Foram divulgados nesta semana os dados do “Atlas da Violência 2016”, com
números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum
Brasileiro de Segurança Pública,
Naqueles nove minutos que dedicamos para um banho mais demorado, uma
pessoa é assassinada. Na hora que gastamos dentro do carro, no trânsito, sete
pessoas são mortas violentamente. Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete.
Cento e sessenta e oito homicídios acontecem nas 24 horas que apartam um café
da manhã de outro. Mais de 5 mil em um mês.
Em um único ano, o de 2014, foram 59.627 homicídios no Brasil – mais de
31 mil eram jovens.
Segundo matéria da revista Época, é o maior número de homicídios já
registrado na história do Brasil. Veja algumas estatísticas:
- Entre 2004 e 2014: Alagoas é o Estado com a maior taxa de homicídios do país. O Rio Grande
do Norte foi onde essa taxa triplicou.
- O Rio Grande do Sul foi o Estado que teve o 2º maior aumento em taxa de
homicídios no Brasil (de 2013 para 2014): foram 16,5% (fica atrás apenas do
Piauí)
- O Rio Grande do Sul foi o Estado que teve o maior aumento (%) em número
de homicídios no Brasil (de 2013/2014): foram 17,2% (a media do Brasil foi
3,4%)
- A idade em que mais se morre é a
de 21 anos – e 93,8% dos assassinados nessa faixa etária são homens.
- Mais de 76% dos homicídios são com armas de fogo.
- As mulheres são minoria, mas são extremamente vulneráveis: em 2014, 13
mulheres foram assassinadas por dia.
CLIQUE AQUI para ler o relatório completo.
CLIQUE AQUI para ler o relatório completo.
11 comentários:
Creio que assassinatos de bandidos não deveriam ser computados nas estatísticas
Bom trabalho para sabermos do nosso país. Mas olhando uma das tabelas me chama atenção que o Paraná é há muito tempo violento com índices de 26 a mais de 34 . Ainda em comparação com o Rio Grande do Sul está com mais homicídios para uma população quase igual a nós. Estao com mais de 2900 e o RS com mais de 2700. Se somarmos durante 2004 a 2014 em números absolutos fica mais evidente. Mas o que importa é quem mora aqui no RS que tem uma curva crescente de 18 a 26. Também em SC que mantem um índice médio menor que a metade do RS. Em torno de 11. Mas mesmo assim é muita violência. Se compararmos com Toronto no Canada que ouvi falar que o índice é 1, estamos mal em todos estados. Se compararmos com índice que abaixo de 10 é o mínimo que se espera então realmente um país violento. Por sinal em 2014 ouvi no radio que tivemos quase 60.000 mortes por assassinatos sendo campeão mundial o Brasil e é de assustar mesmo. Acho que isto dá uma morte violenta a cada 9 minutos no país.
Mais uma conquista do Sartori. Estamos encurralados em nossas casas. Custo a acreditar que Sartori está conseguindo ser pior que o Tarso Genro. A taxa de homicidios explodiu. Na segurança pública, nos transportes, na energia etc só tem muquiranas e nulidades. Sartori deixou os bons quadros da base aliada de fora. Optou pelos medíocres. E não podia colher coisa boa. E Sartori segue firme no apoio a Dilma o que é indecente. Traiu eleitores. Montou a República de Caxias. Fora Dilma! E leve o gringo contigo.
Viva o desarmamento!
Anônimo petista das 12:02. Provavelmente deve ser dos sindicatos dominados pelo PT das polícias civis e militares que fazem operação padrão e greve branca contra a população do Rio Grande do Sul. Sartori !!??!
Os dados são de 2014 !!! Quem era o governador do RS em 2014 ???
Tarso Genro do PT !! Leia antes de escrever asneiras mal-intencionadas.
O editor combinou com o tiririca da serra ou mudou de opinião? Porque, pelos vários artigos publicados pelo editor o culpado pela Segurança Pública no RS é o atual governador. Pelos motivos amplamente divulgados pela imprensa, ou seja, não reposição de servidores que se aposentam; não contratação de concursados; salários atrasados; não pagamento de horas extras; perda de direitos, como Licenças, Precatórios de 40 SM para 10 SM, etc. Ou seja, a Segurança Pública nos Estados é competencia dos Governos Estaduais, se o os governos estaduais peçam auxilio para o Governo Federal, que cede a Força Nacional, mas o tiririca não quer, ou seja, onde está a culpa do governo federal?
Parabéns Sartori, com as demissões e aposentadorias conseguisse o 2 lugar do pior em assassinato!
Quanta competência!
Continua agindo assim contra empregados e funcionários até ninguém mais ter saúde, educação, luz, água...
Grande governo '!
Grande filho da puta!
Oliveira
E não há uma única autoridade na Administração que mude o discurso de sempre, há mais e 30 anos, e que serve de respaldo às políticas de segurança pública responsáveis por esse descalabro. A cada ano gasta-se uma parcela maior de dinheiro público para fazer mais do mesmo, esperando um resultado diferente. Todos os poderes colaboram promovendo e aderindo a políticas que somente beneficiam aos "ólogos", especialistas e aproveitadores de sempre.
Dilma conseguiu o prodígio de no último ano ter em seu governo mais assassinatos do que os americanos perderam de homens na guerra do Vietnã inteira, e isto que China e URSS financiavam largamente a morte de americanos. Realmente a competência de Dilma é para fazer e permitir o mal explícito!
Gauchada, aqui em SC não está diferente. A criminalidade explodiu. Capital, Joinville (maior e mais rica do estado), Blumenau, Itajaí, Criciuma e cidades médias e pequenas estão à mercê da bandidagem, muitos vêm de outros estados.
Não é só o Sartori que é incomPeTente, o Colombo (PSD) é grande aliado da mandiocona e tem um secretário da segurança pública que é fraquinho, fraquinho. O que nos resta é a nossa Polícia Militar que, felizmente, é competente, mesmo com orçamento e contingente reduzidíssimo.
Os dados são de 2014!! O Sartori já era governador ??????!!
Não petralhas! Era o Tarso Genro!!
Em 14 anos de PT são mais brasileiros assassinados do que todos os americanos mortos na 2a guerra, Coréia, Vietnã, Iraque e Afeganistão. Parabéns PT.
Postar um comentário