Entrevista, Ilan Godfajn, Valor - Saiba o que muda no sistema bancário

O debate sobre o sistema bancário vai ganhando mais força neste início de novo governo. Após as declarações de Paulo Guedes e Pedro Guimarães, desta vez é Ilan Goldfajn a divulgar novas diretrizes, inclusive relacionadas a bancos públicos.

Ao jornal Valor, ele diz que será encaminhado um projeto de lei ao Congresso para dar ao BC a atribuição de aprovar a nomeação de dirigentes de bancos públicos. Na perspectiva do noticiário, esse assunto está diretamente ligado à cobertura sobre escândalos políticos. Ao repercutir a entrevista, o Globo imediatamente fala do “escândalo da Caixa que derrubou toda a vice-presidência no ano passado”, cometendo equívoco, pois houve o afastamento de quatro VPs.

Leia a entrevista:

Valor: Quando o sr. assumiu, a expectativa na Fazenda era que o BC cortasse rapidamente os juros para combater a recessão. Por que isso não ocorreu?
Ilan Goldfajn: Na administração da política monetária, você normalmente quer ancorar as expectativas para poder ir mais longe no corte de juros, como a gente foi, de forma sustentável. Fazer o velho dava para fazer. As expectativas de inflação não caem, e aí você teria que voltar tudo o que baixou nos juros. Ninguém acha que hoje a gente está numa taxa mínima histórica por voluntarismo. E, ao longo de 2018, com a crise nos emergentes, a gente de fato conseguiu manter o nosso "framework", manter o que a gente chama de nossa serenidade ao longo do tempo, enquanto outros países estavam aumentado juros. Alguns subindo 20%, como a Argentina, por exemplo.

Valor: Por que a recuperação é tão lenta?

CLIQUE AQUI para ler. Há muito mais.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/