Brinquedos assassinos: o dia em que os ‘gadgets' atacaram a internet

Felipe Infante de Castro assina o artigo a seguir que o publisher Geraldo Samor disponibilizou hoje na sua newsletter diária. Leia tudo:

A maior ataque da história da internet — ocorrido sexta-feira — expôs a vulnerabilidade da rede aos milhões de aparelhos conectados a ela, ecoando o plot do filme ‘Terminator', em que uma inteligência artificial se volta contra os seres humanos.

Por algumas horas da manhã de sexta, e intermitentemente ao longo do dia, a internet não funcionou em quase toda a Costa Leste dos Estados Unidos e em parte da Costa Oeste. Também foram relatados problemas na Europa, Austrália, Índia e na América do Sul.

O evento teve pouca cobertura no Brasil, mas suas repercussões são amplas e alarmantes, reforçando a ‘segurança digital' como um dos maiores riscos dos próximos anos para as pessoas, empresas e governos.

Além de sua escala sem precedentes, o ‘black friday’ da internet teve um componente digno de filmes de ficção: os hackers sequestraram dispositivos caseiros como câmeras de segurança, roteadores e babás eletrônicas, e os fizeram acessar — todos ao mesmo tempo —  um número muito pequeno de endereços eletrônicos.

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

Diogo Zaddor disse...

A banalização da IoT dá nisso. As pessoas adquirem e não trocam as senhas que acabam permanecendo com a senha de fábrica. O resultado viu-se na sexta.
Mas... pode piorar, pois câmeras podem ser colocadas ao vivo na WWW e apresentarem flagras.
Essa superconectividade, além de produzir a idiocracia, produz este tipo de prejuízos.
A "solidariedade" fez com que o Mirai tivesse seu código fonte divulgado. Ora, um mais esperto que o desenvolvedor do referido "programinha" já poderá fazer um estrago monstro.
Querem acompanhar os ataques... http://map.norsecorp.com/#/

Diogo Zaddor disse...

O mais interessante é que a Microsoft contra-ataca...

Gustavo disse...

russia e china não sofreram esses problemas?

Anônimo disse...


A matéria tentou associar os atuais ataques DDOS contra o DYN, com a matéria falando sobre insegurança da internet das coisas. Misturou alhos com bugalhos.

Na real, os ataques ocorreram e estão ocorrendo, por causa da vulnerabilidade Dirty Cow, que existe em todas as versões do Kernel do Linux dos últimos 9 anos - O que impacta inclusive roteadores e outros hardwares do núcleo da rede, que tiveram o tráfego propositalmente redirecionado por hackers, causando os ataques DDOS.

O Dirty Cow permite qualquer usuário virar root na hora, mesmo um usuário sem nenhuma permissão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/