a coonestar um daqueles delírios do dirigismo.

(Continuação...)

Anônimo disse...

(Continuação...)


"A pauta da turma é uma só, a mesma que orientou o casal Kirchner: como fazer para “desconcentrar” a propriedade dos meios de comunicação. Entenda-se por “desconcentração” a cassação de licença de emissoras que eles não consideram “amigas” e a concessão de licenças para os “amigos”. Também pretendem debater maneiras de conceder rádios e TVs para o jornalismo comunitário, da “sociedade civil”, sem fins lucrativos. Como vocês sabem, “comunidade” e “sociedade civil” costumam ser sinônimos de PT e agregados. E “sem fins lucrativos” pode ser traduzido “sem lucro para os nossos [deles] inimigos”. Porque a canalha já lucra bastante torrando milhões em emissoras que dão vistosos traços de audiência. E que se note: Franklin já tem um brinquedinho caro, a TV Brasil, também conhecida por Lula News. Por enquanto, ela só é uma realidade orçamentária: torra os tubos, mas não é vista por ninguém.

“Ah, Reinaldo, o PT não faria isso…” Faria, sim! Com Dilma, então, que não tem a preocupação de ser um bom camarada bonachão, faria com ainda mais facilidade. Faria porque já se mobilizou para fazer. Este governo que aí está já tentou censurar a imprensa, não se esqueçam, por meio do tal Conselho Federal de Jornalismo. E se pode esperar o pior de uma turma que se mobiliza, às escâncaras, para depor o presidente de uma empresa privada, a exemplo do que se assiste na Vale. Nunca antes na história destepaiz um presidente da República escolheu um preposto, a exemplo do que Lula fez com o coruscante Eike Batista, para dar um, como posso chamar?, “golpe legal” numa companhia e já nomear o “futuro” presidente.

Agora o trem de pouso toca o chão: aquela canalha que tenta invadir o blog cobrando isso e aquilo é só a expressão mais vulgar e boçal de um entendimento da política. Entendimento, não se enganem, que é o mesmo na Venezuela, no Equador, na Bolívia, na Nicarágua, na Argentina ou no Brasil. Seus protagonistas, nesses diversos países, têm passados distintos, mas anseiam um mesmo futuro: substituir a sociedade por um ente que supostamente represente o “povo”. No Brasil, este ente se chama “PT”. Lula pretende hoje, no dedaço, nomear um novo presidente para a Vale. Quem sabe Dilma anseie, um dia, indicar os comandantes da Folha, do Estadão, da VEJA, da Globo e, claro!, do Democrático, lá de Dois Córregos. Seria um jornalismo com o espírito de Franklin Martins e a cara de Tereza Cruvinel.

PS - Fiquei sabendo que Eike Batista está fazendo uma oferta hostil para tentar assumir o controle do meu blog… Seria o BlogOX do ReinaldOX AzevedOX. Quem Lula gostaria de pôr no meu lugar?"

Texto de Reinaldo Azevedo

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mas-afinal-o-que-eles-querem-ditadura-ora-essa/



KIRK

Unknown disse...

Com aquelas espetaculares imagens flagrando a derrubada do laranjal, deu para concluir que agora a PF está agindo com a inteligência necessária.

Anônimo disse...

Ah... Convenhamos isto é mais uma palhaçada deste governeco cretino. Basta cortar as verbas que sustentam estes VAGABUNDOS do MST e pronto a chinelagem logo se "espraia".

Anônimo disse...

A PF só vigia e controla o que o chefinho manda, atribuições constitucionais são para regimes democráticos e não para a PF, sendo assim, esta notícia é "conversa para boi dormir", é até possível que eles estejam monitorando lugares para o MST invadir e não impedir invasões, Tarso Genro nunca trairia os seus! Rio Grande abra o olho, esta eleição será a última chance de mantermos nossa independência, livres da tirania petista!

Anônimo disse...

Eu quero saber é: quando será feita a CPI do Agronegócio, para investigar os bilhões de $$$ do contribuite entregue todos os anos para estes pilantras que, depois, dão calote no BB, exigem prorrogação de vencimentos, securitização com 20 anos para pagar, passam a vida chorando misérias mas a cada rodeio ou Expointer aparecem com camionetes e cavalos cada vez mais caros e ostentam como se nada devessem. Os indignados comentaristas aqui sabem por acaso quanto os digníssimos senhores do agrobusiness já embolsaram nas últimas décadas? O dinheiro para as entidades ligadas ao MST é troco de bala perto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/