Governo Lula vai ao STF para limitar poderes do Ministério Público Federal

CLIPPING
Josias Souza
http://www.uol.com.br/

Sem alarde, aportou no protocolo do STF, há nove dias, um parecer de teor inusitado. Assina-o José Antonio Dias Toffoli (na foto), advogado-geral da União. No texto, Tofolli investe contra o Ministério Público. Defende a tese segunda a qual procuradores não tem poderes para realizar investigações criminais.

. A prerrogativa do Ministério Público de abrir investigações está prevista na Lei Complementar número 75, de 1993. O artigo 8º dessa lei detalha as atribuições do Ministério Público.

. O miolo da polêmica está em dois incisos desse artigo. Num deles, o inciso 5º, está escrito que o Ministério Público pode “realizar inspeções e diligências investigatórias”.
. Noutro, o inciso 9º, está anotado que, no curso de suas investigações, o Ministério Público pode inclusive “requisitar o auxílio de força policial”.

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo completo.

9 comentários:

Neida Rodrigues disse...

E continuas com tuas "pesquisas". Jornalistasinho falcatrua e suas manipulações.

Anônimo disse...

Dona Neida: o clipping é do Josias de Souza, da Folha, jornal chapa branca. Pegue um pano para limpar a espuma e baba de sua raiva ridícula!

Anônimo disse...

Aí tem!
Será que eles estão sabendo de investigações contra eles (petezada e satélites) e já estão se antecipando?
Como são totalitários e defensores do lulismo (chavismo a la Brasil) não me surpreende esse tipo de atitude.

Anônimo disse...

A d.Neida deve ser a velhinha de Taubaté do PT-Gaucho. E como ela é democratica(hehehehehe) discordou dela ela morde e com raiva. Paulo-PAlegre

Carlos Vargas disse...

Dona Neida:
Pelo que me consta os jornalistazinhos falcatruas e manipuladores devem ser os cumpanhêros Franklin Martins, cujo irmão mama em uma têta na Petrobrás e a Rosane Oliveira de ZH.
Não perca seu tempo lendo as notícias verídicas e verdadeiras que aqui são explicitadas, por que para PeTralhas o que vale é a versão e não o fato. Vá para Cuba ou para a Venezuela cara senhora, pois nestes dois "democráticos países" os direitos das pessoas como a senhora são respeitados e há fartura e pujança.

Anônimo disse...

Neida Rodrigues, um exemplo do tipo:-Não sei e tenho raiva de quem sabe.

Anônimo disse...

Em outros paises, e um deles são os Estados Unidos, uma das atribuições do MP é investigar, então porque, logo no Brasil isto está sendo combatido? A real intenção desta ação é a de proteger Lula e seu staff mafioso, de possíveis investigações. Certamente não estão defendendo os interesses do cidadão brasileiro.

Anônimo disse...

A atitude do Lula em Brasília é igual a da Yeda aqui no RS. Se o Ministério Público investiga políticos, então vamos representar contra os procuradores na Corregedoria ou limitar os poderes de investigação no MPF.

Anônimo disse...

Apesar de alguns "holofotes", não apenas no caso de Yeda, mas em vários outros episódios, é de interesse público que o MPF continue exercendo seu poder investigatório. Vamos torcer para que a ditadura Lula não acabe com mais este direito do cidadão.

L.F

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/