Oposição já escolheu seu candidato à presidência da Assembléia Nacional da Venezuela

A Agência Lusa informou ontem a noite que a maioria parlamentar da oposição venezuelana escolheu nesse domingo o deputado Henry Ramos Allup (ao lado), líder do partido Ação Democrática, para, pela primeira vez em 16 anos, presidir a nova Assembleia Nacional, cuja instalação está prevista para amanhã.

A eleição ocorreu em um hotel de Caracas, com a participação de 111 dos 112 deputados da oposição. Um acidente de trânsito impediu um parlamentar de participar da eleição.

"Acabou-se, assim, a Assembleia Nacional subjugada, submetida ao Poder Executivo. Representamos uma alternativa para que as coisas funcionem melhor e de maneira distinta. Não seremos um contrapoder, mas um poder autônomo. Aqui não haverá hegemonia", disse Ramos Allup aos jornalistas, ao conhecer o resultado das eleições.

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática obteve, nas eleições de 6 de dezembro último, a primeira vitória em 16 anos, conseguindo 112 dos 167 lugares que compõem o Parlamento, uma maioria de dois terços que lhe confere amplos poderes e marca uma virada histórica contra o chavismo (seguidores do presidente Hugo Chávez).

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela declarou improcedentes seis dos sete pedidos de impugnação contra dez deputados eleitos em dezembro, deixando sem efeito a proclamação de três deputados da oposição e um do governo.

Com isso, 109 deputados da oposição e 54 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) poderão assumir seus cargos nesta terça-feira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens

Anônimo disse...

O Maduro está dando um Golpe bolivariano nos deputados eleitos democraticamente?

Anônimo disse...

Caro Políbio
Pelo jeito o Maduro afinou, já que havia dito que não permitiria a posse dos "inimigos e recorreria as armas. Penso que voltou atrás por não ter mais o exército como seu aliado. Chega de comunista nadar de braçada sem ter legitimidade para tanto, como é o caso da Anta que perdeu a sua.
Esther

fred oliveira disse...

Dilma e Lula continuam dando apoio ao golpe do Maduro. Silencio ante a cassacao de deputaos eleitos para impedir a supermaioria da oposicao na Assembleia. O povo nao aceitara' esse golpe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/