Joaquim Barbosa pode aumentar para 19 lista de mensaleiros presos

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou na quinta-feira a decisão que permite a execução imediata das penas de parte dos mensaleiros - lista que inclui o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, a antiga cúpula do PT e os demais réus que haviam sido condenados, mas ainda tentam diminuir suas penas por meio de recursos. Cabe agora ao presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, determinar a execução imediata das penas de até 22 condenados. 

. Barbosa também poderá decidir individualmente se admite ou não os embargos infringentes dos réus que não tinham direito a apresentar o apelo, mas o fizeram mesmo assim. Com isso, ele poderia mandar executar a sentença dos réus que apresentaram infringentes apenas para tentar retardar a conclusão do processo - por exemplo, os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Desse modo, poderia expedir 19 ordens de prisão para os regimes fechado, semiaberto e aberto.

. Barbosa, relator do processo na Corte, deve rejeitar os pedidos dos condenados que não tinham direito a um novo julgamento, mas que apresentaram, mesmo assim, recursos para tentar adiar o cumprimento das penas. Nesta quinta-feira, o Supremo frustrou as expectativas sobre a possibilidade de as prisões serem cumpridas antes do feriado prolongado. Elas deverão ocorrer somente na próxima semana. Num primeiro momento, todos os presos deverão ser levados para Brasília. Depois de uma análise da Justiça, serão informados se poderão ou não cumprir as penas nas cidades onde vivem.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no site da VEJA.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/