Mercado aposta em juros maiores e inflação menor

Pela segunda semana seguida, analistas do mercado financeiro elevaram a projeção para a Selic, taxa básica de juros da economia, ao final deste ano. Após uma previsão de taxa a 8% na semana passada, os economistas ouvidos pelo Banco Central para a pesquisa semanal Focus desta segunda-feira apostam agora em juros a 8,25%. A projeção subiu após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que indica a adoção de uma nova postura do BC em termos de política monetária: o controle da inflação.
O BC piorou suas projeções para os preços ao consumidor tanto para este ano quanto para 2014. "Para 2014, a projeção de inflação aumentou em relação ao valor considerado na reunião do Copom de janeiro e se encontra acima da central da meta, em ambos os cenários", diz o Copom em relatório. Assim, a taxa atual, de 7,25%, recorde mínimo da história da economia brasileira, não deve ficar assim por muito tempo. Os analistas voltam agora suas atenções para a próxima reunião do Copom, em abril. 

. Assim, os economistas ouvidos pelo BC para o relatório Focus desta semana também apostam que a inflação deve reagir a novas medidas monetárias e abaixaram suas previsões para o acumulado do ano. Depois de ter elevado suas projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 5,82% em 2013, agora eles diminuíram para 5,73%. Para 2014, a expectativa subiu de 5,5% para 5,54%.

* Clipping www.veja.com.br

EVENTOS EMPRESARIAIS EM GRAMADO
Varanda das Bromélias, o melhor boutique hotel da Serra Gaúcha

Grupos de até 85 pessoas. Duas salas de apoio.
Rua Alarisch Schulz 158, bairro Planalto, 5 minutos do centro, em meio a um bosque
Fone 054.3286.6653. E-mail: reservas@varandadasbromelias.com.br Site www.varandadasbromelias.com.br
CONSULTE AGORA MESMO

3 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Não aposto em juros crescentes.

Na minha opinião, o governo já esta usando a Taxa de cambio para segurar a inflação.

Outro fator, a meu ver o principal, é que esta encurtando o crédito para manter o consumo de SERVIÇOS.

O maior problema será segurar o aumento do Item Alimentação, que sobe pelo famoso Custo Brasil.

A população pode até trocar o iogurte pelo leite, mas não pelo "pão e água"!

JulioK

Anônimo disse...

O boletim Focus, trabalhava com uma projeção de IPCA de 0,45% em março...mas o IPC-S divulgado hoje acelerou para 0,68%... ou seja, a tal redução de impostos da cesta básica acabou no bolso da cadeia produtiva... o que sugnifica que, todos estão embutindo inflação psicológica nos preços... era o que faltava pro descontrole total. E esta Dilma conseguiu.

Inflação psicológica só se combate com aumento de juros,e o BC vassalo de Mantega, não o fez na reunião da semana passada do COPOM. Era a última chance deste governo quebrar as expectativas de inflação, mas preferiu o populismo.

Anônimo disse...

Aposto em ambos maiores. Governo perdulário!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/