Até esta terça-feira, o Dnit não tinha informado os nomes dos consórcios ou empresas vencedoras da licitação número 197/2009-00, que trata da construção da chamada Rodovia do Parque (Porto Alegre-Sapucaia), que visa aliviar o tráfego do trecho mais congestionado e importante de todas as rodovias gaúchas, justamente o que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo (BR$-116). Se a Rodovia do Parque sair, o congestionamento só estará resolvido até Sapucaia, mas a partir daí ele será ampliado.
. A Rodovia do Parque integraria um complexo intitulado Polão, que resolveria todos os imbroglios desse trecho altamente congestionado da BR-116, uma chaga da economia do RS, porque por ali trafega 70% da riqueza estadual, numa rodovia que mal suporta duas pistas de cada lado. O Polão foi bombardeado pelo PT e pelo jornal NH, de Novo Hamburgo, porque ele seria pedagiado. Há 11 anos esse tumor rodoviário poderia ter sido curado e não foi.
. A ministra Dilma Roussef (foto), chefe da Casa Civil, candidata à sucessão de Lula, virá assinar os contratos em Esteio, durante a Expointer. Não virá o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (o governo gaúcho quer ver Nascimento pelas costas).
. O trecho de 20 kms custará R$ 800 milhões. Será a mais cara rodovia de todos os tempos no RS. É difícil acreditar que o governo federal terá dinheiro para isto, porque nos últimos 10 anos, em valores de hoje, o governo federal mal consegue alocar R$ 200 milhões por ano para suas rodovias gaúchas. Só delirando é possível imaginar que sairão os mesmos R$ 200 milhões e mais R$ 800 milhões para a Rodovia do Parque.
- O editor aposta nos seguintes vencedores (o leitor deve anotar os nomes e depois conferir):
Trecho 1 – Sultepa e Toniollo Busnello.
Trecho 2 – Construcap e Ferreira Guedes.
Trecho 3 – OAS, Queiroz Galvão e Odebrecht (CNO).
CLIQUE AQUI para examinar o inteiro teor do edital de licitação das obras da Rodovia do Parque.
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