Com um mercado interno desaquecido, especialmente depois
do segundo semestre de 2014, as atenções do setor calçadista estão voltadas ao
potencial além-fronteiras. Para o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor
Klein, a recuperação da economia norte-americana aliada à valorização do dólar
pode alavancar as vendas externas.
- Existe uma conjunção de fatores que, tendo
em vista a circunstância de queda na demanda interna, recomendam um esforço
adicional para o mercado internacional. O atual momento macroeconômico, somado ao empenho demonstrado pelo governo
federal através do lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE) – que
entre outras questões, garantiu a manutenção do Reintegra e o financiamento
para as exportações – devem ser fundamentais para o incremento dos embarques.
No primeiro semestre, conforme
dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior (MDIC), as exportações de calçados chegaram a US$ 463,9 milhões,
número 11,2% inferior ao registro do mesmo período do ano passado.
Porém, se
segregado apenas o mês seis, houve uma recuperação de 4,2% com relação a mai
Valor da produção (vendas): R$ 27,8 bilhões em 2014
(+4,6%);
Unidades produtivas: 7,9 mil indústrias (-2,6%);
Produção: 877 milhões de pares (-2,5%);
Distribuição da produção por Região: 43,4% Nordeste /
32,3% Sul / 23,7% Sudeste / 0,5% Centro-Oeste e 0,1% Norte;
Investimentos: R$ 594 milhões (-11%);
Exportações: US$ 1,06 bilhão (-2,6%);
Importações: US$ 561,3 milhões (-1,9%);
Saldo da balança comercial: US$ 506 milhões (-3,2%).
*Dados referentes a 2014 e comparativo com o ano
anterior
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