Datafolha conta quem foi e o que queriam os manifestantes que ocuparam ontem as ruas de São Paulo

O Instituto Datafolha saiu às ruas de São Paulo, ontem, para contar o número de manifestantes e traçar um perfil dos que protestaram.

De novo houve flagrante diferença entre os números encontratos pelo instituto (100 ml), a Polícia Militar (275 mil) e os organizadores (800 mil), mas as imagens mostradas pela TV, que tomou cenas de helicóptero, permitem supor que pelo menos meio milhão de pessoas foram para as ruas em São Paulo.

Datafolha revelou na pesquisa que 70% dos manifestantes foram para as ruas protestar contra a corrupção e que sabem que ela tem como epicentro os governos do PT, Lula e Dilma. Segundo a pesquisa, o "Fora Dilma" não foi a razão principal que motivou os protestos.

Ao lado, ilustração e tabelas com os resultados da pesquisa feita ontem a tarde em São Paulo, permite identificar com bastante clareza as motivações e os perfis dos manifestantes.

É possível supor que perfis parecidos tenham sido a regra comum nos atos públicos levados a efeito em 24 Estados.


13 comentários:

Anônimo disse...

Políbio eu já notei que nas imagens mostradas pela TV eles gostam de mostrar partes mais ralas da presença dos manifestantes ou cenas não tão ao vivo mas quando o pessoal está começando a se concentrar.

Anônimo disse...

Existe um erro grosseiro nestas avaliações. Comentários pelo whatsapp dão conta que enquanto tinha gente já chegando em casa de retorno ainda tinha gente chegando para as manifestações. Como se tratam de manifestações espontâneas é natural que isto ocorra.
Outra coisa a ser considerada é que os que estão indo as manifestações são aqueles que estão conscientes que estamos indo para o precipício bolivariano. Os "indignados de bunda no sofá" ficaram em casa assistindo o Faustão na rede bobo.

Fred. O.R. disse...

siga inflando os numeros editor talvez por isto (mentiras como os politicos) o numero de participantes diminuiu em Poa foi flagrante a diferença estava la mas me indiguinei com pessoas que pregavam o golpe militar que pelos post teus es simpatizante portavam cartazes em INGLES o que comprova de onde vem suas reivindicações parabens ao coxinha do megafone que não nos ligou a estes trogloditas.sou coxinha mas não fanatico a este ponto de mentir e pedir I.M para mudar as coisas temos todos de ser sensatos pois com estes comportamentos não chegaremos a onde queremos honestidade politica em todos os partidos sejam de esquerda direita centro desta maneira evitaremos a exclusão das minorias que os corruptos vivem a cooptar.abraços a todos e respeitem minha forma de ver e de ser isto é parte de uma democracia onde podemis dizer o que pensamos e não ditaduras que nos calam e baixam o "cacete".Bom Dia. a todos e mais uma semana de labuta para sobreviver.

Ana Sakamoto disse...

ontem fui à Paulista e estava cheio, mas ainda era possível andar. cheguei pouco antes da 4 da tarde, horário em que, no metrô, muita gente estava voltando, quando eu e outra grande quantidade de gente, estávamos chegando. quando eram umas 5 da tarde, a estação pela qual cheguei, a consolação, foi fechada pelo excesso de gente. neste momento, para chegar aos carros de som, tínhamos que andar pela alameda santos, paralela à paulista, pois não havia como abrir caminho na avenida tomada por gente. o que me faz chegar à conclusão de que os números, tanto da pm, quanto o datafalha, estão menores do que realmente foi.

Anônimo disse...

Lendo os comentários do "editor" e dos seus leitores raivosos, cheguei a uma conclusão inesperada - os coxinhas não são tão ruins, nem mentecaptos, pois já estão excluindo os fascistas e os psicopatas da extrema-direita. Nesse tranco, eles ainda vão se devorar, visto que são movidos a ódio, muito ódio. Doentes ...

Anônimo disse...

Eu estive novamente no Parcão e a quantidade de manifestantes me pareceu a mesma do dia 15, aconteceu que com a chuva um pouco antes fez com que muita gente demorasse mais para sair de casa, mas o pessoal que organizou foram espertos e esperaram uma hora a mais até começar a caminhada.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 8:55
Isto eu percebi em São Paulo. Às 15:00 hs. já tinha gente saindo da passeata e o número foi aumentando e aumentando, enquanto chegava muita gente, ainda. Já na do dia 15 de março, o povo só começou a deixar a concentração depois das 4:30, até esta hora, ninguém arredava o pé. Posso afirmar por que, por problemas de locomoção, não vou muito longe da estação do metro. Os trens do metro, tambem estavam mais vazios, mas um funcionário do metro me disse que dobraram o número de trens em relação a 15 de março. Embora não tivesse um milhão de pessoas, ontem, compareceram mais de 275 mil na Paulista.


mj

Anônimo disse...


Atos têm “agenda difusa” e “corrupção seletiva”:

Apesar dos muitos cartazes sobre 'petrolão' e Petrobrás, não houve referências às contas secretas no HSBC da Suíça ou sobre o mega-escândalo de sonegação revelado pela Operação Zelotes. Deve ser a corrupção seletiva"; também não foram destacados "os problemas do bolso e do estômago, o aumento da inflação ou do desemprego, que certamente pouco afetam a vida da maioria que foi às ruas", acrescenta; jornalista lembra que líderes dos movimentos anti-governo, que agora querem protestar no Congresso, deveriam começar a pauta contra o projeto da terceirização; por fim, o pedido de impeachment desses grupos: "Vai ser engraçado ver movimentos que se dizem contra todos os políticos e partidos pedindo a estes mesmos que violem as regras da política e tirem Dilma do governo".

Anônimo disse...

PTRALHA das 13:13 chama, NOS, OS ROUBADOS de "doentes".

Isto só porque não fazemos parte da MÁFIA PTISTA!

Sabem, anonimo das 13:13, és nojento! E, o melhor seria é você devolver o dinheiro desviado da PETROBRAS.

Anônimo disse...

O Petralha das 14:28 nos chama de "Seletivos". Ele não o é, só selecionou o que lhe interessava, esqueceu que fomos a rua contra políticos corruptos de qualquer partido, pois o movimento não é partidário, embora contra o PT, porque se trata de uma quadrilha disfarçada de partido.

Anônimo disse...

Calma, polibiariano das 16:41, você está muito agitado, e acho melhor tomar tua medicação em dose dobrada ... Não sou petista, mentecapto, e até acho que os petistas tornaram-se uma quadrilha igual às outras (PP, PMDB, PSDB, DEM, etc.), ou até pior. Como é que vou devolver algo que nunca peguei, energúmeno? Ao contrário, além de pagar impostos (sem sonegar), passo frequentemente nos postos de gasolina para abastecer, e aí a Petrobras (junto com seus parceiros privados) mete a mão no meu bolso ... Vai te tratar, psicopata ideológico!

Unknown disse...

eu fui as duas manifestações, embora nesta última tenha chegado um pouco mais tarde, já não era possível andar entre elas, acabei por desistir de chegar ao local combinado com outras pessoas; saí de lá por voltas das 17:30h e muitas pessoas estavam chegando, perguntei a uma delas por que só aquela hora, vinham da zona sul onde o metrô não funcionou(!!?)resolveram vir de ônibus, se o numero de participantes foi menor, a vontade foi maior.

gineste disse...

O Data Folha só contou os manifestantes que estavam de mãos dadas, os que estavam sozinhos eram apenas pedestres.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/