Artigo, Valdir Silveira - Saiba como viajar até lá e como é atualmente o Vietname

Este artigo que vai de modo exclusivo para os leitores, integra uma série de três que foram preparados pelo engenheiro-agrônomo Valdir Izidoro Silveira (leia qualificação em nota ao pé da página). Ele acaba de visitar o Vietnam a trabalho. Neste artigo, além de passar dados sobre a viagem (duração, companhia, preços), ele também conta sobre o que faz lá e narra um pouco da vida e das condições atuais do País. Valdir é um simpatizante do regime comunista do Vietnam. 

VIETNAME: A TERRA DO “TIO HO” (I)
Valdir Izidoro Silveira (*)
 Assim é conhecido o herói vietnamita, Ho Chi Minh, timoneiro da derrota dos países invasores do território do Vietnam: França e EUA. Junto com Nguyen Van Giap conduziram a luta de resistência e vitória que, em menos de meio século, após a derrota das forças invasoras, conduziu o país ao desenvolvimento.
Cheguei a Ho Chi Minh dia 8 de setembro, após 22 horas de viagem saído de São Paulo, com escala em Dubai.
Minha missão no Vietname está dividida em dois empreendimentos: um comercial que é assessorar um empresário brasileiro que quer vender gado zebuíno para um comerciante de carne no Vietnam. Ele prefere o gado zebuíno, guzerá, nelore ou Brahma, porque são bois com menos gordura. Pretendem comprar 50 mil bois por mês.
A outra missão é mais técnica onde o mesmo empresário fará uma parceria com um grupo vietnamita que produz ração e que tem um faturamento anual de 600 milhões de dólares. Esse grupo, chamado PROCONCO produz 15 milhões de toneladas anuais de ração para frango, porco, marreco e gado. Esse grupo bate, em pequena escala, 40 mil aves dia para consumo interno e querem se organizar para exportar frango para os países árabes e Russia. Compete a nossa equipe fazer o estudo de viabilidade para ampliar essa capacidade de abate de frangos com vistas a exportação atendendo todas as exigências protocolares desses países bem como as regulamentações sanitárias vigentes no mercado de carnes para exportação.
Os vietnamitas tem o hábito de comprar frangos vivos. O mercado local vende frango e marreco assado- tipo defumado- em estabelecimentos localizados ao longo das avenidas, ruas e comércios locais.
É a segunda vez que venho ao Vietname e, provavelmente, terei que voltar, pois que o empresário do Paraná será o responsável pela comercialização desses frangos nos mercados árabes e Russia. O negócio ainda não foi fechado.
A nossa  última viagem foi em julho de 2012, com 22 horas de viagem, escala em Dubai – também tem escala em Doha, mas não recomendo- a melhor  companhia é a Emirates. Os preço das passagens variam de 1900 à 4.000 dólares, dependendo da época do ano e reservas antecipadas.  O aeroporto de Dubai é uma ostentação fora do comum; coisa de cinema. Os “brimos” montaram um esquema de  circulação interna, no aeroporto, que tem obrigam, antes de chegar aos portões de embarque, a passar na ala comercial, verdadeiras “arapucas” muito bem montadas, com um visual exuberante; uma baita caça dólares!
O Vietname, possui  92 milhões de habitantes. A capital do país é Hanoi com 6,5 milhões de vietnamitas.
Na capital não se vê aquilo que nós latinoamericanos costumamos chamar de pobreza. Os vietnamitas da capital vivem do comércio e no trabalho em instituições governamentais e bancos. É uma bela cidade, limpa, com edifícios suntuosos, alguns superiores ao que existem em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba ou Porto Alegre; só vendo pra crer.

(*) Engº Agrº, Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Regional-ILPES-CEPAL/ONU e MSc. em Tecnologia de Alimentos/UFPR
E-mail: valdir.i.silveira@gmail.com

8 comentários:

Anônimo disse...

jizuiz, comunistas e seus simpatizante veem progresso ate em Cuba...

por que nao iriam ver progresso no Vietnam?

ademais, analise feita por quem esta fechando negócios vale um pouco menos do que nota de três reais...

prestes a ver seu cliente fechar um negocio la por aquelas bandas, como iria falar mal do lugar, né mesmo?

Anônimo disse...

Derrota? Invasores? Comunismo? Nada disso o visitante viu. Ele viu o capitalismo no auge. Não noticiou nenhum negócio com estatais, somente com empresas particulares.

Anônimo disse...

O Vitnan ganhou a guerra com os EUA e tornou-se capitalista. Seus negócios com os EUA só fazem aumentar. Não entendo como aqueles comunistas, tendo ganho a guerra, preferiram fazer negócios com o inimigo e não com Cuba, país comunista mais desenvolvido do mundo.

Anônimo disse...

Comuna é ph*#a. Elles saem dos países do malfadado "mundo capitalista" para visitar esses lixos do maravilhoso "mundo socialista".

Políbio - poupe-nos destas sugestões iluminadas de turismo.

Sds

Anônimo disse...

Acontece que os vietnamitas, povo oriental, são pragmáticos. Copiaram a china comunista. No Vietnam tb é uma mistura de COMUNISMO COM CAPITALISMO. Terminada a guerra do Vietnam, cinco anos após, eles já estavam lá nos states, EE.UU, tentando atrair investidores americanos para desenvolver o país. Assim usando o capitalismo, vão bem, obrigado. Essa quadrilha do mensalão e do petróleo, deveriam fazer um curso no Vietnam sobre como usar o capitalismo para desenvolver, essa triste e miserável América LATRINA.

Gil Rikardo disse...

Este texto levou-me às lembranças dos maiores "puxa-sacos" que já conheci em minha vida. É isso. Um baita puxa-saco fazendo o que tem que fazer, ora bolas!

Anônimo disse...

ESTE SENHOR ESTÁ CEGO, ~DESCEU DO AVIÃO NA CAPITAL HO CHI MIM E NÃO SAIU MUITO DO HOTEL, SUGIRO A ELE QUE VISITE OUTRAS CIDADES VERÁS TANTA POBREZA QUANTO NO NORDESTE, QUE VÁ NOS PESCADORES E VERÁS A PROSTITUIÇÃO POR ALIMENTO.
FALE COM JOGADORES BRASILEIROS QUE ESTÃO TENTANDO A SORTE PELOS CAMPOS DE LÁ.
OS CARAS COMO BONS COMUNAS SÓ MOSTRAM O LADO BOM, LEMBRAM DA ALEMANHA COMUNISTA, NA DIVISA DO MURO HAVIA BOAS CASAS, ALGUNS KILOMETROS ADIANTE EDIFÍCIOS QUE ERAM VERDADEIRAS FAVELAS VERTICAIS.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

E VAO PAGAR?

E' HABITO DE ESQUERDISTA PASSAR O CALOTE,ENTAO O NEGOCIANTE DESLUMBRADO VAI CONHECER A VERDADE

A TERRA QUE O MANDA CHUVA ENTREGOU SEU MESTRE E PROFESSOR PARA A CACHORRADA MATAR A FOME

OTARILDO DA GEMA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/