Editorial, Zero Hora - Estamos com medo

A foto ao lado é do Correio do Povo. Trata-se de manifestação desta sexta-feira diante do Palácio Piratini. Amigos e parentes de Lauane Lucas, 22 anos, assassinada esta semana em Porto Alegre, foram pedir mais segurança. Tarso Genro mandou um delegado receber o pai e a comitiva. O governo estadual, como se sabe, tem a atribuição constitucional exclusiva pela segurança pública no RS, coisa que não oferece.

O editorial a seguir é do jornal Zero Hora deste sábado. Ele revela o sentimento que domina todos os portoalegrenses há bastante tempo. Ninguém mais está seguro na Capital, a não ser algumas autoridades que se cercam de seguranças armados, carros blindados e todo tipo de proteção. São elas que não enxergam o que acontece nas ruas e por isto deixam de tomar atitudes na defesa do cidadão indefeso. A segurança pública é direito das pessoas e obrigação do governo estadual - que nada faz.

 O que interessa para as pessoas é ter tranquilidade no lugar onde vivem e trabalham, nas ruas e praças onde circulam e, especialmente, nas suas casas.

        A resistência de moradores de Porto Alegre em permitir a entrada de agentes sanitários do combate à dengue em suas residências pode ser explicada pelas páginas policiais dos jornais e pelos noticiários de rádio e televisão. Não passa dia sem que a população seja confrontada com algum crime brutal, como o recente assassinato da jovem Lauane Custódio Lucas, em frente de sua casa no bairro Partenon, por delinquentes que tentavam roubar o carro do seu namorado. É muita estupidez, é muita selvageria, é muita insegurança. Todos sabemos que a dengue deve ser combatida e que a população deve colaborar com os agentes de saúde, mas como permitir a aproximação de pessoas estranhas num clima de terror como o que se vive na capital gaúcha? Não é só na principal cidade do Estado, é verdade. A violência urbana atinge todo o Estado e todo o país. Ninguém desconhece isso. Mas o que interessa para as pessoas é ter tranquilidade no lugar onde vivem e trabalham, nas ruas e praças onde circulam e, especialmente, nas suas casas.Sempre reclamamos da impunidade. Ontem, a polícia anunciou a prisão dos suspeitos do bárbaro crime desta semana, que devem ser julgados e punidos de acordo com a legislação. Nem é preciso dizer que a penalização dos culpados, por mais dura que seja, não diminuirá a dor dos familiares e amigos pela perda da estudante. Nem reduzirá o medo que todos sentimos quando saímos às ruas ou quando algum parente próximo demora para chegar em casa. Punir os criminosos é necessário, sim, mas insuficiente. O que precisamos todos é de proteção, de policiamento preventivo, de ações sociais e repressivas capazes de inibir a criminalidade antes que ela se manifeste.

De que adianta saber que o presídio está cheio de delinquentes, submetidos a condições desumanas que, na visão de suas vítimas, talvez até seja punição branda demais? De que adianta saber que, às vezes, a polícia age com eficiência na investigação e na detenção de criminosos, embora também seja frequente que eles fiquem pouco tempo encarcerados? De que adianta saber que existem leis rigorosas para enquadrar os marginais? O que queremos é a segurança de poder ir e vir na nossa própria cidade, sem o risco de sermos assaltados, agredidos e até exterminados por facínoras entupidos de drogas.

 É possível sair deste ambiente de terror a que os brasileiros parecem condenados eternamente? Metrópoles outrora violentas, como Nova York ou mesmo cidades brasileiras que reduziram significativamente a criminalidade, comprovam que sim. Com programas sociais que incluem emprego e lazer para os jovens, com polícia comunitária e investimento em inteligência, com monitoramento de áreas mais suscetíveis a ocorrências policiais, com penas mais longas para crimes hediondos, com a implantação de vigilância eletrônica e com outras medidas que podem ser replicadas, várias cidades conseguiram dar um pouco mais de paz aos seus habitantes.

Precisamos de ações desse tipo de nossos governantes. E logo. Estamos com medo.


18 comentários:

Unknown disse...

Estamos, virgula. Moro em P Alegre, conheco um numero razoavel de pessoas, frequento bares e afins desde a decada de 70 e nao sinto falta alguma de seguranca. E das pessoas que conheco, nunca soube que as mesmas tenham sido assaltadas, abordados por delinquentes (exceto aqueles que integram partidos politicos, ne?) etc. Portanto, caro jornaleiro, e bem possivel que a tal "falta" de seguranca faca parte daquelas campanhas que a dita imprensa imparcial patrocina por nao ter capacidade de fazer nada melhor. E como o famigerado "apagao", vc lembra? Ou a falencia da Petrobras (lucro de 21 bilhoes no ano de 2012), como os jornaleiros engajados querem fazer crer. Mas imprensa e assim mesmo, ne! Tem dias que a dita inventa grampo sem audio (Gilmar e Demostenes...) publica falsas informacoes de pessoas (Ficha da Dilma na Folha...) arrasa com a vida de pessoas publicando mentiras a exaustao (Escola de Base em S Paulo...) inventa ET pra vender mais jornais (Folha na decada de 70...) publica pesquisa eleitoral com dados "editados" (ZH na eleicao do Rigoto...) e tantas outras coisas mais. Tudo é clro, pensando na tal liberdade de expressao. Sem esquecer que existe um numero expressivo de jornaleiros que recebem jaba e favores pra escrever a noticia em acordo com o comprador.

Anônimo disse...

A ZH tem grande parcela de culpa quanto a segurança de poa, os governos investem em propagandas nesta midia e eles ficam calados, não fazem as denuncias do descalabro que estamos vivendo, os diretores das midias com certeza andam de carros blindados ou com seguranças, e seus empregados estão desprotegidos tanto quento a cidade.
O comandante da brigada de alvorada pediu para a população se organizar através de associações, isso é uma vergonha, está adimitindo que a segurança está quebrada.
Deveriamos ter uma viatura fixa e uma moto rodando por bairro, isso que não estou nem falando de policiamento a pé.
Só falta o governador privatizar a segurança, pois o estado não tem condições de prestar este serviço e proibe o cidadão de se armar.
Também não devo culpar só o governador o grande responsavel é a policia federal, se não plantamos maconha nem coca, não se pode comprar armas, como elas entram? através das fronteiras e quem faz o policiamento de fronteira? policia federal, esta sim é a grande responsavel pela maioria das mortes por armas de fogo e o trafico de drogas.

Eduardo Menezes

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Esses caras assassinos ainda vão receber uma ajudazinha de R$ 971,00 auxílio-cadeia (foi atualizado em 10/01 deste ano), basta ter uma companheira e ter feito dois recolhimentos ao INSS e vão receber um valor superior ao salário mínimo, para quem rala 30 dias. Esse é o estado petralha que apoia o bandido e o crime, porque o PT é um partido de bandidos, basta ver as ações destes ditos subversivos, incluindo a baranga palanqueira, matando e sequestrando. Está no DNA do PT os genes da criminalidade.

Ventura disse...

Diferente do Sr. Carlos que postou um comentário desairoso e ofensivo (jornaleiro), eu tenho vários conhecidos e amigos que já foram assaltados, inclusive minha filha, que andando na calçada com amigos, teve roubada sua bolsa por um meliante que chegou de moto, com outro parceiro e com empurrões foram levando celulares e bolsas. Meu carro foi assaltado na Demétrio Ribeiro, e quando meu filho viu gritou para os assaltantes e estes apontaram uma arma para ele e ele voltou para o prédio e deixou por isto mesmo. Chamamos a Brigada e estamos até hoje esperando. Isto é segurança ? Caro Carlos moras em outra cidade ou fazes parte das "autoridades" que andam com seguranças.

Anônimo disse...

Quem sabe o Sgarbi vai contar suas mentiras para o pai da Luane e vê se ele acredita?

Anônimo disse...

O ambiente de terror a que estão submetidos os brasileiros, desde a ascenção dos comunistas bananeiros ao poder político-ideológico-partidário etc, é estratégico! O perverso objetivo é levar as pessoas ao desespero, que, aterrorizadas, levando-as a aceitar os totalitários comunistas ( pleonasmo), os quais aguardam, nas sombras, o momento de entrarem em cena e dar início aos já históricos democídios e genocídios, marca registrada da esquerda, para imporem a ordem - ordem, esta, PROPOSITALMENTE mandada às favas desde a ascenção da esquerda à hegemonia cultural e, consequentemente, político-ideológico-partidária, por ocasião da passagem do poder, até então sob as mui seguras rédeas das patrióticas e valorosas Forças Armadas do Brasil de antanho, nas mãos dos militares para os civis!

Não faltaram alertas e denúncias do Jornalista ( com inicial maiúscula ), escritor, filósofo e católico apostólico romano Olavo de Carvalho, o qual, parece, continua a pregar no deserto e a gritar no vácuo...

Susgestão de vídeo:

"EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO"

http://www.youtube.com/watch?v=qV8HPpwxaBI


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Editor oportunista e totalmente tendencioso. Será que fez a mesma interpretação quando houve mortes trágicas durante o governo da Yeda (sua protegida)??????

Anônimo disse...

Almirante Kirk, tudo o que vc falou é a mais pura verdade. Todo o governo com tendências totalitárias, deixam a bandidagem solta, prá se apresentarem como os salvadores da pátria. Assim aconteceu na Itália fascista, na Alemanha nazista e está acontecendo nessa pobre américa latrina. É o caso da Venezuela, Brasil e pasmem até no Uruguai com a esquerda no poder, os crimes estão assombrando a população(conheço bem o Uruguai de antes da esquerda no poder). Esse tal Sgarbi, é um petralhacomunista.

Anônimo disse...

Sgarb, mora em poa frequenta bares e não ves violencia na cidade? eu te digo, primeiro tira este óculos ideológico que te deixa cego, segundo tal cegueiras só se justifica se na noite e bares que freguenta rola um beq ou uma branquinha, ai sim pode beber a noite toda que não ves nada mesmo, prá cima de mua, se liga meu, anda de cara limpa fora da cc e tu verás o caos que a segurança publica está atravessando, inventa de adoecer e vai no postão aqui da cruzeiro, além de não ter o médico que a doença precisa ainda sai com outra pelo contagio das filas, cara tu é um bovino que nada ve e segue o boi subversivo que vai a frente sem questionar, vai pró diabo com estas tuas observações ideologicas.

Eduardo Menezes

carla disse...

sgarbi perdeu a oportunidade de calar a boca pena que nao foi alguem de tua familia. trouxao...

Anônimo disse...

A insegurança existe por todos os lados, porque se tem o interesse nisso que ocorra !
Mesmo que se tenha um carro da BM em cada esquina nao vai resolver em nada, quando não mudar o Codigo Penal brasileiro. Pois tem muitos ganhando em cima dessa situação em nosso País para não mudar em nada e a população que se dane !!

Anônimo disse...

Para não ter sido jamais assaltado em Porto Alegre só não sendo deste mundo ou ser um personagem fictício, como o zumbi das 13:36.

Oswald disse...

O defensor da (in)segurança, comentarista petralha de plantão, do Atraso Genro, é um mentiroso. Ele só frequenta o bar da esquina da sua casa e somente de dia.

Anônimo disse...

O paulista Carlos Sgarbi se diz morador de POA!

Quanto tais recebendo do caixa ptista, Sr. Carlos, ao dizer?

"numero expressivo de jornaleiros que recebem jaba e favores pra escrever a noticia em acordo com o comprado"

Conta pra nós gaudérios porque vens aqui pros pampas fazem campanha para o PT?

Anônimo disse...


FELIZMENTE, a maiorira das pessoas - pessoas NORMAIS, é claro - não são como o esquizóide e alienado, entre outros desairosos epítetos, CARLOS SGARBI...

No mínimo, ele não tem mais os avós, nem os pais, nem irmãos e, muito menos, mulher e filhos, nem vizinhos, amigos, conhecidos, sendo um mero egoísta que sobrevive às custas do contribuinte, abrigado em alguma espelunca, ocupando-se, via internet, na defesa de INDEFENSÁVEIS (des) governos petistas/petralhas, do contrário como entender as AFIRMAÇÕES do celerado alienado, não é mesmo?


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Parece que a Zero Hora tem credibilidade, então todos devem concordar com esta noticia:

Jornal Zero Hora - Tragédia em Santa Maria:

Fiscais recomendaram fechamento da boate Kiss em 2009....

Apesar de notificação, prefeitura não fechou o estabelecimento

Fiscais da prefeitura de Santa Maria recomendaram o fechamento da boate Kiss, entre agosto e dezembro de 2009, em pelo menos cinco oportunidades, quando o estabelecimento funcionava sem Alvará de Localização. A prefeitura, porém, não fechou a casa noturna.

Na notificação número 102, de 1º de agosto de 2009, à qual Zero Hora teve acesso, a fiscal Idianes Flores da Silva faz a seguinte recomendação:

"Cessar as atividades até a regularização junto ao município e apresentar alvará no prazo de cinco dias a contar da data da notificação".

Pelo menos quatro novas vistorias foram feitas em 2009: em oito de setembro, sete de outubro, 27 de novembro e 11 de dezembro.

Em todas as oportunidades a boate, que estava aberta, não foi fechada. Em vez de "cessar as atividades", conforme sugeriu a fiscal Idianes, foram aplicadas multas.

Estas informações deverão fazer parte do relatório do inquérito da Polícia Civil que investiga o incêndio que vitimou 241 pessoas, em Santa Maria.

Um dos trechos da síntese das investigações será dedicado à improbidade, o bicho-papão de qualquer administrador.

Bom em 2009 a Governadora era Yeda Cruzius..........

Ou será ZH tem credibilidade só quando envolve o atual governador do Estado........

Rogério Pinotti disse...

Mas quem é esse tal de Sgarbo ou Sgarbi ??? O cara não mora em Porto Alegre, com certeza... Eu moro e conheço VÀRIAS pessoas que foram assaltadas e dois que morreram devido a um assalto. Não sei porque, então, as serralherias da cidade estão ficando ricas fazendo grades e portões de ferro !!!
Cara, vai te tratar, tu é um petralha, só isso para explicar a imbecilidade do que tu postou. Ah ! o anônimo que te defendeu é tão corajoso que não põe o nome, deve ser o filho do Scargot, opa, Sgarbi.

Anônimo disse...

Jornal ZERO HORA e afins... e a MERDA:

A serventia de um jornal é servir de alternativa à ausência de papel higiênico! A sorte da bunda é que ela não lê...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/