A Confederação Nacional dos Aposentados (Cobap) e integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados têm marcada para a próxima segunda-feira (24), em local e horário ainda não definidos, a última rodada de negociações com o Governo Federal para o reajuste das aposentadorias.
. O Governo ainda não fez uma proposta formal de índice de reajuste, mas adiantou que deseja como condição a retirada de quatro projetos de interesse dos aposentados em tramitação na Câmara. Segundo informou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), se a proposta do Governo não for boa para a categoria, o destino dos aposentados será definido pelo plenário da Câmara. Perondi explicou que a Frente Parlamentar vai pressionar para que o Projeto de Lei nº 001/2007, que restabelece a correção das aposentadorias de acordo com o aumento do salário mínimo, seja votado em plenário. O PL em questão é o único dos quatro que já passou pelas Comissões Técnicas da Casa e está pronto para ir a plenário.
. Outro PL que o Governo não quer é o de nº 4.434/08, que cria um índice de correção previdenciária para restabelecer as perdas dos aposentados. Um terceiro Projeto, o de nº 3.299/08, acaba com o chamado Fator Previdenciário, que calcula o valor das aposentadorias com base na idade e no tempo de contribuição. Por esta sistemática quem se aposenta cedo chega a perder até 40% do benefício, dependendo da idade e do tempo de contribuição. A quart a matéria que o Governo não quer ver tramitar na Câmara é um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta que reajustou todas as aposentadorias em 2006 com o mesmo índice de correção do salário mínimo.
4 comentários:
Vão fazer panelaço em frente a casa de Lula? A CUT vai usar dinheiro dos sindicatos para pagar propaganda contra Lula? Não? Eu deixem os aposentados se ferrarem, pois não tem ninguém do lado deles. A maioria não vota mais...
O anônimo aí de cima, deve ser milionário, ou não deve ter ninguém aposentado na família para falar desta maneira.
Todos os projetos citados são de autoria do senador Paulo Paim.
++Aposentados : A quem interessa quebrar a previdência social ? Eu sou aposentado há 11 anos e , sempre, recebi os reajustes corretamente . Pagar acima do indice de correção ( produtividade ) é demagogia do P. R. Pain e sua turma de loucos . O que está certo está certo !! Ah , mas houve defasagem em relação ao SM . Sim , houve e há porque este governo e o anterior fizeram uma correta politica de recuperação do S. minimo . Abraço , João Paulo / Tq
Postar um comentário