Governo Dilma Rousseff anunciou, esta manhã, insuficiente programa de privatizações de rodovias e ferrovias.

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira, um plano privatização, que ele resolveu chamar de concessão de rodovias e ferrovias em todo o País. Nos próximos 25 anos, a concessão dessa malha para a iniciativa privada vai render aos cofres públicos a cifra de R$ 133 bilhões, segundo informou hoje o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Somente nos primeiros cinco anos do programa, o governo estima arrecadar R$ 79,5 bilhões. O dinheiro seria todo investido nas vias privatizadas, segundo informações ainda pouco claras. O governo recuou dos seus planos iniciais, porque pensou inicialmente em 50 mil kms de rodovias e 15 mil kms de ferrovias. Os anúncios sobre privatizações de portos e aeroportos, bem como a respeito da diminuição dos custos da Folha, ainda serão realizados.

. Serão privatizados, ao todo, 7,5 mil kms de rodovias e 10 mil kms de ferrovias. As informações iniciais era de que seriam 50 mil kms de rodovias e 15 mil kms de ferrovias. 

. O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, embora tenha saudado o programa, avaliou que ele ainda é insuficiente. "O Brasil precisa de 1,5% do PIB em logística, hoje é de cerca de 0,74%", disse Godoy, acrescentando que as concessões não serão suficientes para chegar ao patamar necessário. Para Eike Batista, em dinheiro, seriam necessários US$ 300 bilhões em investimentos em infraestrutura. 

. O ministro disse que  haverá condições "rígidas" para os consórcios ou empresas que vencerem os leilões de concessão dos trechos rodoviários e ferroviários. A seleção do vencedor será pela menor tarifa de pedágio, sem cobrança de ágio; não será cobrada tarifa na área urbana e os concessionários que se responsabilizarem poderão somente começar a cobrar pedágio quando tiverem, pelo menos, 10% das obras de concessão em suas respectivas áreas concluídas.

. A ampliação de melhoria da rede de logística no Brasil é "condição imperativa" para reduzir os custos de produção no País. "Uma ampla rede de infraestrutura logística eficiente e prática, com tarifas módicas, custos de operação em transportes baratos, custos eficientes e competitivos. Esse plano significa, por um lado, restabelecer uma capacidade de planejamento do sistema de transporte brasileiro para conseguirmos integrar rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos", disse.

.  As empresas que vencerem as licitações poderão contrair empréstimos pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), a mesma usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamentos. Atualmente, a TJLP é de 5,5% ao ano e, neste caso, poderá ser acrescida de até 1,5% - ou seja, a taxa de juros será de, no máximo, 7%. As concessionárias vencedoras da licitação terão carência de até três anos para começarem a pagar os empréstimos, que podem ser contraídos em até 20 anos. O financiamento vai variar entre 65% e 80% do valor total da obra.

EPL
Para dar seguimento ao plano de concessão das rodovias e ferrovias, o governo vai criar a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), com a função de estudar e gerenciar investimentos nesses setores. O presidente da empresa será o atual gestor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

CLIQUE AQUI para ler um material mais amplo e completo da revista Veja no seu site de hoje.

14 comentários:

Anônimo disse...

Com a palavra o pessoal que pagou pelo livro a privataria tucana!

Anônimo disse...

ESTÁ EXPLICADO:

o objetivo de tudo é criar mais uma Estatal (EPL). Não estão nem ai para infra estrutura. A vermelhagem quer mesmo é mais cargo público !

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ O RIO GRANDE DO SUL FICOU FORA, QUE GOVERNINHO ESTE TARSO!!!
ALTAMIRO

Anônimo disse...

Concessão é uma privatização envergonhada?

Anônimo disse...

A 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo acaba de decidir por unanimidade negar provimento ao recurso interposto pelo Coronel Carlos Brilhante Ustra contra decisão de primeiro grau que o condenou em ação declaratória como responsável por crimes de tortura durante o regime militar, no período em que foi um dos comandantes do DOI-CODI.

A ação foi promovida pela família Teles, que teve cinco de seus integrantes torturados nas dependências do Doi-Codi sob o comando de Ustra

A decisão é relevantíssima: pela primeira vez o Tribunal paulista reconhece que um agente público específico praticou crimes de tortura no exercício de função publica contra presos políticos na época da ditadura militar.

O caso oferece ao processo judicial e à inquirição judicial seu papel essencial de forma civilizada de acesso a verdade.

A repercussão da decisão no plano histórico e sociopolítico vai muito além da justa pretensão de reconhecimento judicial da ofensa pela família autora

Anônimo disse...

A máquina pública está muito pesada e é absolutamente desnecessário todo esse número de servidores. Não tem trabalho para todos e, não raro, tarefas são desempenhadas em duplicidade. Há muito o setor privada pede redução de horário: de 44h para 40h semanais. O governo só atenderá se houver redução de salário. Agora o que vemos: "Reivindicando reajuste de 22,8% e jornada de 30 horas, os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS) também estão parados." Vamoa acompanhar e ver se o governo será tão duro e decidido como está sendo com o setor privado. Na minha opinião o governo só é 'macho' quando o assunto é aposentados do INSS e CLT.

Anônimo disse...

É o PT privatizando. Quem te ouviu e quem te ouve, hem PT. Tratem de achar um eufemismo para o verbo privatizar e mesmo assim engulam o discurso.

Anônimo disse...

Depois dessa, fica comprovado que os RS é o covil da Vanguarda do Atraso. Pior saude, pior segurança, pior educação, piores estradas, industrias indo embora, pior costela (a melhor daqui vai para o Bassi de SP), pior aeroporto, mas em compensação temos os melhores em arrogancia e vivendo dopassado. Não votei na Dilma, mas depois dessa fica comprovado que o Trotskista esta na contramão. Criou um Conselho de Babacas, Criou um novo Daer, e estatizou as rodovias. Os mesmos paspalhos que mandaram a Ford embora. Somos ou não somos "diferentes" ou trouxas?
Tenho dito
Joel Robinson

Anônimo disse...

Estou esperando o editor abrir as contas de quanto recebia como CC do Brito.

Anônimo disse...

Ué, estamos vendo a Privataria Petista?

Luiz Vargas disse...

Caro anônimo de 15/08, 14h01min, se o Jornalista, supostamente, foi CC do Brito te garanto que o que ele recebia deve se 1/5 do que tu recebes como CC dos quadrilheiro$ PeTralha$ para vir poluir este site. O teu embu$teiro tran$ver$al deu uma bonita turbinada no valor dos CC's. CC's em torno de R$ 1000,00, atualmente andam lá pela casa dos 4.000/5.000. Enquanto isto o funcionalismo do estado é enganbelado em intermináveis negociações que só tem por objetivo ir levando com a barriga.
Cai fora PeTralha!

Anônimo disse...

Ué, o que este equivocado anônimo das 12:25 está fazendo aqui nos comentários? Vai pro blog do PHA.

Anônimo disse...

Vamos ver se a iniciativa privada vai botar $ desse vez. O normal é eles receberem as "concessões" de estradas "pron pedágios" para cobrar.

No caso das Estradas de Ferro era público e funcionava. Privatizaram "quebraram".

A PPP, significa o governo entra com o $ e infra estrura, ou seja, com o "onus" e a iniciativa privada entra com a manutenção e o "bonus".

Anônimo disse...

VAI RENDER SIM, DO BNDES PRA O GOVERNO!!

NÃO É MAIS FÁCIL IR ATÉ O BANCO E FAZER A RETIRADA PARA O GOVERNO GASTAR E PRONTO??

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