João Vicente acusa o PDT e poupa o PT no caso da exploração política do cadáver de Jango

João Vicente não esconde mágoa profunda pelo Partido que o elegeu deputado e abriga seu filho Cristopher.



"Eu já nem sei se meu pai, se vivo fosse, estaria no PDT hoje. Se estaria ligado a um grupo que aposta na cisão dos partidos do campo da esquerda." A declaração é de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart e diretor do instituto que hoje leva o nome paterno. Ele falou para o jornal O Estado de S. Paulo.

. Os familiares de Jango e do cunhado dele, Brizola, estão todos no PDT. O próprio João Vicente foi deputado estadual no RS, onde teve atuação medíocre. Seu filho, Cristopher, neto de Jango, parece ter muito mais embocadura política do que o pai e é suplente de vereador em Porto Alegre. No RS, Juliana Brizola, neta de Brizola, é deputada estadual. Seus irmãos fazem política no Rio. 

. O PDT tem agido com enorme discrição em todos os atuais episódios, ao contrário do PT, que se apossou do cadáver para fazer proseletismo eleitoreiro. Os dirigentes dos governos do PT comandaram a exumação, a recepção em Brasília e no dia 11 a própria Dilma irá ao Congresso para a sessão solene de anulação da sessão que declarou vago o cargo de Jango. Sobre o PT, nada fala João Vicente. O PT demonizou Jango durante toda a sua história e não aceita até hoje o seu legado, mas tira proveito político e eleitoral da sua memória. 

. Apesar de todas as evidências em contrário, João Vicente garantiu ao Estadão que o PDT procura tirar proveito dos eventos em torno da exumação de Jango, 37 anos após a sua morte e quase 50 após sua deposição pelo golpe militar:
-  É um Partido que não reflete o espírito conciliatório de Jango, cuja memória e legado, na verdade, pertencem ao povo brasileiro.

. João Vicente negou que ele e sua família tenham barrado o comparecimento de líderes pedetistas ao sepultamento dos restos mortais do presidente, hoje em São Borja. "Não barramos (Carlos) Lupi nem ninguém. Apenas avisamos que não iríamos permitir que a volta de Jango a São Borja se transforme em evento partidário. Ou que façam do cemitério um palanque político. Isso, jamais." João Vicente permitiu claramente que a ministra Maria do Rosário e os governos do PT (federal e estadual) transformasse num espetáculo midiático, político e eleitoreiro, a exumação do corpo em São Borja. 

Veja o comentário do editor: Jango radicalizou, sim, em 1964. Ele levaria o Brasil para os braços da União Soviética.

13 comentários:

Anônimo disse...

O João Vicente está querendo alguma grana do governo brasileiro, ou melhor, do povo brasileiro? Essa turma está há mais de 50 anos mamando nas tetas do governo, seja estadual ou federal...Chega...vão trabalhar...mas, que não seja como deputado.....

FAÇANHA disse...

A POLÍTICA BRASILEIRA VIROU ESPETÁCULO DE CIRCO SUBURBANO, COM PALHAÇOS SEM GRAÇA ANIMANDO UMA PLATEIA DESDENTADA E INFELIZ.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKK...
VÃO MUDAR TODOS OS FATOS QUE ACONTECERAM DE LÁ PARA CÁ!!!
QUE TAL COMEÇAR POR ANULAR TODOS OS GOVERNOS DO PT, HEIN!!!
ASS HOLES!!!

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Gostaria de dar uma aula de
massinha I para esse senhor,filho do ex
Primeiro peque um pequeno pedaço de massa ponha no meio da palma da mão direita,após isso,feche a mão,dando um pouco de pressão na massa,repita esse gesto até a massa ter liga.
Enquanto isso vamos a uma historinha.
Era uma vez,no país chamado Brasil,uma ditadura militar tomava conta do poder.O maior medo dos militares era o retorno de um político chamado brizola.
Esse militares por volta de 1975 criaram um líder operário para competir e destruir o brizola,junto disso, deram o partido de getulio,o PTB,a sua neta,que não representava nada,negando a brizola uma legenda histórica
O líder operário,inventado pelos militares,fundou um partido o PT,que com o passar do tempo engoliu o brizola e o seu partido pdt.
Isso posto podemos já liberar a mão direita e ver que a massinha está boa.
Acredito que o filho do ex tenha aprendido alguma coisa,e que calado é um poeta,fazedor de massinha I
Saudações

Anônimo disse...

Políbio, foi assim que aconteceu. Eu tb vivi 64. Brizola era um agitador comunista. Essas passeatas imensas que acontecia em SPaulo, Rio, Belo Horizonte, a globo e a imprensa em geral não mostra. Mostram somente a repressão militar nas ruas. Como se todo mundo fossem uns anjinhos..: as dilmas, os zé dirceus, genoinos e toda a camarilha comunista que queria um Brasil comunistacubano. Lembram do chico Buarque e suas músicas de protesto. Pois há mais de 25 anos, caíram os regimes de direita na américa latrina e os ditadores cubanos continuam no poder e ainda são chamados de presidente fidel castro. Onde está o protesto do chico Buarque contra a ditadura cubana, ou qdo na esquerda não é ditadura, hein chico....???

Anônimo disse...

Políbio,

Agora entendi a causa da deposição do Jango:

- A família sofre de "confusão congenita" na avaliação do certo e errado!!!

JulioK

Anônimo disse...

Será que tem interesse monetário do úbere do Estado?

Anônimo disse...

O efeito do fraco e apagado Jango se esvaiu diante da real grandeza de Mandela.

Anônimo disse...

Cara de pau esse João Vicente, quem tem mais explorado é o próprio filho dele.

Anônimo disse...

Caro jornalista Políbio Braga: escutei atentamente seu comentário, ou seu depoimento, sobre Jango e o período que antecedeu 64, ou seja a implantação do regime militar. Vivi também aquela época e assino embaixo do que foi dito. Trata-se de um processo histórico, que os mais jovens sabem através de leitura, às vezes nem sempre isentas, o que é de se lamentar. Na verdade, o momento político que culminaria com a implantação do regime autoritário de 64 estava por demais agitado. Jango manietado ou sitiado no governo, com a pelegagem sindical de um lado e os comunistas, liderados por Luiz Carlos Prestes, de outro. O discurso era o das sempre decantadas "reformas de base". Prestes, é de se supor, como velho agente do comunismo apoiado pela Rússia, imaginava que era chegado o momento da tomada efetiva do poder no Brasil. Brizola, por sua vez, também pressionava Jango e, ao mesmo tempo, formava os tais grupos "Dos 11", para uma eventual resistência armada ou coisa parecida. Em Pernambuco, o advogado Francisco Julião, liderava as chamadas "Ligas Camponesas", coisa meio parecida, diria eu, a um MST armado. E o ambiente cada vez ficava mais conturbado, chegando até os quarteis, através de atos de insubordinação de cabos e sargentos, ferindo a disciplina militar. Isso no plano interno. No externo: tempos de Guerra Fria. O planeta dividido entre dois blocos, com EUA de um lado e União Soviética de outro, a qual conseguiu criar uma situação insustentável para os EUA, que foi o surgimento de uma Cuba comunista no quintal da sua tradicional adversária, a nação norte-americana. Situação por demais incômoda para a época, onde provocações é que não faltavam. Mais: movimentos guerrilheiros em outros países próximos. Motoneros, na Argentina; Tupamaros, no Uruguai, e por aí seguia. Como resultado de tudo isso, é claro, surgiu uma reação ampla liderada pelos EUA e o Brasil era peça fundamental. Ademais, as Forças Armadas Brasileiras têm posições anti-comunistas bem claras. Não deu outra: 21 anos de regime militar. Acertos por um lado e desacertos por outro. Os militares mandaram e desmandaram no país. Nunca haviam ficado tanto tempo no poder. Pena que não enfrentaram com determinação e não acabaram com essa situação insustentável na vida do país, que é a corrupção. Até porque atos de corrupção ocorreram no regime autoritário. A corrupção é uma praga que corroi a vida da nação. Qual será o futuro do Brasil?

Alberto Magno disse...

Estou hoje com 70 anos, em 64 deu Sereno Chaise, deu um discurso lá na PMPA, ou comício na época, para que que os militares abrissem os quarteis para dar armas ao povo, e o povo sempre idiota e massa de manobra destes aventureiros politicos acreditou que os militares estariam esperando os anjinhos de braços abertos, o que ocorreu é que quando eles se aproximaram da igreja da Dores mais o menos uns 2000 militares de todas as ruas laterais a rua dos Andradas, cercaram uns 20000 arruaceiros, e eu me lembro que dei laço das 15h até ás 23 horas da noite, não me arrependo, se não
tivesse acontecido este fato talvéz em POA, a nossa história seria outra, há se o o Jango não devia nada porque fugiu, MEDO, ou não tinha apoio, esta pergunta nunca foi respondida.

Anônimo disse...

Todos sabiam que JANGO era um GOZADOR e gostava da politica para se sentir bajulado.

No momento de tomar uma decisão, ele fugiu, a perna tremeu.
Este NUNCA FEZ falta ao Brasil.

Anônimo disse...

Existe alguma rua com o nome de Castelo Branco, Medice, Figueiredo, Geisel? Não eles nunca fazer parte da história, num sentido positivo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/