Entrevista, Eduardo Oltramari - Falta de inverno e protestos de rua tornaram os consumidores pessimistas

Eduardo Oltramari, CEO do shopping TOTAL, Porto Alegre

Como será o segundo semestre para o varejo?
Eu sou bastante otimista em relação ao segundo semestre, porque historicamente é aí que se concentra o grosso das vendas do varejo.

Flávio Rocha, do grupo Riachuelo, diz que o varejo crescerá, este ano, talvez 4%.
Ele é o CEO da Riachuelo, mas seu mix não inclui a linha dura, que sofreu um golpe duríssimo com a revogação da redução do IPI. O número do ano pode ser esse mesmo.

Mal começou o inverno e os lojistas começaram liquidações. Isto é geral?
É geral. O inverno não veio como se esperava. As lojas precisam fazer circulante (fazer caixa).

As manifestações de rua resultaram em perdas importantes para o varejo?
Sim, catastróficas, atingindo até mesmo os resultados do Dia dos Namorados e da própria Copa das Confederações.

O consumidor parece muito pessimista.
O consumidor vive um contexto de percepção pessimista – até extremo. Se não fosse isto, elas nem teriam ido para as ruas. O substrato por trás disto são os preços. Não há mais aquela percepção que tínhamos sobre valores estáveis, coleção após coleção. Nos últimos 5 ou 6 meses, isto mudou. Houve crescimento dos valores referenciais dos produtos e também restrições do crédito. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

O que o Oltramari chama de CAUSA são as CONSEQUÊNCIAS.

A população foi as ruas reclamar do governo porque o dinheiro apertou!!

Lá vai o PIB 2013 rumo ao Polo Sul!!

JulioK

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