Vox Populi revela pesquisa "polêmica" e dá empate entre Serra e Dilma

Neste sábado a noite a Band TV divulgou a pesquisa que encomendou ao Vox Populi, realizada poucos dias depois de conhecidos os resultados da última pesquisa DataFolha. O âncora, Boris Casoy, só faltou pedir desculpa aos seus telespectadores, tal o nível de incongruências que examinou. Vox Populi sequer divulgou resultados para o segundo turno. Se você examinar as denúncias do blog http://coturnonoturno.blogspot.com/, vai perceber que Vox Populi "sorteou" cidades para a atual pesquisa, que são exatamente iguais às cidades "sorteadas" na pesquisa anterior. Não é só isto. O blog examina pontos controversos de outras naturezas. Na pesquisa do Ibope, Serra deu uma sova em Dilma, livrando 9 pontos de vantagem, mas nesta do Vox Populi a diferença vira pó. Diferenças tão brutais são inaceitáveis. Há algo de muito errado com o Ibope ou algo de muito errado com Vox Populi. Os políticos, os jornalistas e a opinião pública não podem aceitar a aberração e devem cobrar em juízo as explicações devidas, porque alguém está tentando enganar todo mundo.

. Há poucos dias, o editor reclamou dos critérios usados pelo Instituto Methodus, de Porto Alegre, na realização da pesquisa de intenções de votos para o governo estadual, sobretudo em relação aos municípios escolhidos.

. O leitor sabe que a escolha de municípios, caso não haja sorteio sério, auditado, fiscalizado, pode levar a conjuntos de eleitores mais favoráveis a um e outro candidto, distorcendo o material.

. Já que não existem critérios objetivos que obriguem os institutos a proceder de forma científica e uniforme, cabe aos Partidos e aos cidadãos comuns cobrar na Justiça Eleitoral aquilo que considerem manipulações. Isto tem que ser feito já, antes que seja tarde. E não interessa se o resultado favorece ou não o candidato do eleitor ou do leitor. A questão é de manter a isonomia, a honestidade e a confiabilidade das pesquisas eleitorais.

Examine o que o Band divulgou sábado à noite:

Primeiro Turno:

- Dilma: 31%
- Serra: 34%
- Ciro: 10%
- Marina: 5%

Primeiro Turno(sem Ciro):

- Serra: 38%
- Dilma: 33%
- Marina: 7%

21 comentários:

JVS9999 disse...

A probabilidade de em mais de 5 mil municipios os mesmos serem sorteados não tem parametro nem se a mega sena tivesse cinco mil numeros e os numeros sorteados fossem iguais ao numero de municipios sorteados.
Ou seja, qual quer coisa maior que6/60 da mais de 1 em 55 milhões.
A quem eles querem enganar?

ATENTO disse...

EXTENSÃO DO MENSALÃO,URNAS,E PESQUISAS

Com Zé à solta,Vacari e Delúbio sorrindo em manchetes,era de se esperar isso, e acho que é só o começo.

A vergonha já era,para os petralhas nunca foi,nem nunca vai ser.Deve ser só uma "amostrinha" do que está por vir.

Enquanto os tucanos se comportam como "bons meninos",e acham que os outros também são comportadinhos,os adversários nem se preocupam em exagerar,mesmo "que dê na vista",não dá nada, não deu para o cuequeiro,não deu para o Delúbio,não deu para o Genoino,nem para o Dirceu,nem para o Vacari,no Bancoop nada também,Palocci anda faceiro cofiando os bigodes por aí...

FHC tem razão, o Brasil não está decidindo uma eleição,está sim escolhendo um caminho,entre a roubalheira,o malfeito,a pouca vergonha, e a decência o bem proceder,a honestidade.

Só que o "escolhimento",A ELEIÇÃO pode ser uma fraude,ninguém vai saber nem
poder conferir, pois os petralhas já se adiantaram e AJEITARAM

"NOVAS URNAS ELETRÔNICAS INEXPUGNÁVEIS E À PROVA DE FRAUDE"

UÉ, MAS AS OUTRAS TAMBÉM NÃO O ERAM??????

JVS9999 disse...

Não tem limites a imaginação dos Aloprados.
Pois não é possivel isso, estive no site sugerido lendo e vendo as provas.
Serio como issopode ocorrer em um país democratico como o Brasil.
Uma vergonha!!!

Anônimo disse...

O fato dos institutos de pesquisas pré-eleitorais cometerem equívocos metodológicos sistematicamente contra a candidata da PSDB mostra que:
1) tem caroço neste angu.
2) no mínimo, a oposição acredita no potencial eleitoral de Yeda.
3) burlar pesquisas é normal para quem cometeu vários crimes (mensalão, campanha antecipada, Santo André, Campinas, falsificação de currículo, cartões corporativos).
Estaremos atentos!!!!

Anônimo disse...

O diretor do Ibope, Sr. Montenegro, chama voto abertamente para Serra em cada entrevista que dá. Mas vocês vem dizer que a pesquisa do Ibope é que é séria...

Anônimo disse...

O jornal Zero Hora não trata de maneira séria a política do RS. No domingo de páscoa(04/04/10) publicou o que seria as estratégias de cada candidato, na opinião daquele noticioso. Seria hilário se não fosse patético. O blog www.vozestucanas.blogspot.com fará a seguir uma paródia despretensiosa porém bem mais realista.
As candidaturas de Albuquerque, Pedro Ruas e Montserrat, caso prossigam, servirão de apoio a Tarso, somente. Luis Augusto Lara tentará negociar algo melhor no 2º depois de eleita a bancada estadual do PTB e como subproduto aparecerá em várias colunas sociais (ele adora um flash). Tarso colará em Lula e explorará com a ajuda da RBS e dos outros 3 candidatos-muletas denúncias falsas sobre Fogaça e Yeda. Fogaça tem chances reias de vencer, mas poderá perder para si mesmo se fizer jogo dúbio entre Serra e Dilma (Rigotto em 2006 caiu nesta armadilha). Yeda também tem chances de vencer se conseguir mostrar suas realizações no governo, montar uma boa parte entre os prefeitos, vincular-se aos bons desempenhos de Serra e Ana Amélia Lemos e responder convincentemente aos ataques que sofrerá quando atingir 20% das intenções de votos nas pesquisas sérias.

Anônimo disse...

Sr. editor, a última pesquisa a qual o Sr. se refere não foi do Ibope e sim do Datafolha.

Anônimo disse...

Não é Ibope, senhor. É Datafolha.

admx disse...

O instituto vai declarar que "errou" nos dados enviados ao TSE, e que a amostra na realidade é outra (quem vai conferir agora?). Mesmo tendo, dos 100 municípios, uns 3 ou 4 diferentes, essa vai ser a resposta padrão. E a justiça eleitoral vai virando uma casa de mãe joana, onde um presidente faz troça pública das suas "multinhas" e um instituto de pesquisas alega que o estagiário errou ao enviar a papelada necessária...

Anônimo disse...

Não voto nos petralhas, mas uma amiga minha, professora de estatistica, me disse que tem que ser sempre os mesmos municipios, depois do sorteio, justamente para poder comparar eventuais mudanças no comportamento dos eleitores. Vão aos livros e confiram.

Da C.I.A. disse...

A diferença de nove pontos não é no IBOPE, mas no DataFolha. E, no Datafolha, as duas últimas pesquisas presidenciais tem mais de 80% de discrepância entre as cidades sorteadas. Ou seja, somente o VoxPopuli mesmo repete as mesmas cidades, ISTO NÃO É PRÁTICA COMUM!

Anônimo disse...

Ibope, Vox Popoli, etc., foram comprados. Nem perco tempo olhando. Tenhamos nós discernimento suficiente para saber que o preço pago pelo PT e sua turma foi bom, mas que quem escolhe e vota somos nós brasileiros e ESPERO que todos tenham consciência do que é melhor para o Brasil.Amém!

Anônimo disse...

Que bando de desmiolados tens aqui, Polibio. Eles, para não entrarem em colapso, em depressão definitiva, ainda defendem e 'esquecem' a REJEIÇÃO altissima da Yeda Novo jeYto. É cômico, para nós, tanto Tarso / petralhas, quanto Fogaça / pmdb prostituta de plantão. Vamos riri muito da caracha de vocês, em outubro... E não adianta atacar, rosnar, ladrar, miar, nada: ela tá fora.

Anônimo disse...

Os idiotas acreditam que falsificando pesquisas conseguirão mudar a intenção de voto???!!!!

Atenção aloprados do pt

os analfabetos que os elegem, não leêm jornais, não entendem o significado de pesquisa eleitoral e usam os jornais para tão somente, limpar a bunda.

Ari disse...

Anônimo das 14:57
Não vou perder tempo contigo, porém, sem querer diminuí-lo, mas apenas acordá-lo, direi: você é um imbecil.

JVS9999 disse...

O presidente do IBOPE aposta com qualquer um que o Serra vence, assim como ele fez no passado com o atual presidente.

Então ficar aqui falando que ele faz e sem dizer o que ele fez, novamente é ser tendencioso(a), como sempre são os aloprados, PTistas raivosos e outros do mesmo genero.

Ciência Brasil disse...

Prezado Braga
Quem deu 9 pontos de vantagem para o Serra foi O DataFolha e nao o Ibope.

Veja aqui>
http://cienciabrasil.blogspot.com/2010/03/os-numeros-dos-candidatos.html

Vamos ajudar a divulgar a denuncia do blog Corturno Noturno.

abraços

Marcelo Hermes
prof da UnB

Anônimo disse...

Ao contrário do que disse o anônimo das 18:55, não tem que e não devem ser os mesmos municípios. Fôsse isso verdade e teriam os entrevistados também que ser os mesmos.

Porém, também não podem ser quaisquer municípios. O importante é que a amostra represente o mais fielmente o universo que se quer retratar.

JVS9999 disse...

Não entendo a metodologia, mas a amostragem parte do principio de faixas e não de locais espcificos, suponho eu.
Ao manter os mesmos locais e mesmas cidades, a amostragem fica deturpada, pois basta verificar ao certo onde é e como a denuncia diz, ir la e passar a informação necessária a obter o resultado que interessa.

Vale investigar e vale verificar como consulta formal ao TSE, este tem que se pronunciar sobre o caso.
Senão o fizer pode cair em discredito total e irrestrito.

Anônimo disse...

A tal professora de estatística citada em comentário anterior não sabe o que significa "SORTEIO" (lição nº zero de estatística), também não deve saber o que é amostra. É aceitável que um grande município, capaz de influenciar no resultado, não faça parte do sorteio e conste de todos os levantamentos com adequada ponderação. Todavia, um pequeno município, no qual um dos candidatos tenha forte ligação e lhe seja atribuídos peso desproporcional, isto é inaceitável em qualquer metodologia estatística. A comparação não fica comprometida e é um dos motivos para que haja a famigerada "margem de erro".

Anônimo disse...

O desespero tá batendo nos petralhascomunistas, elles vão ter que trabalhar e perder o cartão corporativo.... a terrorista do batom não se elege...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/