Crise política e econômica faz Brasil bater recorde de assassinatos. RS lidera nos últimos anos.

Foram divulgados nesta semana os dados do “Atlas da Violência 2016”, com números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública,

Naqueles nove minutos que dedicamos para um banho mais demorado, uma pessoa é assassinada. Na hora que gastamos dentro do carro, no trânsito, sete pessoas são mortas violentamente. Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete. Cento e sessenta e oito homicídios acontecem nas 24 horas que apartam um café da manhã de outro. Mais de 5 mil em um mês.
Em um único ano, o de 2014, foram 59.627 homicídios no Brasil – mais de 31 mil eram jovens.

Segundo matéria da revista Época, é o maior número de homicídios já registrado na história do Brasil. Veja algumas estatísticas:

-  Entre 2004 e 2014: Alagoas é o Estado com a maior taxa de homicídios do país. O Rio Grande do Norte foi onde essa taxa triplicou.

- O Rio Grande do Sul foi o Estado que teve o 2º maior aumento em taxa de homicídios no Brasil (de 2013 para 2014): foram 16,5% (fica atrás apenas do Piauí)

- O Rio Grande do Sul foi o Estado que teve o maior aumento (%) em número de homicídios no Brasil (de 2013/2014): foram 17,2% (a media do Brasil foi 3,4%)

- A idade em que mais se morre é a de 21 anos – e 93,8% dos assassinados nessa faixa etária são homens.

- Mais de 76% dos homicídios são com armas de fogo.

- As mulheres são minoria, mas são extremamente vulneráveis: em 2014, 13 mulheres foram assassinadas por dia.

CLIQUE AQUI para ler o relatório completo.

11 comentários:

Unknown disse...

Creio que assassinatos de bandidos não deveriam ser computados nas estatísticas

Anônimo disse...

Bom trabalho para sabermos do nosso país. Mas olhando uma das tabelas me chama atenção que o Paraná é há muito tempo violento com índices de 26 a mais de 34 . Ainda em comparação com o Rio Grande do Sul está com mais homicídios para uma população quase igual a nós. Estao com mais de 2900 e o RS com mais de 2700. Se somarmos durante 2004 a 2014 em números absolutos fica mais evidente. Mas o que importa é quem mora aqui no RS que tem uma curva crescente de 18 a 26. Também em SC que mantem um índice médio menor que a metade do RS. Em torno de 11. Mas mesmo assim é muita violência. Se compararmos com Toronto no Canada que ouvi falar que o índice é 1, estamos mal em todos estados. Se compararmos com índice que abaixo de 10 é o mínimo que se espera então realmente um país violento. Por sinal em 2014 ouvi no radio que tivemos quase 60.000 mortes por assassinatos sendo campeão mundial o Brasil e é de assustar mesmo. Acho que isto dá uma morte violenta a cada 9 minutos no país.

Anônimo disse...

Mais uma conquista do Sartori. Estamos encurralados em nossas casas. Custo a acreditar que Sartori está conseguindo ser pior que o Tarso Genro. A taxa de homicidios explodiu. Na segurança pública, nos transportes, na energia etc só tem muquiranas e nulidades. Sartori deixou os bons quadros da base aliada de fora. Optou pelos medíocres. E não podia colher coisa boa. E Sartori segue firme no apoio a Dilma o que é indecente. Traiu eleitores. Montou a República de Caxias. Fora Dilma! E leve o gringo contigo.

Anônimo disse...

Viva o desarmamento!

Anônimo disse...

Anônimo petista das 12:02. Provavelmente deve ser dos sindicatos dominados pelo PT das polícias civis e militares que fazem operação padrão e greve branca contra a população do Rio Grande do Sul. Sartori !!??!
Os dados são de 2014 !!! Quem era o governador do RS em 2014 ???
Tarso Genro do PT !! Leia antes de escrever asneiras mal-intencionadas.

Anônimo disse...

O editor combinou com o tiririca da serra ou mudou de opinião? Porque, pelos vários artigos publicados pelo editor o culpado pela Segurança Pública no RS é o atual governador. Pelos motivos amplamente divulgados pela imprensa, ou seja, não reposição de servidores que se aposentam; não contratação de concursados; salários atrasados; não pagamento de horas extras; perda de direitos, como Licenças, Precatórios de 40 SM para 10 SM, etc. Ou seja, a Segurança Pública nos Estados é competencia dos Governos Estaduais, se o os governos estaduais peçam auxilio para o Governo Federal, que cede a Força Nacional, mas o tiririca não quer, ou seja, onde está a culpa do governo federal?

Anônimo disse...

Parabéns Sartori, com as demissões e aposentadorias conseguisse o 2 lugar do pior em assassinato!
Quanta competência!
Continua agindo assim contra empregados e funcionários até ninguém mais ter saúde, educação, luz, água...
Grande governo '!
Grande filho da puta!

Anônimo disse...

Oliveira
E não há uma única autoridade na Administração que mude o discurso de sempre, há mais e 30 anos, e que serve de respaldo às políticas de segurança pública responsáveis por esse descalabro. A cada ano gasta-se uma parcela maior de dinheiro público para fazer mais do mesmo, esperando um resultado diferente. Todos os poderes colaboram promovendo e aderindo a políticas que somente beneficiam aos "ólogos", especialistas e aproveitadores de sempre.

Anônimo disse...

Dilma conseguiu o prodígio de no último ano ter em seu governo mais assassinatos do que os americanos perderam de homens na guerra do Vietnã inteira, e isto que China e URSS financiavam largamente a morte de americanos. Realmente a competência de Dilma é para fazer e permitir o mal explícito!

Anônimo disse...

Gauchada, aqui em SC não está diferente. A criminalidade explodiu. Capital, Joinville (maior e mais rica do estado), Blumenau, Itajaí, Criciuma e cidades médias e pequenas estão à mercê da bandidagem, muitos vêm de outros estados.
Não é só o Sartori que é incomPeTente, o Colombo (PSD) é grande aliado da mandiocona e tem um secretário da segurança pública que é fraquinho, fraquinho. O que nos resta é a nossa Polícia Militar que, felizmente, é competente, mesmo com orçamento e contingente reduzidíssimo.

Anônimo disse...

Os dados são de 2014!! O Sartori já era governador ??????!!
Não petralhas! Era o Tarso Genro!!
Em 14 anos de PT são mais brasileiros assassinados do que todos os americanos mortos na 2a guerra, Coréia, Vietnã, Iraque e Afeganistão. Parabéns PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/