O deputado Jerônimo Gorgen, presidente do PP do RS, ditou cada uma das palavras a seguir, ainda há pouco, as 13h05m desta sexta-feira, sobre a desoladora paisagem de seca que percebia do seu automóvel, trafegando pela região Celeiro:
- Nunca vi a terra vermelha deste jeito. Só tem areia no chão.
. Pouco depois, o prefeito de Três Passos, um dos 21 prefeitos que se reuniram nesta sexta-feira a tarde para discutir a crise regional causada pela seca, fez o seguinte apelo pelo telefone:
- Precisamos imediatamente de água.
. A região Celeiro é a que se encontra na situação mais aflitiva.
. O prefeito e o deputado Gorgen disseram ao editor que o problema imediato é a armazenagem e distribuição de água,o que exige o deslocamento de caminhões-pipa e cestas básicas, mas a curto e médio prazo eles querem mais dos governos estadual e federal (o secretário de Yedca, Celso Bernardes, foi até Tres Passos para a reunião):
1) cisternas, poços artesianos, açudes, barragens, irrigação e redes de distribuição de água.
2) Recursos para sustentar o agronegócio da região, sobretudo nas áreas abrangidas pelas bacias leiteiras e pela suinocultura.
. “Nos últimos dez anos, tivemos sete secas”, disse ao editor o prefeito de Três Passos. O cenário é de crise ecológica. Os pequenos produtores já torram suas silagens de inverno e o gado vai começar a morrer.
- No RS, 173 cidades decretaram situação de emergência. Isto corresponde a 34,8% da totalidade do Estado.
2 comentários:
Institutos sérios como a Metsul têm nos avisado que: a)O quadro mundial há mais de 10 anos é de RESFRIAMENTO global o que tende a redução da chuva nas nossas latitudes ; b) Que as águas do Pacífico estão em La Nina e isso tende ao resfriamento e seca no RS; c) Que o sol apresenta o seu período de mais baixa atividade em um século o que tende ao resfiramento e a atmosfera seca.
O RS precisa rever suas políticas de abastecimento de água.
Muito eucaliptol e pouco sifragol...
Postar um comentário