Revista Época denuncia que Mercadante obteve seu título de doutor plagiando a si mesmo na Unicamp

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da reportagem da revista Época. O autor da matéria é o jornalista Luiz Maklouf Carvalho, o mesmo que apresentou ao País a então menina Lurian, filha ilegítima de Lula. O caso ajudou a derrotar o PT na disputa com Collor.

A revista "Época" desta semana publicou uma reportagem sobre como o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, obteve o título de doutor em ciências econômicas pela Universidade de Campinas (Unicamp). A tese de 537 páginas, defendida em dezembro de 2010, chama-se "As bases do Novo Desenvolvimento no Brasil: análise do governo Lula (2003-2010)” e foi baseada no livro do próprio ministro "Brasil: a construção retomada".

. De acordo com a revista, isso contraria o regimento da universidade, que pede trabalhos originais". Para Mercadante, porém, a tese é uma "versão muito mais densa e ousada". Em resposta enviada à revista, a Unicamp não viu problemas no trabalho do petista. A banca era formada pelos professores doutores Delfim Netto, Luiz Carlos Bresser Pereira, Ricardo Abramovay e João Manuel Cardoso de Mello. Delfim desmontou o ponto central da tese do Ministro, mas aprovou-o. O que ele disse: "“Ele (Lula) simplesmente aprofundou aquilo que precisa ser aprofundado e que já está dentro da Constituição de 1988. Foi muito bem feito e não vou discutir, porque nunca brigo com os fatos". Mais adiante, o ex-serviçal da ditadura militar e hoje amigo do peito de Lula e de Mercadante, avisou sobre seu amor ao ex-presidente "É porque tenho uma solidariedade tribal com o Lula, absolutamente inexplicável, mas é uma coisa profunda". Delfim Neto poderia ter dito algo parecido quando assinou o Ato Institucional número 5. Os demais membros da banca também questionaram a tese central. O próprio Abramovay perguntou se o primeiro governo Lula significava mesmo uma ruptura em relação ao de Fernando Henrique Cardoso – como a tese afirma.

. O professor Cardoso de Mello foi ainda mais longe nas críticas, conforme a revista:

.  Cardoso de Mello questionou na tese:
1) quantos governos Lula existiram: um ou dois?
2) entre o primeiro e o segundo há descontinuidades fortes?
3) é lícito fazer uma análise do conjunto sem estabelecer nuances?
4) onde estão as várias barbaridades cometidas no período do governo? “Porque não se pode, em oito anos, dizer que uma coisa é nova. Na história, oito anos não é nada. Você, que foi aluno desta casa, sabe que (Fernand)Braudel (historiador francês) disse que existem a longa duração, conjunturas que são de 50 anos e acontecimentos.” Deu um suspiro e continuou: “Por enquanto, o governo Lula é um acontecimento. Importante, porque, na verdade, há uma ruptura com o governo Fernando Henrique”. Outro suspiro, e arrematou, para a gargalhada geral: “Fernando Henrique, que achava que era o Juscelino, mas verificou-se que era o Dutra”.

- Ao questionar o que insinua ter Mercadante plagiado a si mesmo, Época pergunta se seria, de algum modo, academicamente aceitável apresentar uma tese baseada num livro já publicado? A obrigatoriedade de dar uma contribuição original está definida, com toda a clareza, no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (Deliberação CONSU-A-008/2008, disponível em http://www.pg.unicamp.br). O Artigo 31, no parágrafo 3, afirma: “Entende-se por tese de doutorado o trabalho supervisionado que resulte em contribuição original em domínio de conhecimento determinado”. (...) Tal visão (aceitar o autoplágio)  está longe de ser unânime no meio acadêmico. “O que ele (Mercadante) fez foi no mínimo autoplágio”, diz José de Oliveira Siqueira, doutor pela Faculdade de Economia e Administração da USP e professor no Instituto de Psicologia da USP. Siqueira tem dois pós-doutorados pelo Courant Institute of Mathematical Sciences da New York University. (...) No dia seguinte à defesa de Mercadante, 18 de dezembro, o economista Alexandre Schwartsman escreveu em seu blog, Mão Visível, que “a defesa de tese de Mercadante foi um escárnio”. Schwartsman, ex-diretor do Banco Central e crítico dos governos petistas, é formado em administração (FGV) e em economia (USP), com doutorado em economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley. “Se ele conseguiu o título de doutor em economia ‘defendendo’ uma tese que consiste numa inédita homenagem à sabujice, para que vale o título mesmo?”, perguntou. “Basta colocar no papel uns tantos elogios ao governante de plantão, juntar meia dúzia de compadres dispostos a participar da farsa, achar um departamento que se sujeite a este tipo de coisa e, parabéns, você é o mais novo doutor em economia do Brasil, sem ter feito qualquer, minúscula, mísera migalha de contribuição para o desenvolvimento da ciência. De quebra, desmoralizou um título que muita gente boa teve de trabalhar duro para conquistar. Talvez dê para descer um pouco mais, mas, sinceramente, vão ter de se esforçar.” A Unicamp e Mercadante não responderam à provocação de Schwartsman. A banca também não.

- No dia 20 de julho de 2011, Mercadante, já doutor e Ministro da Ciência e Tecnologia, empossou o orientador de sua tese, Mariano Laplane, na presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), um órgão do Ministério.

CLIQUE AQUI para ver o programa do PT, 1989, no qual Lula apresenta a sua filha Lurian, que teve fora do casamento. Até ali ele não tinha admitido a paternidade. A mãe de Lurian, na época, denunciou que Lula quis que ela abortasse. 

21 comentários:

Aquiles disse...

Nenhum petralha tem inteligência para ser "doutor" de verdade, muito menos ainda o Mercadante.

Aliás, a esquerdalha é o depositário do lixo intelectual e sórdido de toda a raça humana ao longo da História. As mentes mais deformadas, os sociopatas mais tiranos e genocidas são da esquerdalha fétida e purulenta.

Anônimo disse...

O auto-plágio não é crime, mas, sem dúvida, não é ético. Portanto, nada de novo vindo de onde vem...

Anônimo disse...

Tarso ataca Mercante sobre o piso do magistério, que não quer cumprir: "Mercadante tem opinião furada"
- FOGO AMIGO...

Anônimo disse...

Sou ex-petista e atualmente anti-petista, mas confesso que estava tendo simpatia por este Mercadante. Mas não tem jeito, os podres começam a aparecer, essa situação parece ser inerente a condição de ser petista. Abraço!
FAO

Anônimo disse...

Começou cedo...Desde quando Lurian é filha ilegítima de Lula? De onde vc tirou isso? Deve ser efeita da ressaca...

Anônimo disse...

Os que tem limitação intelectual, adquirem competencia somente para arruaça, pagunça e carregador de armas em guerrilha.
Socialistas são assim, se juntam em sindicatos por nada saber, e em grupos partidários para tentar hipocritamente levar vantagens sobre outras pessoas ainda mais ignorantes. Vejam, elegeram aqui um que nem Artigo da CF sabe, mas é um bom dissimulador.

Barão de Maximiliano disse...

Ele conclui os estudos do doutorado em 1989,e somente agora 23 anos após defende a tese. Se vê que a Unicamp não é uma instituição séria, porque após 5 anos não é mais possível defender qualquer tese.
Mas uma pra os petralhas que rasgam até os regimentos da pós-graduação das universidades.
Só falta agora a Unicamp convidar Dilma para a mesma terminar o seu mestrado com a seguinte dissertação sobre a "transversalidade na coordenação politica aliada" ou como poucos roubaram muito em tempo tão curto.
Essa tese vai para os anais da Unicamp, e como o termo sugere em anais só saem merda.

Anônimo disse...

Até os parafusos dos rodapés das universidades, principalmente as federais, sabem que muitas teses de mestrado e doutorado são uma farsa. Muitos dos escolhidos para utilizar a famosa `bolsa`do CNPQ e outras são amigos ou indicados por amigos do professor orientador. Há, inclusive, orientadores escrevendo artigos para os alunos, para esses pontuarem teses.

Luiz Vargas disse...

Título de doutor no império dos PeTralhas equivale a diploma de conclusão do MOBRAL.
Conforme a Zé Hagá, coluna da cumpanhera Rosane Oliveira, um PeTralha (de acordo com a coluna criador do con$elhão de taR$o oGênio) apresenatará dissertação de ???? (não diz de que e nem em qual área) na UFRGS. Convém que isto seja olhado com lente de aumento porque o plágio e a compra de trabalho dos outros é algo em que os PeTralhas são especialistas.

Anônimo disse...

esse são os ministros da "doutora" Dilma...

esperar o que de um governo cujo líder maior recebe títulos de universidades pelegas pelo Brasil e mundo afora sem saber distinguir um verbo de um substantivo?

Anônimo disse...

Tecnocracia furada com o dinheiro dos outros. É só isso que virou a suposta "elite política e cultural" brasileira.

Anônimo disse...

O auto-plagio tem uma vantagem, o autor não pode processar o plageador. edus

Marieta Silveira disse...

O Reinaldo Azevedo já tinha exposto esta malandragem em 2010.

Anônimo disse...

Acho que as 11:12h deve ter sido a própria mãe da Lurian Sato falando, aquela que é sogra do irmão da delegada que só faltou dizer que o Celso Daniel se "suicidou"! Que quadrilha, hein? E a máfia italiana é que é dita perigosa...

Daniel disse...

O Cardoso de Melo e aquele mesmo que comia a empregada? E? Entao e um homem de muita etica, moral e carater. Deve ser o mesmo, se nao me falha a memoria, que comprou votos de congressistas lacaios (que infestam o congresso tapuia ate os dias de hoje....) para aprovar uma emenda constitucional que lhe favoreceria, nao? Entao, nobre jornaleiro, nosso problema, na patria tropical, e falta de vergonha na cara, imoralidade, falta de etica, hipocrisia, etc. Sejam os mocinhos do lado Azul ou Vermelho. E o pior eque nesta patia tapuiz, jornaleiro, como sabemos, e a parte que exala o pior cheiro...

Anônimo disse...

Dani, pelo menos o Cardoso de Melo comia a empregada, e que tal aquele famoso sindicalista que traçava o rapazote colega de prisão dele ? O que achas da moral e caráter desse daí ?

Anônimo disse...

Daniel disse:

"O Cardoso de Melo e aquele mesmo que comia a empregada? E? Entao e um homem de muita etica, moral e carater. Deve ser o mesmo, se nao me falha a memoria, que comprou votos de congressistas lacaios (que infestam o congresso tapuia ate os dias de hoje....) para aprovar uma emenda constitucional que lhe favoreceria, nao? "

Da pra traduzir em:

O LULA e aquele mesmo que comia a empregada? E? Entao e um homem de muita etica, moral e carater. Deve ser o mesmo, se nao me falha a memoria, que comprou votos de congressistas lacaios (ATRAVÉS DO MENSALÃO) (que infestam o congresso tapuia ate os dias de hoje....) para aprovar uma emenda constitucional que lhe favoreceria, nao?

Saudações Daniel,

Anônimo disse...

O que esta' se transformando o ensino pu'blico !!!? Uma relação de amigos do partido que apóia os cumpanheiros, e recebe beneces. E' so' ver a quantidade de funcionários fazendo mestrado e doutorado, apenas para ganhar mais...

JULIÃO disse...

" No dia 20 de julho de 2011, Mercadante, já doutor e Ministro da Ciência e Tecnologia, empossou o orientador de sua tese, Mariano Laplane, na presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), um órgão do Ministério."

Isso é bem Brasil.

JULIÃO disse...

No dia 20 de julho de 2011, Mercadante, já doutor e Ministro da Ciência e Tecnologia, empossou o orientador de sua tese, Mariano Laplane, na presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), um órgão do Ministério.

Isso é bem a cara do Brasil.

Anônimo disse...

"filha ilegítima" denota a idade de quem usa o termo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/