Desemprego ficou menor no trimestre encerrado em fevereiro. Queda, no entanto, é muito lenta e reduzida.

A taxa de desemprego recuou novamente no trimestre encerrado em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados da PNAD Contínua, divulgados na quinta-feira pelo IBGE, a taxa de desocupação no Brasil passou de 13,2% na média dos três meses encerrados em fevereiro de 2017 para 12,6% nos três meses finalizados em fevereiro de 2018. 

Esse resultado veio em linha com o esperado e foi impulsionado mais pelo avanço da ocupação (alta de 2,1%, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior) do que pela variação da população economicamente ativa (expansão de 1,6%, na mesma base de comparação). Vale destacar que a ocupação privada sem carteira assinada continua crescendo, enquanto o nível de ocupados com carteira tem recuado, sempre na comparação interanual. Na série dessazonalizada, segundo nossas estimativas, a desocupação trimestral permaneceu em 12,5% entre janeiro e fevereiro. No que tange à renda habitual real, houve alta interanual de 1,8%, acelerando em relação ao ritmo verificado em janeiro (1,6%), mas em patamar muito confortável, sugerindo ausência de pressões salariais. Essa percepção é reforçada com os dados de emprego formal do Caged.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ué, mas a reforma trabalhista ia gerar milhares de empregos ????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/