Artigo, Fernando Schuler - Sistema prisional: em busca de convergências

* Clipping Zero Hora, domingo, 3 de fevereiro, página 29
Fernando Schuller é ex-secretário estadual da Justiça


Uma sugestiva coincidência reacendeu, neste triste mês de janeiro, o recente debate travado no Rio Grande sobre os rumos de nosso sistema prisional. De um lado, tivemos a representação feita à OEA, relativamente às condições do Presídio Central, por um conjunto de instituições gaúchas comprometidas com os direitos humanos. De outro, a inauguração do primeiro complexo prisional brasileiro no modelo das PPPs, em Ribeirão das Neves, perto de Belo Horizonte.Há argumentos relevantes no lado dos que criticam o modelo de gestão privada dos presídios. Empresas podem fazer lobby e pressionar o poder público por vantagens indevidas. Podem remunerar mal e deixar de treinar seu pessoal, comprar insumos de menor qualidade e driblar a legislação. Há riscos, e eles devem ser levados em conta. O pior erro em um debate como este é supor que há um modelo perfeito de gestão a ser adotado.

O modelo atual não gera lucro para ninguém, mas não funciona. Sua anatomia está exposta, minuciosamente, no texto da representação à OEA. Ninguém o definiu melhor do que o promotor Gilmar Bortolotto, ao se referir à situação do Presídio Central: "O juiz não manda nada, o promotor não manda nada, a direção não manda nada". Ou seja, o Estado faz a gestão direta do sistema, mas, na prática, não consegue trocar uma lâmpada ou disciplinar os preços da cantina dos apenados. É evidente que a culpa deste estado de coisas não é do atual governo. Os governos passam a ser culpados se não têm a coragem de propor alternativas estruturais para os problemas.

O fato é que os órgãos de Estado não foram concebidos para administrar serviços.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

3 comentários:

Luiz Vargas disse...

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), e Aloizio Mercadante (Educação), assinam nesta quinta-feira, 7, em Brasília, acordo de cooperação técnica para a inclusão de presos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O acordo estabelece a oferta da Bolsa-Formação. Serão atendidas pessoas que cumprem penas nos regimes aberto, semiaberto, fechado e de prisões provisórias, além daquelas que já cumpriram as penas previstas. Até 2014, a previsão de oferta é de 90 mil vagas, sendo 35 mil neste ano.
Alguém acredita na recuperação e regeneração de bandidos? Eu não acredito. As leis existem para quê? A transgressão das leis tem como resultado penalidades e punições. Então, quem descumpre a lei sabe que poderá ser penalizado e punido.
A continuar assim, neste ritmo kafkiano, logo aparecerá algum político calhorda propondo uma lei para prender aqueles que andam na linha e são íntegros e honestos e soltar a bandidagem corrupta, criminosa e assassina que infesta o país.

Anônimo disse...


Sr. Luiz Vargas, às 13:32.

Atualize-se. Quem anda na linha, já está preso !

Preso em casa, literalmetne atrás das grades.

Preso no carro.

Preso somente num lugar da cidade, pois se sair dali, SERÁ assaltado.

A bandidagem ... já está solta !

Veja Santa Catarina !

Não precisa de lei de algum político. Isso JÁ OCORRE !

Anônimo disse...

QUANDO UM JUIZ SOLTA UM PRESO QUE DEVERIA ESTAR PRESO, E ESTE COMETE OUTROS CRIMES, NÃO SÓ O CONDENADO TEM QUE RESPONDER POR OS NOVOS CRIMES, MAS TAMBÉM O JUIZ QUE O SOLTOU, PORQUE SE O MELIANTE ESTIVESSE PRESO, NENHUM CRIME TERIA SIDO COMETIDO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/