Drama da economia gaúcha é falta de irrigação

Será dia 8, 8h30m, a conversa que o diretor da Brasoja Agro, Antonio Sartori, manterá com os deputados estaduais na Assembléia do RS, cujo tema central será o agronegócio gaúcho. O agronegócio responde por 45% do PIB do RS.

. Antonio Sartori, a quem o editor recorre a todo momento para analisar o cenário do setor primário, nunca avalia o que acontece com base apenas nos dados registrados no RS. Sua corretora trabalha plugada com Chicago.

. Nesta terça-feira, ele começou a trabalhar em cima da apresentação que fará no dia 8, e começou por desenhar cenários sobre o caso da água, sem a qual não se faz agricultura e nem pecuária em lugar algum do mundo.

. É o maior problema do RS.

. A safra deste ano – 2012/2013 – foi um desastre de proporções oceânicas, o que acabou refletindo-se em cima do desempenho de toda a economia, que este ano trabalha em ritmo de francarecessão. O PIB do ano será altamente negativo.

. El Niño, com suas secas continuadas no Estado, devastou as plantações de milho, soja e arroz (faltou água na irrigação).

. O diretor da Brasoja Agro mostrará aos deputados que nem sequer falta água no RS, mas falta acumular água, o que só pode acontecer com barragens, açudes e cisternas em profusão, mas o governo começou seu atual mandato extinguindo a secretaria da Irrigação. O tema de casa passou para a secretaria de Obras, que levou dois anos só para entender o que acontece.

. Segundo Antonio Sartori, caso fosse possível acumular toda a chuva que cai por ano no Estado, o território gaúcho de 281,7 mil km2 ficaria sob 2 metros de água.

. Não é pouco.

6 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Vamos fazer uma campanha, capitaneados pelo senhor Tarso Genro, para pressionarmos o Governador do RS(desculpe, mas esqueci o nome do atual)!!!

JulioK

Luiz Vargas disse...

Mas este problema não atinge o bol$o dos CC's PeTralha$ ame$trado$ do embu$teiro tran$ver$al que estão muito bem "irrigados".
Enquanto continuar a irrigação no bol$o da incomPeTente cumpanherada PeTralha o rio grande botocudo caminhará rumo a um futuro negro: virar tapera.

Anônimo disse...

Água falta a reveria no RS, mas sobra esterco na cabeça destes petistas! Acabaram com a secretaria de irrigação no ano de uma das maiores secas de nossa história. Se os portugueses ficam sabendo disto, os gaúchos vão virar motivo de risos em todo Portugal!

Anônimo disse...

Estou com meio seculo de vida e sempre houve esse problema de seca, mas o maior de todos é a incompetencia de nossos administradores, teve governo que foi a Israel aprender como se faz irrigação e esqueceu de levar o tecnico da área ou seja foi a passeio com nossos impostos e o tribunal de contas não ve. edus

Anônimo disse...

Bom diagnostico!
Mas precisamos agir, botar fogo no rabo dos nossos deputados e senadores que deveriam se preocupar com o estado do Estado do Rio Grande do Sul, só sabem fazer discursos pifios.
Joel Robinson

Terra Verde Cons. disse...

Países como Austrália, Ucrânia, Polônia tem regimes de chuva de 800 mm e produzem muito mesmo com escassez de água, enquanto o RS tem regime de chuvas de 2.000 mm, e sofremos periodicamente com secas. Hoje a retenção de água no sistema plantio direto é muito pequena, principalmente devido a compactação dos solos, lá fora sabem que esse um fator que deve ser eliminado para reter mais água (tanto que o fluxo de máquinas é feito sempre no mesmo lugar, imagine um caminhão com 40 t circulando na lavoura a compactação que isso gera), com regimes reduzidos de chuva, aqui como sobra água não nos preocupamos com esses problema, e basta uma mês de seca rendimento já fica comprometido.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/