Câmara votará na quarta o projeto que proibe o Uber em Porto Alegre

O projeto que proíbe serviços de transporte remunerado oferecidos por aplicativos, como é o caso do Uber, será votado pelo plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre na próxima quarta-feira, dia 25. A  iniciativa é de autoria do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade. Protocolada em julho, a proposta torna ilegal a utilização de carros particulares cadastrados em plataformas digitais com a finalidade de fornecer serviço similar ao que é prestado pelos taxistas - cuja atividade é disciplinada e fiscalizada pelo Poder Público Municipal.

Sobre o assunto, o Sintáxi enviou a a nota a seguir, que também reflete a posição do editor sobre o assunto, mas defende que as autoridades públicas mudem a legislação atual e regulem as atividades dos dois serviços, estabelecendo condições competitivas e comparativas isonômicas. 

NOTA OFICIAL DO SINTÁXI

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi), Luiz Nozari, entende que o aplicativo Uber concorre de forma desleal com o sistema que é regulamentado na capital.
A Lei Municipal nº 11.582, de 21 de fevereiro de 2014, que rege o sistema de táxi na capital gaúcha, diz que o serviço oferecido pelo aplicativo desenvolvido pela empresa norte-americana é ilegal.
“É necessário que a lei vigente seja respeitada e cabe à EPTC fiscalizar e aplicar as penalidades previstas para quem descumpri-la”, comenta Nozari.

29 comentários:

Mauro disse...

Pressão nos vereadores. O povo quer usar o Uber. O povo não quer ficar na mão de patrões do Taxi. Os vereadores irão votar a favor do povo ou dos patrões do Taxi?

Anônimo disse...

Povo andando de táxi? Tá bom...

Anônimo disse...

Com tantas regas os taxistas fazem o diabo no trânsito e fica por isso.

O Uber não precisa de EPTC e suas taxas. A população não precisa da EPTC e seus bretes que é o que transformaram as ruas da cidade.

Mas qual sera o interesse do nobre vereador em barrar o Uber? Por acaso ele é dono de uma frota de táxis? Tem medo da concorrência e de um serviço decente? A eptc teme perder seu poderzinho com um sistema autorregulado?


Abaixo com essa lei estúpida.


QUEREMOS O UBER!

adriano disse...

sempre a favor do sindicalismo e contra o povo, pagamos mais caro e um serviço pessimo que é defendido por vereadores e prefeitura, estamos muito mal representados...

Anônimo disse...

Em vez do taxis oferecerem um serviço decente, querem simplesmente proibir, não adianta o povo quer o uber.

Anônimo disse...

quem tem uma serie de descontos e isenções é o atual serviço de taxi , portanto estão se sentindo prejudicados porque ?????? concorrência ?????. Dias atras precisei de um serviço de taxi na rodoviária de porto alegre (minusculo como o pensamento desta corja politica que defendem unica e exclusivamente os seus interesses $$$$$$$), era um carro novo com no máximo 2 anos de uso , quando abri a porta , os bancos de couro "RASGADOS" tanto o dianteiro quanto o traseiro , é com isto que querem concorrer com o uber??????? se o uber for o mesmo preço ainda prefiro o uber. Carros asseados e motoristas com sistema de avaliação imediata . Mas acredito haver lugar para todos , mas não pensem em tornar ilegal este serviço , pois será a derrocada do atual serviço de taxi. Engraçado como o poder publico NUNCA preocupou-se em "fiscalizar" a venda das placas deste serviço !!!!!!!!!!!

Emmanuel disse...

O povão aí lembrou de consultar a população?
Caso contrário vão cair nas mãos da quadrilhagem aparelhada e ... como bem o Políbio ... "vanguarda do atraso"!

Anônimo disse...

É claro que nos patrões !

Anônimo disse...

Façam um plebiscito, tal qual o desarmamento e aí verão a lambada que estes péssimos serviços de táxis levarão!

Anônimo disse...

Estou me lixando para o serviço de táxi desta suja e mal cheirosa cidade. Tenho duas tias de idade avançada e as duas sofreram nas mãos de taxistas. Uma foi furtada pelo motorista do táxi no percurso no IPE até a Av Brasil e a outra tem medo de tomar táxi no ponto do Bourbon da Assis Brasil onde costuma fazer compras, pois em mais de uma ocasião quase foi agredida pelos motoristas devido ao curto trajeto até sua residência.

Anônimo disse...

Uber é coisa de país onde o Estado não impede o livre mercado e sindicatos não têm este poder todo.
Como sempre o consumidor ficou de fora da discussão.
Como sempre a qualidade do serviço não interessa.
O que interessa é a reserva do mercado aos que possuem a famigerada licença que segue nas mãos de alguns, e o controle absoluto do Estado sobre as taxas.

Anônimo disse...

Se estivéssemos satisfeitos com o serviço de táxis, o Uber não faria tanto sucesso.

Anônimo disse...

Brasil se deteriorando e este pessoal continua e continuará na rejeição de alternativas para melhorar.

Já estamos perdendo, e veio para países tidos de 'terceiro mundo' estamos em quinto ou sexto na escala. Vergonhoso.

jose disse...

O uber não passa de um serviço pirata, que alias esta tendo grande apoio da MIDIA

A midia deveria apoiar desta mesma forma, a NET pirata, as radios piratas, os

cambistas e quem sabe tambem os flanelinhas, mas não , a empresa é gringa , então

é otima!!! Quero ver quando começarem a estourar as ações trabalhistas.

Este modelo de operação cria vinculo empregaticio, e olha que não sou ADVA.
SDS
JOSE

Anônimo disse...

>>

Outro dia tomei um táxi na rodoviária para ir até um hotel localizado na avenida Carlos Gomes.

Pela madrugada! Quando a carroça começou a se movimentar, tive a impressão que não chegaria ao meu destino tal o mau estado do veículo.

Após alguns minutos, o interior do veículo foi tomado por gases do motor, que certamente estava "queimando óleo".

E para andar naquele lixo, paguei o mesmo valor que pagaria por um carro em melhores condições.

E essa gente quer combater o Uber. Mas não vão conseguir. A Justiça não permitirá.

<<

Anônimo disse...

HUmmm, dá jogo de futebol pro povo daí dá nada.

Anônimo disse...

O atraso do corporativismo / sindicalismo jamais impedirá o ímpeto da tecnologia de levar a humanidade no caminho da evolução. Não será a truculência cheirando a mofo do sindicato que segurará o gênio humano de trazer soluções inteligentes no benefício da população.

Anônimo disse...

Taxistas inteligentes e que realmente procuram aumentar sua renda já estão aderindo ao Uber.

Anônimo disse...

Pais atrasado, pensamento atrasado, pessoas atrasadas por isso somos um pais de TERCEIRO MUNDO ou seja: chinelo.

Unknown disse...

O Uber obrigaria os taxistas a se qualificarem, dirigirem melhor, tratar melhor os passageiros e cuidar do carro.
Com o Uber, motorista ruim, q buzina a toda hora, fica xingando os outros no trânsito e sai costurando pelas ruas não terá vez!
E basta cobrar ISS do Uber e todos ganham: Prefeitura e cidadãos.

Anônimo disse...

RS a cara do atraso; horror a inovação.

Anônimo disse...

Desleal ? Taxistas tem vários subsídios do governo. Achem outro argumento.

Anônimo disse...

Acaso as empresas que produziam máquinas de escrever entraram na justiça contra os teclados de computador? Acaso as livrarias entraram na justiça contra os e-books? Acaso as produtoras de máquinas fotográficas que usavam rolo de filme entraram na justiça contra as máquinas fotográficas digitais?

As coisas mudam, gente! Graças a Deus! Com raríssimas exceções, motoristas de taxis são despreparados, malandros, mal-educados, infratores, se acham os donos do trânsito e são uma máfia nas ruas!

Que o UBER venha e elimine essa malandragem dos taxistas! Fora taxistas!!!! Deu!!!!!

Mauro disse...

Respondendo ao anônimo das 17:58 de ontem, o sapo barbudo não vive arrotando que agora "pobre anda avião"? Se agora pobre anda de avião, anda de táxi também. E o povo QUER o Uber. O povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual de esquerda.

Mauro disse...

O UBER não tem NADA de pirata. Se um cidadão qualquer, usando seu próprio carro, voluntariamente combina com outra pessoa que a lavará até local L por um quantia D de dinheiro, NINGUÉM tem que se meter nisso. O erro nessa polêmica toda é a prefeitura regular de maneira cara e porca os serviços de táxi.

NEWTON disse...

Se não tem como "meter" pixuleco na história, nada feito. José (19:24) o Ubber não falsifica marcas patenteadas, não rouba sinais "fabricados" por outros, não sub emprega. No Brasil de hoje, maior arrecadação de impostos, significa maior desperdício dos mesmos.

Anônimo disse...

Em terra de botocudos o que esperar?

Anônimo disse...

Quanto mais atrasado um país, mais rejeição ao UBER! Livre concorrência sempre é positiva e ganha o usuário. Há trabalho para táxis com serviço de qualidade, bem como para atividade do UBER: ganha o usuário. Espero que os nobres deputados não se deixem seduzir pelo sindicalismo radical que cada vez mais prejudica o desenvolvimento do país e tomem sua decisão olhando o benefício da população e a evolução do serviço de transporte público.

Anônimo disse...

Caro Mauro (9:26) , a esquerda gosta de miséria para os outros , para eles só os melhores hospitais , hotéis , restaurantes , charutos .........

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/