Sociólogo diz que protestos podem voltar mais fortes e incontroláveis. Saiba por que razão.

Boaventura de Sousa Santos (foto ao lado)  aponta a insatisfação popular como fruto da expansão da classe média brasileira, que ficou mais exigente. Para ele, só uma reforma política profunda pode evitar que povo volte às ruas. A entrevistam foi concedida para a Deutsche Welle:

Os protestos no Brasil perderam intensidade, mas, se o governo não der uma resposta rápida às reivindicações do povo, podem voltar ainda mais fortes – e de forma incontrolável. O alerta é do português Boaventura de Sousa Santos, doutor em sociologia pela Universidade de Yale (EUA) e diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).

Autor de estudos sobre emancipação social, direitos coletivos e democracia participativa, ele vê a onda de indignação que tomou as ruas do país como fruto das mudanças vividas pela sociedade brasileira nas últimas décadas. A classe média, afirma, cresceu e com ela as demandas dos cidadãos por melhores serviços públicos ganharam força.

Para Boaventura, o Congresso está “divorciado das prioridades dos cidadãos” e, por isso, uma reforma política se faz necessária. “Há medidas de emergência que têm de ser tomadas, mas nada disso é possível se não houver uma reforma política profunda. Neste momento todo o sistema político tende a perverter e a inverter as suas prioridades”, afirma em entrevista à DW Brasil.

Deutsche Welle: Como o senhor avalia a onda de protestos?
As manifestações foram uma surpresa tanto no plano interno como no plano internacional. Tudo levava a crer que tudo no Brasil estava indo bem. Internamente, os próprios partidos, especialmente o do governo, foram apanhados de surpresa. O que foi surpresa foi o motivo para que a explosão ocorresse. Havia um mal-estar, e ele resulta do êxito das políticas que foram instituídas no Brasil a partir de 2003 [quando Lula assumiu o poder] e que fizeram com que 40 milhões de pessoas entrassem para a classe média.

Protestos foram realizados em cidades brasileiras e no exterior.
Elas criaram expectativas não só no que diz respeito à sua vida, mas também ao modo como se posicionam na sociedade, ao modo como usam os serviços públicos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Caro Políbio: Este elemento é o exemplo mais bem acabado de 'besta quadrada". Ser formado ou pós-graduado em Yale ou qualquer uma escola da Ivy League é atestado de infecção marxista anterior mesmo à admissão (um burro coça o outro, entende?), pois os Departamentos de Humanas daquelas universidades são a principal fonte de subversão antiamericana e antiocidental. A leitura que faz do fenômeno dos protestos, ocorrido em junho Brasil é tipicamente bolchevique: as reformas que preconiza o luminar (arre!)são aquelas já conhecidas na C do Norte, em Cuba e em alguns outros "resorts" da Sinistra.ç

Anônimo disse...

Teve promessas de café da manhã, almoço e janta a cada brasileiro !

Daí que se passaram 8 anos e o que se viu é que alguns brasileiros, especialmente CCs realizaram esse sonho.

Não precisa análise européia para concluir que o "sonho" acabou em pizza!!

Anônimo disse...

Até onde sei, Boaventura de Sousa Santos é o guru dos petistas. Sempre participa do Fórum Social Mundial, entre outros encontros. Petistas babam sob a presença do sociólogo.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ESSE TAL DE Boaventura de Sousa Santos DEVE SER UM COMUNA PORTUGUÊS, CUJO CONHECIMENTO DA REALIDADE BRASILEIRA, DEVE TER OBTIDO NA LEITURA DOS BLOGS DA ESGOTOSFERA MANTIDA COM VERBAS PÚBLICAS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E DAS ESTATAIS. TENHO UM AMIGO NA REPÚBLICA TCHECA QUE, TAMBÉM, VIVE LENDO AS PORCARIAS EDITADAS PELA JEG, CUJAS OPINIÕES SOBRE O PT E LULA COINCIDEM EM GÊNERO, NÚMERO E GRÁU COM O QUE DIZ ESSE CARA LÁ DA SANTA TERRINHA. SE AQUÍ, TEMOS FANÁTICOS PETRALHAS QUE ACREDITAM NESSAS BOBAGENS, O QUE ESPERAR DOS CARAS QUE SE ENCONTRAM TÃO DISTANTES. É COMO SE DIZ: A INGUIROCANÇA É QUE ASTRAVANCA O PORGUESSO. ETA GENTE ATRASADA QUE ACREDITA NA EXISTÊNCIA DE UMA NOVA CLASSE MÉDIA COM O TAMANHO DE 40 MILHÓES DE NOVOS MEMBROS. SÓ RINDO.

Nádia disse...

Tem análises com as quais não consigo concordar de jeito nenhum. Primeiro: os que foram vistos nas ruas não pareciam ter nada com as tais novas classes médias (as quais procura-se). Os interlocutores do passe livre estudaram em escola particular desde sempre.. tinham dezenove anos (o de menos idade) então... de que nova classe média se trata? Só se o lullla ao chegar ao governo fez a mágica de transformar instantaneamente a família dessas criaturas em poderosas pagantes de escola particular.
Que políticas econômicas implantadas? A estabilidade econômica, única coisa aproveitável nesse governo, foi uma continuação da política econômica de FHC ! - que ficou com a fase remédio amargo -, cercada por um cenário externo invejável .
Eu ainda não entendi como foi que fizeram essa tal entrada de milhares pra classe média... com bolsa família? Isso é impossível. O que me parece é que alguém faz uma análise e “miles de outros” a repetem sem atentar muito pra coerência ou pra realidade do que dizem. Parece-me ponto pacífico que uma grande quantidade havia escapado de estar abaixo da linha da miséria. Até aí tudo bem. Ser classe média apenas porque tem acesso à internet e TV slim.. aí já é abusar da minha paciência, mesmo porque acesso ao face até os detentos...
Quanto às criaturas das manifestações, tem uma doutrinação tomando conta e quando as pessoas um pouco mais sérias perceberem de verdade o que está acontecendo - em vez de ficarem acreditando em análises academicosas arrogantes e sabe tudo... – aí já era. Os “face” e outros são perfeitos pra doutrinação, mesmo porque as pessoas são mantidas tendo que interagir e concordar com coisas variadas sem as quais elas não conseguem manter número de amigos, índices de popularidade etc... Da mesma forma quem não tem número importante de amigos ou amigos importantes na sua lista... não consegue ter importância. Dessa forma, as pessoas vão concordando com coisas, assinalando “curtir” e por aí vai.. Clientelismo, compadrio e outros vícios do BR são a tônica dos face e outros do gênero. É apenas uma replicação do que existe na vida comum, só que pior porque fácil, muito visível e ninguém quer sair perdendo. De resto é viciante porque rápido e permite comunicação instantânea.
Alguém explique como é que essa tal classe nova privilegiada pela chegada do pt ao poder resolveu se insurgir contra a corrupção agora se o mensalão foi mostrado em 2005.!! Depois disso e quinhentos outros escândalos eles reelegeram lullla e reelegeram novamente quando escolheram o poste. E não duvido reelegeriam agora novamente. A corrupção jamais incomodou. Vão me dizer agora que essa é a classe que alcançou novos serviços etc etc aceitando toda a corrupção e agora não quer mais brincar disso? Me poupe. Se querem dar explicação, pelo menos arrumem uma minimamente coerente.
Após muita letrinha mentirosa incitando nas redes sociais (e quem incita não é melhor do que quem está no poder hoje), as pessoas estão mantendo a si mesmas, acho, na ilusão de que estão tomando o poder nas mãos.. de que tem as rédeas da situação. O que é uma ilusão. E destruir a imagem do legislativo, é só uma parte do que quem opera a bagunça quer (Não que o legislativo seja uma flor... mas afinal está apenas na dependência de quem vota..)

Mordaz disse...

português , doutor em sociologia pela Universidade de Yale (EUA) e diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal)? Fala sério. O cara é especialista de ouvir falar. Não conhece nada em pessoa. Chutador que deram trela. Não nos representa.

Anônimo disse...

"Havia um mal-estar, e ele resulta do êxito das políticas que foram instituídas no Brasil a partir de 2003 [quando Lula assumiu o poder] e que fizeram com que 40 milhões de pessoas entrassem para a classe média."

E o cara tem a desfaçatez de dizer isso sem nem se envergonhar da própria boçalidade.

Anônimo disse...

Só no Brasil mesmo, com um salário de 680,00 mensais ´ja é considerado classe média, hahah

Anônimo disse...

Classe média é quem tem uma casa boa,com conforto,pelo menos um carro na garagem,sai para jantar fora,frequenta ambientes mais sofisticados,faz turismo,veste um Armani (como o Lula),ter uma auxiliar do lar com carteira assinada e por aí vai... É, Nádia, certas coisas não dá pra entender mesmo.

Anônimo disse...

Parabéns aos leitores-comentaristas acima, cujos textos subscrevo!
Quanto ao Boaventura de Sousa Santos, tá na cara, literalmente, que é mais um esquerdopata!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Este sociolula equivocou-se, leu errado as noticias. Foram os 40 milhões de reais que pessoas, da política, saíram da classe média, para a rica. Um, filho de politico por exemplo, comprou uma fazenda no "cach", outros ....





Anônimo disse...

POST PARA REALMENTE ENTENDER O BRASIL

No fundo e' o sistema juridico brasileiro que acaba promovendo a impunidade. Nao e' um juiz ou um promotor mas o SISTEMA. Veja so a manchete de hoje:

"Decisão do TJ abre brecha na interpretação da Lei Seca"

Ou seja, conseguem estragar o que poderia funcionar. Nao adianta fazer lei bem feita porque depois esculhambam.


PORQUE E' GRAVE? Porque abrindo bechas nunca resolvem as causas. Atuando no varejo (prisao de casos especificos) nunca resolvem o sistema. Vide caso Kiss de Santa Maria e as boates do BT: Veja se alguem resolver o problema.. boates de SP voltaram a abrir com documentos temporarios porque as permanentes devem durar 5 a 10 anos para sair. O problema de novo e' o sistema. Enquanto isto pessoas morrem em incendios, e as boates seguem sem borrifadores de agua. Se a Kiss estivesse sem material inflamatorio e com borrifadores, ninguem teria morrido mesmo que o azuleijista/gaiteirro usassem um lanca-chamas.

Mas nao, o sistema faz com que a interacao entre os que atuam no judiciario - mesmo nao querendo- acabem criando a impunidade e a ausencia de solucoes.

No fim tudo acaba em pizza, pois botam na cadeia os envolvidos em um evento mas nada permanente e' feito para que o evento nao se repita.


Faz muito sentido que o povo va `as ruas e aperte os politicos ate que alguem se de por conta que o problema nao e' os politicos mas o judiciario. Nao sao as leis podres (feitas e deturpadas muitas vezes por politicos) mas o sistema. Como mudar? apertando os politicos/congresso para fazer uma mudanca ESTRUTURAL no sistema judiciario, incluindo desde codigos, procedimentos, recursos e papel da jurisprudencia. Inspirado em sistemas eficientes, saindo do sistema latino juridico e indo para o anglo-saxao.

Polibio: como advogado/jornalista, era de esperar que alguma vez voce tivesse pego esta bandeira, mas nunca li nada teu sobre o assunto. Que tal encampar um tema que REALMENTE pode melhorar o brasil ao inves de discutir mesquinharias do varejo da politica da provincia? Voce pode ver longe e profundamente, entao faca-o. Nunca e' tarde para fazer a diferenca...faca-o pela geracao dos teus netos. Eles te agradecerao. Mude o Brasil para melhor.

Anônimo disse...

Vamos esperar o "puxão" de orelhas do Papa Francisco, um Argentino..rsrs
Depois vamos para as ruas novamente.
A chinelagem dos partidos politicos e sindicatos, estes que fiquem em casa assistindo pela TV.

Anônimo disse...

Filosofia das ideologias furadas desconhecem a Pirâmide das Necessidades.Se o Estado prover o cidadão necessitado de alimento e roupa,amanhã mudará suas necessidades e ele irá querer que o Estado lhe dê casa,carro,celular,TV a cabo,roupas de Marca,Lazer etc...Como o Estado não produz nada alguém vai pagar a conta e no final o país irá para o brejo,mais ou menos o que aconteceu na URSS,CUBA,COREIA do Norte,Alemanha Oriental etc...O Estado têm que apenar prover as condições para que o Ser Humano possa com seu esforço ascender à essas necessidades.O resto é conversa para boi naná.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/