Gasto com pagamento de servidores cresce mais que receita no RS e em mais 21 Estados

O limite prudencial, 46,55% impede os governos de tomar empréstimos, promover contratações e conceder aumentos superiores ao nível da inflação. A Lei de Responsabilidade Fiscal só admite 49%. O RS piorou no governo Tarso, saindo dos 39,4% do governo Yeda para o total atual de 43,4%. Como Tarso não paga o piso salarial do magistério e ainda remeteu para outros governos aumentos salariais extraordinários, economistas como Darcy Carvalho dos Santos estimam que dentro de dois a três anos até a LRF será desrespeitada. O governo do Paraná, que passou de 45% para 48,7%, já não tem dinheiro para pagar fornecedores e aplica calotes neste final de ano.

A reportagem a seguir é da jornalista Daniel Bramatti , de O Estado de S.Paulo. Leia tudo:

. Os gastos com pagamento de pessoal são um fardo cada vez mais pesado para a maioria dos governos estaduais. Nos últimos três anos, nada menos que 22 das 27 unidades da Federação ampliaram a parcela da receita comprometida com salários de servidores ativos e aposentados. Em termos práticos, isso se traduz em menos investimentos e contas mais engessadas.

. Não se pode culpar o desempenho da arrecadação pela situação. Na média, a receita estadual cresceu 16% acima da inflação entre 2010 e 2013. Apenas três governadores tiveram perda de recursos. Em 19 Estados, o crescimento real da receita no período foi superior a 10%.

. O problema está mesmo localizado na ponta das despesas. Os gastos com pessoal nas 27 unidades da Federação cresceram 36% em termos reais desde 2010. No governo federal, o aumento foi de apenas 3%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

O PROBLEMA COM SERVIDORES SÓ OCORREM NA UNIÃO E ESTADOS, TEM SECRETARIAS LOTADAS E OUTRAS VAZIAS, POR MOTIVOS DESCONHECIDOS NÃO SE FAZEM AS TRANSFERÊNCIAS E OPTAM POR NOVOS CONCURSOS. AQUELE CENTRO ADMINISTRATIVO DA BORGES DE MEDEIROS ELES CONSEGUEM POR 5.000 MIL SERVIDORES LÁ DENTRO ATÉ PARECE MÁGICA. NAS DUAS CASAS, CONGRESSO E SENADO DEVE TER UNS 10.000 SERVIDORES ACHO QUE DEVEM TRABALHAR EM TURNOS DE OITO HORAS.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Esta casta de funcionários públicos cheios de privilégios, direitos, autoridade e sem a contrapartida de deveres vai destruir o Brasil.

A previdência está falida devido a estes parasitas, que apesar de representar 10% dos segurados, consomem 70 % dos benefícios.

Só uma ação corajosa de colocar para correr esta gente demitindo 50% desta turma e limitando suas aposentadorias no mesmo patamar dos trabalhadores privado salvariam o país.

E os comunas colocam a culpa nos juros...

Anônimo disse...

Isso é o resultado dos governos social-democratas,socialistas, comunistas, trabalhistas e outros "istas" que no fundo quer dizer: vamos tomar os cofres públicos em nosso proveito! É como deixar o lagarto faminto para cuidar dos ovos. Qualquer empresa em que os empregados determinassem seus salários iria à falência, nos estados aumentam os impostos e quem vai à falência é a sociedade.

Anônimo disse...

Responsabilidade desta merda de partido, PMDB, criadores da CONSTITUIÇÃO DE 1988.

Façam um referendo para a população sobre os direitos dos funcionários públicos.

Anônimo disse...

Ou seja:

os parasitas públicos, cinicamente chamados de "servidores", sugam até a medula da população vassala.

Para bancar os super salários, as aposentadorias integrais, os horários especiais, a ineficiência, o empreguismo, a estabilidade no emprego, viagens, cursos, privilégios e corrupção das aristocracias estatais, o povo vassalo é extorquido com impostos.


Anônimo disse...


CAPA PRETA DIZ:

COMO TEM BABUSEIRAS NESTES COMENTÁRIOS SOBRE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.
O ORÍVIO TRUTA/PETRALHA, CRIOU MAIS 5 SECRETARIAS, PARA ACOMODAR OS AFILIADOS. O NOVE DEDOS CRIOU MAIS QTOS MINISTÉRIOS? E AI VAI. O PODER LEGISLATIVO E JUDIÁRIO, SÃO OS Q LEVAM EM TORNO DE 70% DA FOLHA DE PAGAMENTO DO ESTADO. CERTA VEZ EM TRATIVAS COM O ATRAZO ERRO, DISSE ELE: O PAGAMENTO DAS EMPREITEIRAS, TB ESTAVAM INCLUÍDAS NA FOLHA DE PAGTO. DO ESTADO, POIS AS VERBAS SAIAM TAMBEM DOS COFRES PÚBLICOS.
TEM PETRALHAS AQUI DE PLANTÃO P/DEFENDER ESTE COMUNISTA, Q DISTO NÃO TENHO DÚVIDAS.

Anônimo disse...

ANÔNIMO DAS 11:09, AI QUE QUE FOI COLOCADO FREIO NAS APOSENTADORIAS, EXEMPLO. O SERVIDOR PUBLICO PRECISA TER 95 ANOS PARA APOSENTAR-SE,
60 ANOS + 35 SERVIÇO= 95 ANOS,
55 ANOS + 40 SERVIÇO= 95 ANOS
NÃO TEM AQUELA DE SE APOSENTAR COM 43 ANOS COMO FEZ O FHC.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Nunca se teve tanto cargo em comissao.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/