Nesta análise do jornalista Lourival Santana, CNN Brasil, ele explica que o nome “Cartel de los Soles” surgiu nos anos 90, antes da era Hugo Chávez, quando militares venezuelanos foram acusados de envolvimento com o narcotráfico. A denominação faz referência aos símbolos solares presentes nas insígnias militares venezuelanas, sendo inicialmente usado de forma irônica pela imprensa. Diferentemente de organizações criminosas estabelecidas como o Tren de Aragua (Venezuela) ou o Cartel de Sinaloa (México), o Cartel de Los Soles não possui uma estrutura hierárquica definida, mas o governo dos Estados Unidos não pensa desta forma e identifica o ditador Nicolás Maduro como o líder do cartel.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo com o comentário de Santana. Vale a pena ouvir e ver, de qulquer modo, porque o jornalista traz boas informações a respeito da estratégia militar e política americana em relação a Venezuela - e até em relação ao Brasil.
Um comentário:
Incrível, não imaginava que o Políbio fizesse uma postagem desse tipo. A reportagem não caracteriza a organização como terrorista e ainda afirma que no Brasil devemos ter cuidado ao denominar qualquer facção criminosa coo terrorista. Bem na linha do que defende o PT.
Postar um comentário