Artigo, Alon Feuerwerker - A ferida Moro pode ser útil para incomodar um presidente que resiste a dividir poder

É arriscado estabelecer linhas de defesa que possam ser facilmente penetradas pelo oponente. Mas de vez em quando é o que dá para fazer.

Pressionados pelas revelações do Intercept, a Lava-Jato e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, montaram com certa rapidez a defesa em quatro pilares:

1) Foi invasão ilegal de privacidade
2) O material não necessariamente é autêntico
3) O material pode ter sido adulterado
4) Em resumo, trata-se de crime e de criminosos

Invadir e capturar mensagens privadas é crime, mas há jurisprudência pela legalidade de o jornalista divulgar material obtido fora da lei por terceiros, e a avaliação de interesse público é exclusiva do jornalista.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Resumo da Opera: Basta o ex-juiz Moro e os procuradores da Lava Jato virem a público e abrir mão de seus sigilos telefonicos e do Telegram e estará tudo resolvido, afinal quem não deve não teme, tudo bem?

Anônimo disse...

Afinam quando os Procuradores da Lava Jato vão entregar seus telefones "funcionais para a Pericia da PF, para acabar logo de vez com essa palhaçada?

Anônimo disse...

Até quando teremos alguém investigado, com sérias acusações, que embora não estão legitimadas, por uma perícia, em uma Democracia, o Ministro, deveria se afastar, provando sua inocência, voltaria ao cargo! Assim sendo, corroboraria com a higidez do sistema, talquei?

Anônimo disse...

A cada dia agradeço às forças poderosas do Universo por terem me permitido viver para ver o o desmascaramento dos ídolos de barro e herois de fachada, que usam seus cargos públicos para atingir seus interesses pessoais e escusos....

Anônimo disse...

Se esse sujeito qdo era juiz, fez o que fez, mandando e desmandado em instituições, manipulando tudo e a todos para um projeto de poder para ele, fico imaginado se conseguir ser presidente do que ele não será capaz de fazer contra todos, se tiver realmente esse poder. Se a gente já acha Bozo um filhote de ditador, Moro é 10x pior pq é dissimulado. Bozo se "acha" o Messias, Moro tem "certeza" que é o próprio deus.

Anônimo disse...

Lula liderança politica conhecida no mundo inteiro, e mesmo se não fosse, ser mantido preso atraves de uma condenação cheia de arranjos, derrete de vez perante o mundo, a ideia de democracia no Brasil , visto ser ele uma liderança politica e um ex-presidente da republica de oposição, ou seja esquerda. Não da para acreditar que o ex-juiz ainda se mantenha no cargo diante das graves revelações, afinal ele é ministro da justiça do Pais. Péssimo exemplo, afinal as leis são aplicaveis a quem?

Anônimo disse...


Código de Processo Penal. Art 254: o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qlqr das partes: IV - se tiver aconselhado qualquer das partes. Art 564: a nulidade ocorrerá nos seguintes casos: I - por incompetência, suspeição ou suborno do juiz.


Anônimo disse...

Claramente temos imparcialidade e perseguição judicial política! Até os mais cegos terraplanistas constatam tal fato.

Anônimo disse...

Momento gravissimo e historico de um Pais que por razões historicas naturalizou a desonestidade, o aproveitar da fragilidade, do lucro facil sem importar quem pague. Momento onde a elite economica do Pais e chamada se manifestar sobre qual tipo de nação deseja. Se deseja uma nação de castas, onde a lei, tem suas reservas de aplicação a grupos ou a pessoas. O feito pelo juiz no caso lula é um marco etico sobre qual tipo de sociedade a elite nacional deseja para o Pais

Anônimo disse...

A crescente lama, que a cada dia se aproxima do pescoço, dá campo para todos aqueles que insistiam que algo - o rito - estava errado: justiça emotiva midiatizada. Os indícios dessas matérias parecem desnudar o herói engomado num justiceiro empoeirado.

Anônimo disse...

Para leigos e bolsominions, nada demais. Os fins justificam os meios. A Lava a Jato valeu a pena e erros dessa monta são irrelevantes. Para os operadores do Direito, é clara afronta a lei, uma aberração jurídica. A pergunta é: o momento comporta a exceção ? Com a palavra o STF.

Emmanuel disse...

"presidente resistente a dividir poder"? Políbio ... vai lá um conselho: não repercuta esse elemento, eis que, quando fala, não se aproveita ...e não se aproveita o que fala!

Anônimo disse...

Muito engano nesse simples artigo! "A ferida Moro", como quer o articulista, não existiu. Apesar de toda a torcida das esquerdas, em tudo que foi vazado, nada há que o desabone ou questione a sua honestidade como juiz. O governo Bolsonaro está sob ataque desde o início, mas nada há de desonesto em suas atitudes, apesar das invenções e torcida de jornalistas saudosos das maracutaias.

Ivan Alencar disse...

Pavão Misterioso????
Pau que bate em Chico bate em Francisco.
Para quem anda em Brasília, o que se pode ouvir em um dia pode encher de uma só vez o equivalente a dez edições do Estadão de domingo, cada página dirigida ao eleitorado que interessa.
E como há matéria!

Cris disse...

Até agora a divulgação dos diálogos só fez Moro crescer...
E creio que será assim até o fim...
Comentários educados, gestos de extrema consideração com terceiros (quase de irmão ou mestre) no caso da procuradora...
Uma postura de excelência para um trabalho de excelência...
Meia dúzia de tecnocratas botando ordem no galinheiro dos maiores safados de todos os matizes que este país já conheceu...

Anônimo disse...

Gostei da postagem.
Há um ponto que não foi tocado, Moro quer ser presidente e Bolsonaro sabe disto. Então o que faz Bolsonaro: deixa o Moro cozinhar em banho-maria, até que a situação fique insustentável para o ministro e este peça para sair.

E a coisa mais hilária é que Moro e MPF de Curitiba sofrem ataque semelhante aos que ele fizeram antes, então os membros da Lava Jato não tem argumento para contrapor, se o fizerem estarão negando tudo o que fizeram e disseram no transcorrer da Lava Jato.

Estão num beco sem saída.

Anônimo disse...

Ótimo. Vamos grampear os políticos, os ministros do STF e dar os grampos ilegais para algum jornalista divulgar. Começou a temporada do Vale no Brasil? A gente nem pode dizer que Lewandowski é uma vergonha que vai preso!

Anônimo disse...

Chega ser hilário o "mimimi" dos comunistas nos comentários, o Moro tá mais firme do que nunca, a Lava Jato vai de "vento em popa" e o Luladrão tá preso babacas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/