Desempenho da produção industrial no primeiro trimestre sugere queda menos intensa do PIB neste início de ano

A produção industrial registrou crescimento de 1,4% na passagem de fevereiro para março, excetuada a sazonalidade, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada ontem pelo IBGE. Vale destacar que a elevação foi insuficiente para reverter o recuo de 2,7% observado no mês anterior, de acordo com os dados revisados. 

Na comparação interanual, a atividade industrial caiu 11,4%, acumulando retração de 9,7% nos últimos doze meses. 

Setorialmente, o avanço da produção refletiu o desempenho positivo em 12 dos 24 segmentos pesquisados, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios, cuja alta de 4,6% na margem eliminou o recuo de 2,1% acumulado entre janeiro e fevereiro. No mesmo sentido, máquinas e equipamentos e produtos farmoquímicos e farmacêuticos avançaram 8,5% e 8,6%, nessa ordem. Em contrapartida, o ramo de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis recuou 6,5% entre o segundo e o terceiro mês deste ano. A expansão de 1,4% da produção total foi impulsionada pela elevação de todas as categorias de uso na margem, com destaque para os bens de capital, que cresceram 2,2% entre fevereiro e março, marcando, assim, a terceira variação positiva. Os bens de consumo duráveis e não duráveis apresentaram avanço de 0,3% e 0,9%, respectivamente, enquanto a produção de bens intermediários teve modesta alta de 0,1%. 

A despeito da volatilidade mensal dos resultados da indústria ‒ com crescimento em março, após forte queda em fevereiro ‒ é possível verificar os sinais mais favoráveis da atividade econômica,ks segundo informaram esta manhã os economistas do Bradesco. A partir de fevereiro/março deste ano, começaram a aparecer indicações de alguma estabilização. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

O problema é a queda dos serviços que correspondem a maior parcela do PIB.

Este setor começou a sentir a crise agora.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/