Porto-alegrenses estão mostrando seu lado xenófobo e racista contra imigrantes

O presidente da Associação de Senegaleses de Porto Alegre, Mor Ndiaye, está denunciando a prática de xenofobia por parte dos moradores da Capital. Ele assegura que a maioria dos mais de 100 senegaleses que residem na cidade já sofreu algum tipo de agressão ou ameaça. Ndiaye fala que "a gente entende que está difícil para o brasileiro, com a crise na economia, com a violência. Mas quando estamos trabalhando e sendo agredidos sem motivo nenhum, a gente sabe que não é a violência comum de todos os dias”.

Já foram registrados dois assassinatos de imigrantes, um em Gravataí, em dezembro, e outro em Porto Alegre, em janeiro. O corpo de Jemps Jannier, haitiano morto em Gravataí, inclusive, continua até agora do Departamento Médico Legal do município, sem que haja uma definição sobre seu retorno àquele país.

Mor Ndiaye diz que é muito difícil saber ao certo quantos imigrantes de países africanos ou das Antilhas estão, neste momento, em solo gaúcho. O número estimado é de 1,2 mil. Sabe-se, de certo, que 130 municípios gaúchos têm hoje a presença de imigrantes e solicitantes de refúgio, a quase totalidade negros. Além das dificuldades com o idioma, com a adaptação cultural e em obter emprego, essas pessoas enfrentam problemas e agressões a partir de um componente racial.

40 comentários:

Façanha, o advogado do povo disse...

Chega de camelôs. Precisamos de trabalhadores qualificados!

Anônimo disse...

Caro, fale-me sobre as mercadorias que estes senhores vendem.

Anônimo disse...

Super legal trazer imigrantes para se tornarem ambulantes vendedores ilegais de produtos contrabandeados!

Anônimo disse...

Alguém já imaginou o que teria acontecido no século XIX aqui no RS, se tivesse uma onda de xenofobia contra alemães e italianos?
Eram pessoas que estavam fugindo da pobreza e da miséria e quiseram fazer uma nova vida por aqui!
Por isso a xenofobia por aqui é inaceitável!

Anônimo disse...

Qual a prova ou evidencia de xenofobia ou racismo para que vc realize uma manchete/chamada com esses termos? Cada vez mais teu jornalismo me espanta.

Anônimo disse...

vamos acabar com essa hipocrisia de cidade acolhedora e hospitaleira, são um bando de racistas esses brancos pobres q se acham...

Anônimo disse...

Uma coisa posso dizer sobre estes imigrantes, são bem mais educados e respeitadores do que boa parte dos nativos brasileiros, apesar das dificuldades na linguagem.

Anônimo disse...

Caíste nessa, Políbio? Não queres militar contra a islamofobia também?!?!? Francamente!

Anônimo disse...

E estão preocupados com o Trump?

Carlos Mota disse...

Vamos fazer o seguinte:cada um na sua casa.
E o país é a casa de todos nós.

Anônimo disse...

ABAIXO TODAS AS FORMAS DE SEGREGAÇÃO!
Que vergonha! Que intolerância! Que indecência!
Seres humanos segregando seres humanos!
Tenho o maior prazer de conviver, conversar com senegaleses e haitianos que estão ganhando a vida, honestamente, nas ruas e estabelecimentos da nossa cidade!

Carlos Alberto Beschorner
Bairro Cristal - Porto Alegre

Anônimo disse...

Quer dizer então que eles já tem até uma Associação? Puxa, são bem organizados! Estão até nos denunciando, só porque pagamos impostos e trabalhamos honestamente. Vem prá cá Mr. Trump! Urgente!!!

Anônimo disse...

E editor agora vem pousar de bonzinho, como se não tivesse colaborado com isso? Basta acessar o blog.....

sempre mais disse...

O brasileiro deve ir para África e deixá-los aqui na pátria deles. É bom deixar os imóveis com eles tbm. Assim param de se vitimizar. Ah! Vão á merda! O povo aqui está sem emprego caramba!

Anônimo disse...

Esperavam comportamento diferente? Basil é racista com próprios brasileiros, não só negros mas pobres também. Este é o lado feio dos brasileiros, que se acham melhores que os outros. Triste, muito triste

Anônimo disse...



Iludiram os miseráveis.

A culpa é do empresariado, que queria mão de obra barata.

Daqui a pouco, o crime organizado vai cooptar este pessoal.

Gustavo disse...

de onde sai a grana p/ bancar a "associação de senegaleses"?
espero q não seja eu (através de algum tributo solidário)..
o fato é q porto alegre assim como o resto do rs é muito ruim.. bom mesmo é no senegal né?

Emmanuel disse...

Só por curiosidade: como é que chegaram aqui?? Estão em situação regular??
E, em caso negativo ao quesito anterior? Como é que criaram uma "associação"? Será que algum "político" tem o dedo nisso?

Sérgio disse...

Há, na verdade, um racismo exacerbado contra os brancos nesta capital. Vários conhecidos meus de pele clara já foram agredidos e roubados em Porto Alegre. Se isso não é racismo não sei o que pode ser.

Anônimo disse...

Se nem os nativos têm emprego, como que os pobres e desqualificados imigrantes africanos vão ter??

Nada justifica as mortes, é preconceito e precisa ser punido severamente, entretanto, não podemos acolher mais imigrantes, não há lugar e nem trabalho para todos!

Anônimo disse...

"Esses brancos pobres que se acham" !!!
Que está incitando a violência???? Quem está sendo preconceituoso????
Por favor!!!

Anônimo disse...

Concordo!!! Espantada com você Polibio!

Anônimo disse...

olha polibio , nao estou julgando , mas muitos desses Africanos sao desaforados sim, ate mechem nos carros estacionados, cometem furtos e traficam

Francisco Amado disse...

Que papo mais furado, como ele sabe que foi xenofobia?

Anônimo disse...

Já conversei com alguns desses imigrantes. Normalmente, alem do idioma natal falam francês, coisa que muitos brasileiros nem pensam aprender. São educados e se deram mal , por conta da crise econômica brasileira.
A Constituição Nacional pune como crime o preconceito racial, apesar dele existir velada ou escancaradamente.
Sentiria asco de mim se abrigasse um sentimento inominável desses.

Anônimo disse...


Por parte da fiscalização que não sofrem pressão alguma. Porto Alegre não fiscaliza comercio ilegal, falta de alvarás sanitário, poluição visual, abate de árvore, calçamento quebrado, e ai vai. Salvo se existir denuncia e olha lá.

Anônimo disse...

Acho inaceitável a xenofobia e o racismo, acima de tudo são seres humanos e devem ser tratados com respeito, com certeza muitas vezes são pessoas melhores que muitos brasileiros que vivem no mundo do crime e das drogas. Eles pelo menos estão procurando trabalhar e uma vida mais digna.

Justiniano disse...


Quem fornece essas muambas que vendem nas ruas.

Os coitados estão comendo até cachorro fato já comprovado em duas cidades do interior. Tiveram que explicar que no Brasil é proibido comer cães, mas alegam que onde moram já comeram todos os cachorros, tamanha é a pobreza e a fome.

Num país em que expectativa de vida é 45 anos, isso aqui é o paraíso para eles.



Anônimo disse...

Meus Deus !!! Até associação ???? Como chegaram, quem organizou, porque vieram ? Brasil para Brasileiros em primeiro lugar !!!!!

Anônimo disse...

Não adianta mesmo!

No "Brazel", você não encontra UM ÚNICO JORNALISTA sequer de direita/conservador. É impressionante como essa gente tem TARA pelo esquerdismo, mesmo posando, quando conveniente, de "anti-PT". Sabem, como ninguém, onde o esquerdismo acabará, mas como lêmingues rumo ao abismo, insistem na marcha.

Vejam a catástrofe que a Europa enfrenta com os "imigrantes". Mas tá cheio de jornaleco esquer-tonto afirmando que tá tudo de boa!

Aqui, o cara que abrisse um jornal sério, conservador e de direita, ficaria trilionário, da noite para o dia, tamanha é a falta de um jornal decente e imparcial.

Um conselho ao editor: tá com peninha, leva pra tua casa, mas por favor, CHEGA DE HIPOCRISIA!!!!!!!! E o conselho serve também para qualquer outro esquer-biba que tá com peninha dos senegalenses, haitianos, etc, etc: tá com peninha, leva pra casa!

Nós, pagadores de impostos, nos fud* com quase 45% da nossa renda TODO O MÊS pra essa gente usufruir do bom e do melhor no Brasil. E o que eles nos dão em retorno? Só crime! Contrabando, tráfico de drogas, roubos, etc. Agora atira uma carteira de trabalho pra eles! Vão te cuspir na cara!

Quer ver a realidade desses "imigrantes"? É só olhar para os países natais deles: tudo em ruínas e destruídos por eles mesmos!!

Por isso o Trump ganhou de lavada nos EUA, mesmo com a mídia de lá mentindo a torto e direito.

Não vai ter jeito Políbio. Esse papinho de "xenófobo" e "racista" não vai se sustentar contra a realidade por muito tempo!!

Anônimo disse...

Sim. Mas houve sim muita xenofobia. Vai estudar as histórias dos imigrantes poloneses, italianos e alemães. Você vai se surpreender. Nossos eram roubados de tudo que traziam e tinham que ficar calados...

Anônimo disse...

Os alemães e italianos que vieram para cá no século XIX foram enganados (os italianos, principalmente). Falaram maravilhas para eles sobre o Brasil e quando chegaram aqui viram que a coisa era bem diferente. Mas baixaram a cabeça e deram um duro danado para sobreviver. Sem nenhuma ajuda do Estado ou do governo e sem ninguém para lhes passar a mão na cabeça. E eram discriminados. Mesmo fazendo fortunas (alguns), sofreram preconceito. Isso faz parte da vida. Vitimismo/coitadismo não leva ninguém a parte alguma. A situação dos imigrantes aqui não é pior do que a de inúmeros brasileiros que, como eles, não tem qualificação profissional. A vinda deles não foi planejada. Não conseguimos dar educação, qualificação profissional, segurança, nem para os brasileiros, como é que vamos garantir isso para imigrantes? É triste, mas é a realidade.

Anônimo disse...

O que esses imigrantes estão sentindo não é racismo e sim a falta de infraestrutura que o Brasil não tem para recebê-los. Esses Senegalêses estão enganados, aqui ninguém é racista e ninguém os despreza. Na verdade o Brasil nem deveria deixá-los entrar, pois temos 13 milhões de desempregados: sem Saúde, Educação, Emprego e Segurança, e, agora eles somam-se a nós. Essa é a realidade. Simples

Ultra 8 disse...

A vagabunda Dilma,trouxe estes muçulmanos para o Brasil pelo Acre a toque de caixa,deu carteira de trabalho e também eles serão cooptados pela facção criminosa a qual ela pertence para colaborarem com uma fabulosa matança de brasileiros junto a ordem da Sharia.

A internet está abarrotada de avisos,cuidado ocidente,os comunistas preparam os muçulmanos para nos atacarem!!!

Estes comunistas não estão para brincadeira. acham que aquela multidão de muçulmanos lotando a Europa é caridade? é o fim da sociedade ocidental!

Conheço histórias de senegaleses que não gostaram da casa alugada e em represália, "pintaram' a casa com as mãos sujas de fezes... gente muito boa...

Anônimo disse...

chamem de xenofobia, de racismo... inventem outro termo...
mas o fato é que temos que encarar nosso pais, nossa cidade como uma empresa.
se não temos orçamento para deixar tudo funcionando, porque abraçar novas
despesas. SIM! todo imigrante, como por exemplos os senegaleses, são novas despesas. quem defende, pensando no lado humano, está ferrando com sua própria família. é apenas uma questão de tempo pra explodir.

Anônimo disse...

ja vi associações de varios tipos, mas todas aglutinadas por categorias profissionais...

associação formada por grupo baseado na nacionalidade é a primeira vez que vejo isso...

Sr. Polibio, ha quanto tempo o senhor nao vai à Florianopolis?

va ao calcadão central e veja o que esta acontecendo naquele lugar que outrora ja foi um local aprazivel de se frequentar...

o passeio esta tomado por ambulantes de diversas nacionalidades que se misturam aos hippies locais gerando um caos completo, tudo defronte a lojistas que pagam impostos e tem de se conformar com a situação...

nao vejo esse tipo de desordem nas cidades europeias civilizadas, por exemplo...

esse marxismo cafona só é exportado para os tontos do terceiro mundo, que acreditam que esse tipo de desordem é algo "natural"...

Anônimo disse...

Pois então...

já que o pessoal não gosta de imigrantes...to indo embora...sou descendente de Portugueses e Galegos...eram pobres no velho continente...

também convido os descendentes de Alemães, Italianos, Ucranianos, Poloneses que chegaram com uma mão na frente e outra atrás !

Ah...mas eles tiveram incentivos e apoio do governo imperial Brasileiro para trabalhar aqui...foi pouco mas foi...

então...porque criticar estes imigrantes que também fugiram de guerras como nossos antepassados !!

Paulo Nashinira disse...

Como são incoerentes os comentários desse Ser chamado Anônimo. Numa mensagem diz uma coisa. Na outra diz o oposto. Te decide.

Anônimo disse...

Mas é só o que nos faltava: Associação de Senegaleses...!Porque não fundam uma Associação de Pirataria e Venda de Falsificação em Geral logo?!
Não dá para caminhar numa calçada sem tropeçar nestes vendedores de ilegalidades, que desempregam o trabalhador honesto brasileiro, isso sim!
Não tem coisa alguma de ligação com xenofobia. Se viessem para fazer coisa honesta a imagem deles seria bem diferente para o cidadão de bem!

Unknown disse...

Eu não sou contra imigração,mas quando se tem emprego.Na atual conjuntura deveriam voltar para o senegal.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/