A charge de Marco Aurélio na Zero Hora, a intolerância do jornal e a demissão do cartunista

Marco Aurélio e a tragédia de Santa Maria
por Jayme Copstein * (jc1928@gmail.com)

Jamais opinei sobre as relações dos profissionais com as empresas jornalísticas, pelo convencimento de que, assim como sempre gozei o direito de me demitir quando me desagradava a linha do veículo, também o empresário tinha o direito de me demitir se a minha “linha”, vamos dizer assim, não lhe conviesse.
Contudo, o afastamento do cartunista Marco Aurélio de Zero Hora, me leva a manifestar perplexidade diante da injustiça em que redundou a interpretação equivocada do seu trabalho sobre a tragédia de Santa Maria. Só vi naquela charge, claro que com o estilo típico do gênero, o lirismo de uma mensagem que é a de todas as religiões: a bem-aventurança eterna no reino de Deus.

Nota do editor - O chargista Chico Caruso, O Globo, tem produzido charges ainda mais corrosivas sobre o caso de Santa Maria e nem por isto seus patrões interferiram no seu trabalho. A intolerância de muitos leitores, o sofrimento de familiares e amigos diante da charge, e até o choque causado pela produção do chargista, nada disto é aceitável como razão para o afastamento do profissional. O site Coletiva informou que Marco Aurélio não foi demitido, mas "entrado" em férias. 

12 comentários:

Anônimo disse...

como era obvio, agora fiquei curioso com a charge...

onde esta?

ilustra o post com a charge ai, Políbio...

Anônimo disse...

Foram milhares de manifestações dos leitores, todas contrárias e arrazadoras, endereçadas a direção da RBS que levaram a empresa a demitir MA.

Anônimo disse...

Eu achei a charge comovente. Chorei, mas um choro bom. Claro que para um familiar deve ter sido dolorosa a impressão.

Claudio disse...

Em Primeiro lugar não vi absolutamente nada de ofensivo na charge, vi sim uma bonita homenagem e uma tentativa de consolar os familiares e amigos das vítimas passando uma mensagem otimista que eles estão bem (inclusive uma das personagens fala isso na charge) e de que estão em boa companhia ao citar grandes nomes das áreas que os estudantes cursavam. E, além disso, lembro muito bem de uma propaganda do jornal de uns dois ou três anos atrás que falava exatamente da liberdade que os profissionais que trabalham lá tinham pra exercer a profissão, podendo inclusive contrariar a linha editorial do jornal. Era propaganda enganosa então?

Anônimo disse...

Obviamente, o Grupo RBS estava louco para se livrar do chargista, antigo colaborador do Grupo, e não sabia como. Marco Aurelio deu o motivo que o Grupo estava buscando.

Eu até acho que não se perdeu muita coisa. Não gosto das charges desse senhor.

Anônimo disse...

Pela primeira vez a RBS fez algo que preste, ou seja, demitir um funcionário que abusou da liberdade de expressão.

A impressão que se teve é que o elemento não estava nem aí com o sentimento dos familiares e amigos das vítimas.

Anônimo disse...

Todos que trabalham nessas empresas sabem que mais dia, menos dia, chega a hora. RBS Gerdau Ipiranga e outras menos cotadas. Por isso que todos são desesperados por concurso público.

Anônimo disse...


Como se percebe, os jornalistas da RBS tem "total liberdade" para expressar suas idéias.

Dentro ou fora da empresa. É só escolher.

É assim que funciona empresa com o "rabo preso".

Anônimo disse...

MARCO AURÉLIO! AGORA FAÇA A TUA CHARGE, com a seguinte dica:

MA dentro de um freezer, sendo assado pelos donos da RBS a fogo brando.

Abaixo do fogo, por ordem dos Syroskys, os vermelhos com seus tridentes te esperando.

MA! Gostei de tua charge sobre os anjinhos de Santa Maria, publicada nos Sites, pois não leio faz tempo este jornal engajado.

Só que, MA! Os pais destes jovens estão pensando que voce desenhou a entrada deles no inferno e não no céu. Eles, os pais, veem OS ANJINHOS como DIABINHOS TRAVESTIDOS!!!!





Anônimo disse...

Claudio vc não viu nada de ofensivo então mostre aos familiares o que eles acham da charge, quando não é no nosso não doi, pergunte ao rogerio mendeslski se o profissional tem liberdade prá trabalhar lá, toda vez que rogerio reclamava que o programa dele tinha muita propaganda tomava uma mijada.
Hoje deve estar ótimo o macedo parece uma filial da eptc, só transito, tempo com cleo kunn, e demais bobagens sem utilidade.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Caso seja verdadeira a demissão do Marco Aurélio, foi a maior burrada da RBS! Considero-o um grande chargista, o melhor deles!
É uma pena!
Isto e mais o petismo de lá... Vou reavaliar na hora da renovação da minha assinatura...

Anônimo disse...

esta não é a primeira charge do MA me deixa estarrecida, p/ mim ele deveria ser afastado desde a tragédia da TAM. pior é q/ tem gente q/ elogia. fazer o que?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/