Zaffari passa a aceitar todos os cartões de crédito

Quem for comprar nos supermercados Zaffari a partir da manhã deste sábado, perceberá uma novidade:

- O Zaffari passou a aceitar cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Dinner's e American Express.

. Durante seus 30 anos de existência, a rede gaúcha jamais aceitou outro cartão que não fosse o seu, o Zaffari Card.

. Em São Paulo, onde inaugurou este ano seu próprio shopping center, o Matarazzo, o supermercado já aceitava todos os cartões.

CLIPPING
Revista IstoÉ

A sucessão no grupo Zaffari

ADRIANA MATTOS

SHOPPING BOURBON, EM SP: sucesso no primeiro investimento na capital

NA ÚLTIMA DÉCADA, o Grupo Zaffari passou por profundas transformações. A rede foi alvo constante de rumores sobre a venda do negócio no período de fusões e aquisições do setor. Assistiu de camarote à gravíssima crise das empresas no início dos anos 2000 e ao posterior movimento de profissionalização das companhias. Quem sempre esteve à frente desses desafios foi um dos 12 filhos do fundador Francisco José Zaffari, Marcello, incansável defensor de uma ampliação veloz dos negócios da rede gaúcha. Aos 68 anos, Marcello faleceu às 17 horas do dia 13 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Quase nada foi comentado a respeito. A empresa se limitou a emitir uma nota. Falava em falência múltipla de órgãos. A causa da morte teria sido câncer no estômago, apurou a DINHEIRO - informação que a empresa não confirma. O silêncio gerou uma dúvida: quem ocuparia a cadeira de presidente do maior supermercadista de capital 100% nacional? Até agora, ninguém. Quase um mês após a morte do seu presidente, ainda não há um substituto.
Em nota, a empresa informa que " não está empenhada neste momento em definir a sucessão do cargo". Internamente, porém, parece não haver consenso sobre o nome a ocupar o posto da cadeia, a maior do sul do País, com 28 lojas e R$ 1,4 bilhão em receita anual. Há rumores, inclusive, sobre a volta de Pedro Zaffari, o irmão que se afastou do grupo em 2000. Desde março, com a internação de Marcello, algumas decisões já haviam sido tomadas. O irmão Cláudio passou a responder sozinho pela expansão dos negócios em São Paulo - área que já estava sob sua responsabilidade, mas dependia do aval de Marcello. O vice-presidente João Benjamin Zaffari incorporou de forma definitiva tarefas estratégicas da área de supermercados. Outros dois irmãos, Ivo José e Airton Alberto, este último responsável pelo marketing, mantiveram suas funções. A princípio, parece improvável que Cláudio ocupe a presidência da rede, apurou a DINHEIRO. "Fala-se hoje no retorno de Pedro aos negócios e na natural nomeação de João Benjamin para o cargo. Mas quanto ao Cláudio, não há nada nesse sentido porque não podem abrir mão dele em São Paulo", afirma um ex-executivo. Pedro Zaffari se afastou da empresa oito anos atrás, depois de uma divergência sobre os rumos do negócio.
Cobiçado pelas grandes redes de varejo, o Zaffari resistiu por razões estratégicas às investidas de Pão de Açúcar e Carrefour. Desde que comprou o atual terreno do Bourbon Shopping Pompéia, em 1997, o investimento em São Paulo tornou-se prioridade. Por isso, se aceitassem vender o negócio de supermercados, ficariam sem caixa para bancar o empreendimento na capital paulista - foram gastos R$ 180 milhões na construção do Bourbon, tudo do próprio caixa. O controle absoluto dos recursos, evitando riscos de endividamento, era bandeira de Marcello. Analistas acreditam que a linha de gestão adotada por ele, 12 anos atrás, sempre "pé-nochão" e discreta, permanecerá. "João, o vice-presidente, tem uma postura muito parecida com a de Marcelo nesse aspecto", conta um consultor que trabalha para a rede. Quanto aos investimentos, estão mantidos os projetos de crescimento no Sudeste. A empresa já adquiriu um terreno na Vila Alpina, na zona leste da capital, e um segundo no Brooklin, na zona sul. Ambos comportam facilmente novos shoppings. É o velho Zaffari passando o mesmo bastão para o novo, mas com uma decisão primordial a ser tomada: quem será o comandante do negócio?

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