Saiba como na Operação Satiagraha, Tarso queria ver o "circo pegar fogo" para minar Lula e Dilma

Protógenes sabia que a Operação Satiagraha contou com o ok de Lula, que voltou atrás depois que os acontecimentos chegaram muito perto do governo. O banqueiro Daniel Dantas tinha todo mundo nas mãos e vazou o número da conta do Mensalão em Nassau.

Estranhamente fora do mercado, passados 30 dias do lançamento, o livro Assassinato de Reputações, prossegue surpreendendo pelas revelações que faz o delegado Romeu Tuma Júnior, que durante três anos privou da intimidade do governo Lula, no comando da secretaria nacional de Justiça, trabalhando sob a liderança do então ministro da Justiça, Tarso Genro. Tuma Júnior era filho de Tumão, o mitológico chefão do Dops de São Paulo na época dura da ditadura, onde recrutou o então líder sindical Lula da Silva para ser seu alcaguete – o dedo duro que informava aos policiais e aos militares tudo o que acontecia na CUT e no PT.

. Num dos capítulos mais pormenorizados, ao contar os bastidores da Operação Satiagraha e o embate mortal entre os delegados Paulo Lacerda e Protógenes Queiroz com a troika Lula, Dirceu e Gilberto Carvalho, uns atacando e outros defendendo os interesses do banqueiro Daniel Dantas, ele explica de que modo se colocam as contradições entre as lideranças do PT:
- Tarso não gostava de Lula e Dirceu, e queria ver o circo pegar fogo. Ele era de uma facção contrária à majoritária no PT, e quando falo em facção contrária refiro-me a grupos antagônicos mais adversários do que a própria oposição. Sabia que Dantas tinha boas relações com expoentes do PT. A desgraça do banqueiro e de parte de seus Partidos, naquele momento, poderia render a Tarso novo protagonismo, como ocorrera quando do escândalo do Mensalão.

. Qual o interesse que tinha Tarso Genro em ver “o circo pegar fogo” ? Leia o que escreve Tuma Júnior na página 403 do seu livro:

- Isto lhe beneficiaria na disputa presidencial (ele postulava a candidatura a presidente e não acreditava em Dilma), ou no mínimo ao governo gaúcho. Afinal, Tarso sabia, como já dissera Protógenes, que a Operação Satiagraha era uma “missão presidencial”, que depois foi suspensa pelo envolvimento de gente do próprio Palácio do Planalto.


4 comentários:

Anônimo disse...

O elemento Tuma Jr denovo? Primeiro bota tudo na bun...do lula, segundo ele o barba. Depois do Tarso e, depois intriga de Tarso conta lula. Conta essa, Tuma Jr não tem espaço, na grande midia e nem na oposição de tão bola nas costa que é.

Anônimo disse...

Cascavel conhece cascavel!

ISMAEL FAÇANHA disse...

"ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES" está ha 12 semanas na lista dos 10 mais vendidos da Revista VEJA, e em 1º lugar faz algumas semanas.

É o NÃO FICÇÃO mais vendido atualmente, no Brasil.

Anônimo disse...

Cada vez eu acho mais que, a falsidade, a farsa, o fingimento e a mentira são atributos inerente à personalidade do desgovernador Tarso, além da incompetência!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/