Análise, Alfredo Marcolini Peringer - O Copom brinca de inflação, trocando efeitos por causas

Infelizmente, salvo uma ou outra honrosa exceção,  a mídia brasileira mostra-se semianalfabeta econômica. O fato é mais contundente quando se trata da  inflação. 

A turma do Copom, por exemplo,  acredita que a inflação é um fenômeno originado pela alta dos preços, juros ou salários, quando esses fatores são consequência da inflação e, não,  a sua causa.  A causa dela é o excesso de moeda criado pelo banco central brasileiro em relação às possibilidades de crescimento dos bens e serviços (o PIB pode servir de referência!). 

Muitos do Banco Central  sabem disso, mas evitam dizê-lo para poder transferir a responsabilidade dela, inteiramente do governo, para o meio empresarial.   

A ladainha desta vez, do Copom  foi, então,  o de estar correndo um risco de ocasionar inflação ao manter a  taxa de juros Selic em 14,25% ao ano, mas optou pela medida — manutenção da taxa Selic em 14,25% —  visando o crescimento econômico do País ou, na opinião dos técnicos dessa instituição, para não agravar mais a crise brasileira atual. 

Quanto engano! 

A inflação, como nos ensinou Milton Friedman,  é um problema essencialmente monetário. Só ocorre se o governo, através do seu banco central, criar moeda em percentual acima das possibilidades de crescimento dos bens e serviços. Caso isso não ocorra ou, em outras palavras, caso os meios de pagamentos forem mantidos estáveis, ela não ocorrerá, haja o que houver nos demais fatores, sejam eles juros, preços ou salários. 

* Alfredo Marcolin Peringer, Porto Alegre, é do gupo Pensar+

2 comentários:

Anônimo disse...

A funcao do PT eh criar o caos, culpar o capitalismo e depois implantar um governo mais e mais estatizante, socialista. Essa eh a realidade, nao ha mais outra explicacao.

Anônimo disse...

Políbio,

O problema é que o "Uncle Friedmam" causa urticária na Dillmona&Cia.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/