Entenda como o governo engana e empobrece o povo ao maquiar as contas públicas

O texto a seguir é do economista gaúcho Alfredo Peringer. E vai na íntegra. O autor revela que auditoria feita pelo Ministério Público no âmbito do TCU, aponta para a postergação de bilhões em gastos governamentais, a fim de maquiar o ajuste fiscal e passar por cima da lei orçamentária.

Leia tudo:

É como se as donas de casa fizessem um fausto rancho no início do ano, mas tivessem o poder de transferir as despesas para o ano seguinte. 

Além desse odioso artifício, o governo vem usando um dos meios fraudulentos mais deletérios do mundo: o uso da emissão de dinheiro inflacionário (dinheiro falso!) em valores também bilionários. 

Trata-se da mais perversa artimanha governamental, devido ao seu efeito deletério no sistema de preços.  Em março de 2015, o meio usado por essa forma de taxação alcançou 7,9% de todo o dinheiro em circulação, valor equivalente, em 12 meses, a R$ 19 bilhões que, pelo efeito multiplicativo da moeda, pode alcançar mais de R$ 450 bilhões, uma vez que a moeda gira em torno de 24 vezes em termos de PIB. Mas o seu maior efeito deletério é causado no sistema de preços da economia. Ele é a causa de muito incêndio de ônibus pelo Brasil afora, praticados pela população leiga que pensa que a alta das passagens é causada pelo donos dos veículos, quando ela se encontra dentro do banco central brasileiro, comandado pelos seus dois grandes burocratas-mor,  Joaquim Levy e Alexandre Tombini. 

De fato, a população não tem culpa de desconhecer a origem inflacionária. Mas a mídia tem.

Os jornalistas deveriam ser proibidos de exercer a profissão sem conhecer profundamente o funcionamento dos meandros monetários. Se conhecessem, estariam prestando um gigantesco trabalho econômico e social,  principalmente para a camada mais pobre da população a que, relativamente, mais sofre com os erros governamentais. 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre as pedaladas fiscais. A reportagem é do jornal O Globo.  

5 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

O que posso esperar de um governo cachaceiro.
Escutei ontem na Paulista
"LULA CACHACEIRO,DEVOLVA MEU DINHEIRO"

Saudações

Ps Essa maquiagem tem estilo,171 do código penal,ESTELIONATO

Anônimo disse...

Políbio,

Eu já estava desconfiado da "impressão de dinheiro".

Agora veio a confirmação, infelizmente.

O pouco que já tínhamos de seriedade com as Contas Públicas foi para o ralo!!

JulioK


JulioK

Anônimo disse...

Essa maquiagem eles não fazem só com despesas mas também com empréstimos e emissões de letras do tesouro que são contabilizados como crédito e são grande geradores de inflação.

Unknown disse...

Polibio a divida publica em ano aumentou 12%.
Porque ninguém "denuncia" isso.

Anônimo disse...


O que entristece é cada dia complica mais: se a matéria de O Globo tem fundamento, agora arno agustin, guido mantega, o tal coutinho do bndes e, creio, que "alguém"do tcu, também devam explicações para a nação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/