Artigo, Renato Sant'Ana - Jornalismo sob pressão

Da infinidade de virtudes imagináveis, qual será a mais desejável em um jornalista? Na era da ciberfrivolidade, uma pergunta assim é "ponto fora da curva" (permitido o lugar comum). E também por isso será válida.
          
A morte do jornalista Ricardo Boechat, em 11/02/19, causou grande comoção, quer pelas circunstâncias do fato, quer por ser ele muito querido e admirado por colegas e pelo grande público. Mas não é dele que se trata aqui, senão de uma fala recorrente entre seus pares, ao lamentar sua partida.
          
Desde militantes da Folha de S. Paulo até rapazes da equipe de esportes da Rádio Gaúcha, jornalistas articularam o discurso do vitimismo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

19 comentários:

Anônimo disse...

A "midia alternativa" é a mídia dos babacas da baixa classe media, com menos neurônios que a "Magda" do "Sai de Baixo". Não são marxistas, só porque incapazes de ler livros de qualquer espécie.

Anônimo disse...

Sim, a midia está como redes sociais!

De 20 em 20 minutos requentando a mesma noticia!

Tem jornalista que sabe tudo: passa do direito constitucional para macro e micro economia, fisica quantica, comercio internacional e finaliza com o cercamento da redenção. Quando fica em duvida consulta um 'especialista'!

É o principal...focar primeiramente no que pode causar problemas, o mais negativo!

Insuportável!

Anônimo disse...

Com a invenção da internet, a mídia perde espaço por que era um intermediário. Eles viviam de intermediar os fatos com a sociedade. Na internet muitas fontes ficaram acessíveis, basta pesquisar.

Uma das principais funções das inovações é reduzir a necessidade de intermediários.

Hoje qualquer um pode virar uma fonte, um informante, um produtor de conteúdo já que as ferramentas foram popularizadas.

E muitas outras ferramentas irão seguir o mesmo caminho.

Anônimo disse...

a gaúcha aos poucos está virando uma guaíba... oremos

elias disse...

13:40
Quem não consegue ler um texto, que fará um livro, são os estudantes e formandos da quadrilha doutrinadora marxista que só falta chegar à pré escola.
Só a cartilha lenin e gramsci. Vai te deitar, vinagre.

Anônimo disse...

Vejo-os como analfabetos funcionais. Reportagens sem início/meio/ fim. Quando as lemos temos que fazer grande esforço para entendê-las. Com notícias mal formuladas, desencontradas e sem credibilidade o leitor é que precisa pesquisar e checar as informações. O “ politicamente correto ” também é um fator a ser pensado, pois trouxe insegurança na autenticidade dos posicionamentos nas reportagens.

Mauro Moreira disse...

Anônimo de 20 de fevereiro de 2019 13:40

Primeiro, Lula tá preso, babaca!
E presumo que você é da classe alta e muito intelectualizado, até assiste o tal do "Sai de Baixo" da Rede "Goebbels".
Vá cantar "Nana neném" para o seu líder em Curitiba.
Aqui não é lugar para você destilar a sua empáfia, insolente.

Anônimo disse...

O jornalismo oficial e a tv fazem mais fake news que os blogs, veja a rede globo o o jornal Estado de São Paulo e Zero Hora.

Anônimo disse...

Muito bom seu artigo, Renato Sant'Ana. Jóia.

Anônimo disse...

Denegrir quem pensa diferente seria sinal da vossa inteligência?

Anônimo disse...

A informação circula mais, permitindo análise pelo cidadão, que agora não está mais refém da mídia tradicional para interpretar os fatos. Análises essas, mais ou menos qualificadas, permitem retirar o intermediário entre o fato e o cidadão. Ao intermediário caberá apresentar fatos que exijam dados "negados" e os apresentem com os dois lados da moeda. Será que conseguem?

Anônimo disse...

Por falar em Globo observei no BBB atual que há um grupo de 3 ou 4 participantes do mesmo e que claramente são de esquerda. Também observei que nas eliminações de candidatos ao prêmio as votações sempre tem beneficiado os esquerdistas eliminando quem não reza pela cartilha vermelha e do politicamente correto. Conclusão simples, o maior grupo que vê o BBB é o dos esquerdistas que dizem tanto abominar a Rede Globo, basta olhar o programa como meros observadores.

Anônimo disse...

Há um fenômeno curioso. As esquerdas leem , mas somente sobre uma temática social totalmente fixada na deturpada, bolorenta e retrógrada visão marxista e sem aplicar qualquer juízo crítico e moral. Por lerem estes livros, se acham "cultos e letrados". Na verdade não passam de especialistas em coisa nenhuma, tão cultos quanto certos jornalistas sambistas ou especialistas em futebol. Em um país de maior cultura eles não passam de candidatos a empregos de baixíssima qualificação ou no máximo a professores em alguma universidade com tendências esquerdistas na área de ciências sociais e humanas, pois estas não requerem pessoas com QI's maiores, basta terem a retórica da conversa para boi dormir.

Anônimo disse...

A internet acabou com as armas da esquerda e isto é irreversível e Lula está preso babacas!

Justiniano disse...

O dito jornalismo "oficial" está apavorado porque seus ídolos foram todos para o presídio ou estão sendo desmascarados, esses tempo difíceis são porque as pessoas não acreditam e desconfiam das notícia, perderam a credibilidade, as pessoas vão checar diferentes fontes.

Num trabalho feito em mais de 30 empresas de comunicação a mesma notícia foi repassada da mesma forma, ou seja não houve nenhuma mudança ou análise sobre o conteúdo da mesma, e é o que ocorre aqui, por exemplo a Folha, coloca uma fake news (lembram a questão do financiamento de empresas com whatsapp na eleição do Bolsonaro) que foi repassada pelo Antagonista, repassada pelo G1, que foi repassada pela ZHGaúcha e assim vai. Depois se viu que era tudo mentira.

marcelo aiquel disse...

ME NEGO A ASSISTIR O BBB (LIXO PURO) DA REDE GOEBBELS.
COM RELAÇÃO AO BEM POSTADO ARTIGO DO DR. RENATO, CABE APENAS LEMBRAR QUE OS MESMOS CRITICOS DAS REDES SOCIAIS SÃO OS HIPÓCRITAS QUE "DIZEM QUERER" DEMOCRACIA

Mauro Moreira disse...

" Anônimo Anônimo disse... Denegrir quem pensa diferente seria sinal da vossa inteligência? 20 de fevereiro de 2019 16:54"
Não haveria democracia ou seria inteligente todos pensarem de maneira igual. Porém, afirmar que "A "midia alternativa" é a mídia dos babacas da baixa classe media, com menos neurônios que a "Magda" do "Sai de Baixo". Não são marxistas, só porque incapazes de ler livros de qualquer espécie." chamando de babaca a mídia alternativa e ofendendo aqueles que pertencem à "baixa" - aí bem evidente o viés preconceituoso - só porque leem a mídia alternativa. Ofensivo, extremamente ofensivo e preconceituoso. Arrogante! insolente e preconceituoso.

Mauro Moreira disse...

"Anônimo Anônimo disse... Denegrir quem pensa diferente seria sinal da vossa inteligência? 20 de fevereiro de 2019 16:54"
"Anônimo Anônimo disse...
A "midia alternativa" é a mídia dos babacas da baixa classe media, com menos neurônios que a "Magda" do "Sai de Baixo". Não são marxistas, só porque incapazes de ler livros de qualquer espécie.
20 de fevereiro de 2019 13:40"

Ofender e demonstrar preconceito contra quem segue a mídia alternativa, chamando-os de babacas e de ignorantes, membros da "classe baixa", incapazes de ler quaisquer livros. Ofensivo, preconceituoso. Arrogância na acepção exata da palavra e, porque não, hipocrisia.
Não foi exatamente o que fez o comentarista ao chamar de babaca quem lê ou segue mídia alternativa? Ou seja, aqueles que pensam diferente daqueles que leem a "mainstream media" ou o que lê o comentarista.
Mateus 7:3-5 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?

Roberto disse...

Concordo inteiramente com o conteúdo do texto. Para a imprensa o Foro de São Paulo não existia. Não sabiam? Como não saber se presidentes, ex-presidentes e políticos de esquerda participavam? Não cobriam seus passos? Sabiam e ocultavam deliberadamente.

Roberto

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/