Denúncia do MPF contra Marcelo Odebrecht o desenha como inescrupuloso e egoísta

As alegações finais do Ministério Público Federal contra o empreiteiro Marcelo Odebrecht são devastadoras. O empresário foi denunciado por corrupção ativa (56 vezes), lavagem de dinheiro (136 vezes) e organização criminosa. Na mesma peça também foram acusados diretores da Odebrecht e operadores da empresa no esquema do petrolão. O MPF descreve a personalidade de Marcelo como a de uma pessoa fria e obstinada em ganhar dinheiro a qualquer custo.

Confira alguns trechos a que teve acesso o blog O Antagonista:

“A conduta social traduz-se como o comportamento do agente no seio social, familiar, e profissional, revelando-se pelo relacionamento do indivíduo no meio em que vive, perante a comunidade, a família e os colegas de trabalho”.

“Afigura-se inexistente a consciência social e má a índole daquele que desvia dinheiro público com vistas ao enriquecimento próprio e de terceiros de maneira recorrente e significativa, inexistindo dúvidas a respeito da configuração da circunstância em questão."

“De fato, somente pessoas que galgaram relevantes posições sociais, profissionais e políticas poderiam ter acesso a dirigentes de Estatais, parlamentares e gestores de grandes grupos empresariais. Nessa relação empresarial inevitável, ao invés de se pautarem por uma conduta voltada ao desenvolvimento lícito das atividades, os denunciados decidiram adotar uma conduta social em que mutuamente e de forma criminosa se associavam para maximizar lucros, em detrimento de toda a sociedade. O que se revelou no curso desta ação foram relações espúrias desenvolvidas ao longo de muito tempo.”

“O sujeito que se vale de relevante posição social e/ou profissional para cometer delitos, com motivações torpes e egoísticas, deve ter sua conduta social valorada negativamente. Deve-se preservar o valor social do trabalho, reafirmando a noção de que o sucesso profissional é possível por meios lícitos."

“Dado o alto grau de instrução que possuem, não apenas perceberam a gravidade de suas condutas como também não se recusaram a participar. Usaram sua formação e conhecimento para produzir males sociais. Constituíram, assim, agentes de múltiplas ações criminosas, com capacidade, inclusive, de cooptarem e envolverem outras pessoas para alcançarem seus desideratos. Ademais, os acusados praticaram os crimes sabendo que os valores eram repassados a parlamentares, impactando o sistema político e vilipendiando a democracia, sendo responsáveis por manter a corrupção dentro da PETROBRAS, bem como os respectivos mecanismos de lavagem envolvidos."

“Se queremos ter um país livre de corrupção, esse deve ser um crime de alto risco e firme punição, o que depende de uma atuação consistente do Poder Judiciário nesse sentido, afastando a timidez judiciária na aplicação das penas quando julgados casos que merecem punição significativa, como este.”

8 comentários:

Anônimo disse...

Falou e disse! Os criminosos com status social, econômico e educacional como o odebrecht et caterva, são muito piores que os bandidos traficantes que dominam facções. O odebrecht é um depravado, um garoto mimado e que se acha acima da lei. Por ter nascido e se criado em berço de ouro, com acesso ao sucesso e riqueza fácil, deveria ter valores morais elevados para, além de multiplicar sua influência e fortuna, saber empregá-las na melhoria das condições políticas, sociais e econômicas do país. Assim como Kennedy já dizia:"NÃO PERGUNTEIS O QUE O PAÍS PODE FAZER POR VOCÊS, MAS O QUE VOCÊS PODEM FAZER PELO SEU PAÍS!". Essas palavras nunca foram tão atuais e se encaixam perfeitamente ao Brasil.

Anônimo disse...

Políbio,

A descrição do Marcelo Odebrecht esta "perfeita".

Espero que deixem este "bicho" preso por longos anos para servir de exemplo para as novas gerações.

JulioK

Anônimo disse...

Excelente, parabéns ao Ministério Público, essa turma tá mostrando que o Brasil tem saída sim!
O Marcelino é um engravatadinho que nasceu em berço de ouro e sempre foi mimadinho pelo pai e avô, a sua arrogância e prepotência vêm da bajulação que ele sempre teve e já sabendo que iria herdar o império sem batalhar duro!
Esse engomadinho representante da elite burguesa, ao qual o PT e a esquerdálha nacional "combatem", deve apodrecer na cadeia!

Anônimo disse...

Somente falta enjaular Lula, Dilma e o pai desse grande escroto!

Anônimo disse...

Deveria cumprir os trinta anos integrais nos SPAs Paranaenses.
E o Bagrão de Nove Barbatanas nada.

Anônimo disse...

Esta é a mais nova e moderna JURISPRUDENCIA BRASILEIRA, já utilizada no resto do Mundo: O PRINCIPIO DA TEORIA DO DOMINIO DO FATO. Ou seja; a certeza de que os imputados tinham conhecimento e compactuavam com o crime. FICOU OBVIO É COMPROVADO QUE ELES PARTICIPARAM DOS CONLUIOS PARA SAQUEAREM ÀS INSTITUICOES E SONEGAREM IMPOSTOS AO NAO DECLARAR SUAS ATIVIDADES E LUCROS AUFERIDOS NO EXTERIOR COM OS FINANCIAMENTOS QUE GRACIOSAMENTE RECEBERAM DO BNDES.

Anônimo disse...

Lula é mesmo muito, muitíssimo ingênuo. Como o mais honesto de todos os brasileiros vivos foi se misturar com bandidos desta laia? Já sei, eles enganaram o pobre coitado do Lula, enrolaram ele, prometeram tanta coisa que pareciam a Dilma na campanha eleitoral passada, só enrolaram o pobre miserável e ingênuo do Lulla, e agora o mais honesto dos brasileiros vivos está sendo acusado por coisas que certamente nunca cometeu, tudo o que obteve foi furto de seu trabalho, árduo e exigente mentalmente.

Anônimo disse...

Gostei da 'timidez judiciária"pronunciada pelo procurador.
Ele provocou o judiciário que tem medo de aplicar a lei sobre gente grande,e não poupa quando se trata de ladrão de galinha.
É pura covardia jurisdicional.Trata-se daquele juiz de direito valente com o humilde,e covarde com o poderoso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/