Cairolli foi pedir ajuda ao Exército

É inadmissível que passada uma semana da demissão do secretário Wantuir Jacini, continue vaga a chefia da pasta da Segurança Pública, área justamente de maiores problemas do governo Sartori. A lentidão do governo é irritantemente inaceitável.

O vice-governador José Paulo Cairoli visitou, nesta terça-feira, o Comando Militar do Sul, em busca de auxílio para a crise de segurança que o Rio Grande do Sul. O Comando é responsável pelo contingente do Exército em toda a região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O comandante militar do Sul, general de Exército Edson Leal Pujol, não participou da reunião por estar em viagem pela Argentina.

Ele fez isto como coordenador do Gabinete de Crise.

Também nesta condição, ele reuniu ontem os membros do Gabinete. Uma das ações discutidas na reunião tem como foco a liberação dos módulos 2,3 e 4 do complexo prisional de Canoas, totalizando mais 2 mil vagas. A estimativa do governo, considerando a realização de licitação e as obras de esgoto e saneamento, é a de que seja possível disponibilizar as vagas em março do ano que vem. O primeiro módulo foi inaugurado em março deste ano. O déficit de vagas prisionais no Estado atualmente é superior a 6,3 mil. Também estão nos planos do Piratini a busca de recursos do governo federal para a área penitenciária.

O caso de Canoas vai com lentidão inaceitável para a emergência da crise. O presídio é o que está mais próximo de possibilitar ampliação de proporção e a lentidão do governo em buscar recursos, mesmo com alianças, chega a ser insuportável.

As verbas já estariam disponíveis, mas a liberação, segundo o próprio governo, enfrenta problemas burocráticos e de elaboração de projetos. 

O vice Cairoli mantém o comando interino da Secretaria da Segurança Pública até que se defina o nome do sucessor de Wantuir Jacini. 

10 comentários:

Anônimo disse...

esse é sempre o governo dos coxinhas safados

Anônimo disse...

O PMDB não tem "quadros"??... Ou, vai ver, o Sartori está tentando importar de novo um secretário para a Segurança.

Anônimo disse...

Quanta preocupação com o conforto dos bandidos. Se não tiver espaço que fiquem empilhados. Essas pessoas não tem a menor consideração com o povo, chega de trata-Los como gente, os cachorros de rua merecem mais atenção.

Anônimo disse...

Quantas vezes falei aqui no post. Finalmente teve um governante realmente preocupado com a segurança. As forças Armadas tem obrigação sim de prestar segurança ao povo e sair do bem bom da caserna e sentir o que os contribuintes passam todo o dia nas ruas. Agora ficou claro quem não queria a FNS; a cúpula da Brigada, enciumada? E os deputados vão devolver os brigadianos que fazem sua segurança? O judiciário vai colaborar e devolver os motoristas brigadianos que faze suas escoltas?
Todo mundo é igual perante a lei e a Constituição?

Joel

Anônimo disse...

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2016/08/noticias/regiao/1988433-aluna-de-13-anos-leva-submetralhadora-para-a-escola-em-novo-hamburgo.html

Anônimo disse...

Um governo aplastado, irritantemente apalermado, inócuo, insípido.

Se o Sartori quiser salvar sua imagem, deveria despachar imediatamente, direto pelo Diário Oficial: o secretário da fazenda, o chefe da Casa Civil, e todos esses CC's próximos do governador que estão no Palácio.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dar conteúdo nas escolas e não ficar oferencendo vagas deve ser mais caro que segurança.
Político nenhum tem interesse em investir em educação nesta latrina chamada Brasil.
Não é só conteúdo e sim segurança e infra-estrutura adequada. Professores tem de ser habilitado para tal com canudo de faculdades de nome, chega de professores medianos.
Tem de ser colégios de dia inteiro para quebrar esta maldita cultura, é envolver a sociedade neste projeto educativo e não pode ser políticos pois a sociedade não suporta mais esses picaretas.

Anônimo disse...


Tem algo muito erado no concerne ao emprego da Brigada Militar em funções estranhas ao serviço de policiamento, muitos aqui falam no pessoal que está nos gabinetes da Assembleia, Palácio Piratini, Palacinho, Ministério Público, Justiça Militar, Tribunal de Justiça, tem gente até em Brasilia. Mas ninguém Fala nos mas de 600 homens que estão trabalhando internamente nos presídios a mais de 20 anos, na tal de Operação Canarinho. Estes homens e mulheres que lá estão trabalhando foram empregados -temporariamente- em função de uma deficiência de pessoal da SUSEPE.

-Será que a lentidão do Executivo é tão grande, que até agora não conseguiram repor este efetivo da SUSEPE?

Enquanto a BM faz o serviço dos outros, deixou de fazer o que é de sua responsabilidade legal. E agora teve que pedir socorro a FNSP e ao EB, para que venham fazer o seu trabalho.

Por força de lei cabe a BM a segurança e a guarda externa dos presídios, o resto é com a SUSEPE.
O Judiciário emitiu nota sobre o grande número de audiências judiciais que deixam de serem realizadas, em função do não comparecimento dos presos, o motivo é que os presos não são apresentados nos dias e datas marcados. A SUSEPE que é responsável pelo transporte dos apenados alega que não o faz por motivos que vão desde a falta de efetivo até falta a de combustível. Com isto os presos são liberados pelo juíz, uma vez que não podem continuarem presos sem o devido tramite de seus processos.

Como podem ver, a sociedade acaba pagando monetariamente e muitas vezes com própria vida, a inércia e incompetência dos governantes que não sabem administrar e que não conseguem sequer cumprir o que manda a lei.

Só está faltando agora, colocarem os agentes da EPTC no policiamento ostensivo.

Anônimo disse...

parabéns ao Sr Vice Gov pela fibra, raça e esperança que está nos dando.
O senhor é uma pessoa do bem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/