Artigo – O custo de envelhecer

Artigo - O Estado de S.Paulo - 20 de Outubro de 2009
O custo de envelhecer
Por José Cechin

A população mundial está envelhecendo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja 2 bilhões de idosos no mundo em 2025. Em 2000 havia 605 milhões. Em 15 anos o Brasil será o sexto país no mundo em número de idosos. Será que estamos preparados para isso? Todos podemos adoecer. Esse risco é alto no primeiro ano de vida, declina na infância e cresce com a idade, especialmente a partir dos 50 anos. Estudos em países da União Europeia mostram que os gastos aumentam mais de dez vezes para indivíduos acima de 70 anos, em relação aos gastos com pessoas entre 5 e 19 anos. No Japão a história se repete: os gastos per capita em saúde para pessoas com mais de 75 anos são 7,5 vezes maiores do que para os jovens. No Brasil, os gastos com a saúde dos idosos são mais de seis vezes maiores do que na infância. No entanto, é muito comum vermos consumidores reclamando que, ao completarem 60 anos de idade, têm as suas mensalidades dos planos de saúde reajustadas em valores exorbitantes. Por que será?

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Um comentário:

Hugo disse...

Eis um grande erro que o Brasil comete e não está se dando conta disto.Enquanto a natalidade cai abaixo do nível de reposição(2,1 filhos por mulher) o número de velhos só aumenta e bem mais.Se a previdência social já está deficitária desde bem antes que a velharia se torne maioria na população imagine quando os velhos forem um parcela significativa mesmo.O Japão é um exemplo de país com futuro não muito bom:um jovem japonês,segundo estudos,trabalha não só pra sustentar ele mesmo mas mais 7 pessoas idosas no Japão.Se diminuir cada vez mais o número de jovens e o número de velhos crescer com força o que acontecerá com a economia?Com a previdência social do país?Com o avanço da sociedade em geral?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/