O que dizem Simers e Cremers: 1.500 médicos cubanos começam a chegar em fevereiro

1. Estão muito adiantadas as negociações para contratar médicos cubanos a fim de trabalharem em regiões do interior do Brasil. Persistem divergências apenas quanto aos valores a serem pagos pelo Governo brasileiro e ao método de supervisão das atividades profissionais dos médicos cubanos.
        
2. Os primeiros 1.500 profissionais deverão chegar ao Brasil no fim de janeiro ou início de fevereiro do próximo ano, a fim de evitar-se a exploração do assunto no decurso da campanha para as próximas eleições municipais de 2012.
        
3. Estamos seguindo de maneira rigorosa a esteira venezuelana...  Enquanto isso, o Conselho Nacional de Medicina vem estabelecendo critérios rigorosos para confirmar os médicos brasileiros formados em países vizinhos.

* Clipping newsletter César Maia. 

39 comentários:

Anônimo disse...

eu digo que se os médicos não querem trabalhar lá nos cafundós, qual o problema de se conseguirem alternativas para atender, mesmo que de forma não ideal ?????

Anônimo disse...

nas regiões do interior?

vão eh fazer a cabeça das pessoas a favor do comunismo!

sabem que nesses lugares a informação eh pouca e as pessoas são presas fáceis!

muita atenção com esses tais médicos, hein!

Anônimo disse...

vai sobrar açougueiros em hospitais públicos! A que brasileiros interessa trazer tão primitivos "profissionais"?

Nana disse...

Que Deus não permita que eu sofra um acidente e chegue inconsciente a um hospital com um desses "médicos" atendendo!

Anônimo disse...

Certamente eles tem como missão, levar o comunismo aos grotões do país para de la formarem uma guerrilha como na colombia

JEANPinto disse...

Inacreditável que estejamos por importar "médicos" formados naquela escola deficiente da ditadura cubana !!! Realmente este País está cada vez mais no fundo e caminmhando a passos largos para o abismo... Essa será uma ótima oportunidade de infiltração direta da doutrina comunistóide no interior do Brasil, onde pode ter frutos quase imediatos pela carência quase total de saúde, educação, segurança... Petralhada safada entregando o País.

Luiz disse...

Está certo o governo. A grande maioria dos médicos brasileiros não querem trabalhar no interior mesmo ganhando mais. Alem disso, não cumprem o horário. Ganham para trabalhar 40 horas mas só trabalham, 20. Veja o caso dos peritos

Anônimo disse...

Acontece que os médicos brasileiros não querem trabalhar nos:
1) Postos de Saúde;
2) Emergencias dos Hospitais;
3) Nas cidades do inteirior;
4)Por menos de 15 mil por mes;
5) Atendem muito mal;
6) Nos Postos de saúde, ninguém trabalha depois das 17 hs, feriados, sábados e domingos.
7) Quando trabalham nos locais acima, costumam faltar, chegarem atrasados ou sairem antes, para atender em seus consultórios particulares.
7) O Juramento deles vai para a lata de "lixo";

Pois que venham médicos de outros países, só assim vamos ter médicos nos Postos de Saúde, Emergenciais, nas cidades do interior, que cumprem horários, atendendo dignamente as pessoas e com salários rasoáveis.

Procurem um Posto de Saúde em qualquer bairro da capital e confiram pessoalmente se tem médico atendendo.

Infelismente essa é a realidade!!!

Anônimo disse...

Primeiro devem comprovar sua capacidade em presidios e favelas.
Qualquer erro médico, nós, os brasileiros, através do governo PTISTA, iremos pagar a conta das indenizações, ou será Cuba a fiadora destes?

Terão dupla cidadania, para que possam fazer concursos públicos e depois cabos eleitorais PTRALHAS.

Anônimo disse...

O governo quer trazer os cubanos que em seu país se formam com menos da metade da carga horária de estudo para esta formação no Brasil. Não conseguem revalidar seus diplomas pelas vias legais pique com esta precária formação não passam na prova que os habilitaria a ser médico em nosso país. É isso que os cidadãos brasileiros desinformações vão ganhar? Meio- médico com o aval do governo? É isto que Brasil quer para seus cidadãos? Em breve estarão abandonando os grotões do pais, migrando para cidades melhores .

Mordaz disse...

Boa estratégia para recomeçar o treinamento que exista depois de 64 com agentes treinados em Cuba. Quantos focos bolivarianos poderão se formar? O projeto está mais atrasado que na Venezuela e na Bolívia, mas caminha.

Anônimo disse...

O pt enloqueceu.
O Chavez manda na dilma, e agora estão importando açougueiros de Cuba.

Anônimo disse...

Agora o carra cai na mão delles ai sai chipado..ai vai só votar no PT...heheheheh

Anônimo disse...

muito fácil culpar os médicos por nao haver atendimento no interior. muito fácil tb apaludir uma ignorancia dessas. difícil é aceitar trabalhar num interior de condições precárias e pouca ou nenhuma garantia de trabalho digno. acordem ignorantes! a solução nao e importar pseudo-médicos! se houvesse condiçoes dignas de trabalho por la, com certeza haveria profissionais por lá. só nao vê quem nao quer..

Aquiles disse...

Os doentes do interior do Brasil estão F-U-D-I-D-O-S- !!!!

Anônimo disse...

MÉDICO CUBANOS? OLHA O QUE FIZERAM COM A SAÚDE DO BOCÓ DO CHAVEZ! OPERARAM UM CÂNCER QUE NÃO ERA PARA OPERAR! O FIDEL NÃO USA A MEDICINA CUBANA POR ISSO AINDA ESTÁ VIVO, INFELIZMENTE. ELES VÃO TRABALHAR NO SÍRIO LIBANÊS PARA ATENDER A NOMENKLATURA PETISTA ET CATERVA? CLARO QUE NÃO.

Anônimo disse...

ORA! BASTA que todos os médicos formados em FACULDADES PÚBLICAS DE MEDICINA paguem a conta com o atendimento no interior por cinco anos.

Luiz Vargas disse...

O trabalho que este pessoal fará nos "grotões" do país poderá ser tudo, menos medicina. Acho que a doutrinação para a causa comuni$ta e o treinamento para a "grande revolução cubano bolivariana na américa latrina" é que são os reais motivos que se escondem por detrás desta "pretensa preocupação com a saúde da população nos grotões do país".
A cumpanherada PeTralha tem método e estratégia em suas ações e sabe muito bem onde colocar seus ovos de serpentes. Não é à toa que as instituições públicas estão ParTidarizadas e aparelhadas. Inclusive há uma delas (cheia de serpentes venenosissimas) que tem visão seletiva e só age em crimes pretensamente cometidos por partidos de oposição ao que se vê aí (mp).

Anônimo disse...

Não gosto de Cuba, mas a única coisa funciona no pais de Fidel é a Saúde.

Se eles são bons sem a "aparelhagem" existente no Brasil, imaginem depois de se adptarem, na minha opinião, em 2, 3 meses. Esperem e verão.

Podem começar pelos Postos de Saude das vilas ou nos Hospitais de pequena compleidade, eles não se importam com isso. Nesses locais não tem nada mesmo!!!!!!!!!

A Elite vai continuar sendo atendida no Mae de Deus, Minhos de Ventos, pelos melhores planos de saúde, mas os mais "necessitados" estão totalmente desamparado e, quando são atendidos, são por Tecnicos e Auxiliares de enfermagem mesmo!!!!!!!

Anônimo disse...

Sem falar que estes médicos cubanos, já doutrinados no marxismo/socialismo/comunismo, atuarão também como militantes de Esquerda!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Não é só no Brasil, não. Eles continuam tentando 'descontar' seus diplomas em outros países. Digam-me aí se nos Estados Unidos ou em qualquer país europeu esses diplomas são aceitos?

Anônimo disse...

Esse assunto é muito importante. É verdade que os médicos não querem atender nos Postos de Saúde, Emergencias dos Hospitais, Trablhalhar nas pequenas loalidades do interior, receber altos salários, ect.

Mas eles não devem se precupar com os médicos cubanos e sim com os "estudantes de medicina brasileiros" que estudam na Argentina, Colombia e outros paises da América do Sul que logo logo se formam e voltam para o Brasil e vão querer um espaçp no mercado de trabalho.

Outra questão muito importantante são os médicos "especialistas" de paises de primeiro mundo que estão sendo convidados pelos grandes hospitais e faculdades para ensinar nossos médicos, já que o desemprego nesses paises campeia.

Anônimo disse...

Sou totalmente contra estes "médicos", mas a situação chegou a um ponto tão desesperador, com postos de atendimento sem ginecologistas, cardiologistas e muitas vezes com apenas um pediatra que já nem sei o que é pior, se médicos cubanos ou mães em desespero pedindo, aos gritos, atendimento ao filho quase morrendo.

Anônimo disse...

Todos tem razão, mas vou dizer uma verdade ainda não dita. Esses médicos vão pedir asilo no brasil e nunca mais voltam pra cuba. Com o tempo, depois de contestados como médicos, vão trabalhar na construção civil e ganhar muito mais e serem felizes para sempre, longe do salário de tres dolares mensais pagos em cuba.

Anônimo disse...

Esses médicos novos vão fazer a felicidade das revendas BMW, AUDI, MERCEDES e outros carrões importados.

Vamos finalmente ter concorrëncia no setor.

Anônimo disse...

Aos incautos de plantão, um médico leva seis anos para se formar e mais alguns anos de residência, somando entre nove e doze anos de formação. Alguém que dedica tanto tempo na formação merece um salário digno (vereadores semi-analfabetos ganham mais que muitos médicos).
Segundo, barateando a medicina só piorará a qualidade do atendimento.
Terceiro, os médicos cubanos vão comer pelas beiradas, pois assim que dominarem a língua e as nuances brasileiras, também abandonaram o serviço público. Isso é óbvio, pois ninguém quer ganhar pouco com tamanha responsabilidade. Os médicos não vendem pastéis, limpam janelas ou cuidam de carros....
Concluindo, vamos mais uma vez tapar o sol com a peneira. Mais uma medida INTELIGENTE de um governo acostumado a tomar SÁBIAS decisões!!!
É isso aí, PT sempre arrumando uma manobra TABAJARA!!!!

Anônimo disse...

Gente, não se deixem enganar por favor. Sou estudante de Medicina sei que o que faz com que os médicos não cheguem ao interior do país são: baixos salários, baixas perspectivas quanto a qualidade na promoção de saúde das pessoas ir para o interior e fingir que cuida das pessoas?

O governo quer jogar para os médicos uma responsabilidade que é só dele vou utilizar um exemplo: se não há investimento em construção, um engenheiro não vai para o interior. O mesmo acontece com o médico se não há investimento no interio como construção de UTI, Aparelhos modernos, bons hospitais o médico não vai.


A resposta não está em criar médico a rodo com muitas faculdades, e nem muito menos importar médicos. Esses profissionais não foram formados para a realidade brasileira.

Anônimo disse...

ao estudante de medicina :
ai é que está o busilis
o baixo salário é altissimo salário para os cubanos, entendeu oligofrenico

Anônimo disse...

Sou um médico, cirurgião e cubano e gostaria de fazer uma observação: em primeiro lugar , se a vista aqui encarnado por todos voces é baseada na experiencia de voces, visitar Cuba, então talvez voces tenham razão em alguns pontos, mas se não é assim, eu não acredito que tenham razões para ter uma palavra a dizer. Jamais eu teria pensado comentar os Brasileiros sem ter conhecido antes.Eu falava do Brasil e dos Brasileiros e só teve uma idéia para o que eu tinha, mas agora que eu vim para o Brasil só turista por tempo suficiente, eu estou em uma posição de observação. O que posso dizer que não é o mesmo comentário sobre os Brasileiros de que o Sistema de Governo do Brasil. Também não é a mesma coisa de falar dos cubanos que o Sistema de Governo em Cuba.
Então posso dizer que nós (Brasileiros e cubanos)não somos muito diferentes, as culturas são muito semelhantes, apesar de possuírem diferentes sistemas.Em Cuba, como em qualquer país, existem alguns bons médicos e maus médicos, há médicos ambisiosos e médicos humildes, no que diz respeito ao pensamento. Mas se uma coisa temos em Cuba é a saúde, com os seus defeitos, mas temos, mas além disso há uma coisa que voces não sabem, mas ir e ver a realidade das coisas, há saúde, não só através do sistema,Isto é importante, mas não é o mais essencial, se há cuidados de saúde em Cuba é parte dos cubanos, os médicos cubanos, que se houver alguma coisa que é a HUMANIDADE, este é o que a diferença.
Apenas tem de seleccionar bons médicos e humana, que é tudo, é tão simples. Muito obrigado. Desculpa-me a ortografia.

BLOG DE COROA GRANDE disse...

Os diplomas de qualquer curso superior emitidos no exterior, devem ser primeiro convalidados por uma universidade pública e pelo MEC, para somente depois serem acatados pelos Conselhos de Classe.

O Brasil, assinou um acordo com os países do MERCOSUL e da UNASUL comprometendo-se em agilizar tais convalidações, o que não vem ocorrendo em função do forte lobby promovido pelas universidades privadas.

É bom lembrar que as mensalidades dos cursos superiores em universidades privadas nos demais países da América do Sul são muito baratas do que aqui. Medicina por exemplo, não chega a R$ 400,00.

Assim como os diplomas de cursos superiores dos exilados políticos foram acatados no Brasil, sem nenhuma restrição, paritariamente, devemos considerar tais diplomas como oriundos de exílio educacional.

Anônimo disse...

penso que realmente alguns brasileiros nao sabem o q estao falando...pq nao tem cultura o suficiente para poder fazer um comentario, se estamos assim necessitando de ajuda de outros profissionais de saude e pq realmente nao temos o suficiente para poder atender a populacao, pq quem tem alguma condicao financeira paga para ser atendido, e nao espera en uma fila do SUS.....o medico cubanos sao mto diferente q os medicos brasileiros sabe pq sao HUMANOS coisa q aqui no brasil ja nao sabem o q e isso. eles sao muito preparados para atender todas as situacoes e realmente a formacao de cuba ensina um estudante a estar trabalhando e dentro de um hospital desde q comeca a medicina, q aqui no brasil nao e assim....eles adquire uma experiencia q muitos aqui q esta na sua residencia nao tem essa experiencia.
entao para de confundir a ideia de medicina com o sistema SOCIALISTA e nao comunista ou o q vcs falam em todos esses comentarios absurdos. medicos cubanos sao medicos e o sistema e o sistema....
QUANDO VC FOR FALAR UMA COISA CONHECA DE VERDADE, NAO FALE POR FALAR....PQ ISSO MOSTRA SUA CULTURA INTELIGENCIA....ABRE A BOCA PARA FAZER O BEM E NAO PARA TENTAR DESTRUIR UMA COISA OU PESSOA Q VC NAO CONHECE OU NAO COMO E....
FALAR E MTO FACIL....VIVER A REALIDADE D QUEM REALMENTE PRECISA DE UM MEDICO E QDO CHEGA NAO TEM MEDICO E MTO DIFICIL.....
PENSA NISSO...E ABRE SUA MENTE PARA MELHOR.

Anônimo disse...

Sou médico e não soou contra, desde que estes médicos prestem o exame de equivalência. O mesmo teste que é aplicado para médicos norteamericanos, italinaos, argentinos e etc... que queiram trabalhar no brasil. E se não passarem, que sejam deportados de volta a cuba, pois não são capazes de exercer a medicina no brasil.

stelo disse...

Parece que a cegueira tomou conta dos caros colegas , uma coisa é fato , a saúde no Brasil precisa mudar e a resistência de nossos conselhos em reconhecer a formação de médicos formados no exterior , seja onde seja , é que de certa forma "obriga" nosso governo a tais medidas , só não conseguem ver que isto é uma tremenda brecha para que todos os formados no exterior pleiteiem o mesmo direito , ou seja exercer a medicina sem revalidação nenhuma. Os ARGUMENTOS de nossos conselhos até aqui cairam por terra com esta abertura , ou será que eles não foram consultados a respeito deta contratação ??
É um verdadeiro tiro no pé, afinal como comentou alguém , qdo eles irão embora ?? qdo os idosos não ficarem mais idosos ou qdo as gestantes deixarem de ter filhos ??
É óbvio que o governo quer resolver um problema e ainda fazer política , mas nossos conselhos se acham muito espertos para ver , ou como no futebol , alguém viu uma mala preta ..... acorda Brasil .

Anônimo disse...

Eu também sou médico e não tenho nada contra os médicos cubanos desde que estes realizem o exame de validação do diploma no Brasil. Se não passarem não estão capacitados para atenderem pessoas no nosso país assim como não estamos capacitados para atendermos pessoas no país deles. Durante o PAN de 2007 vi vários casos de médicos cubanos prescrevendo Aspirina para pessoas com suspeita de dengue imaginando que fosse gripe. Infelizmente as doenças endêmicas do nosso país são diferentes das dos outros e portanto o médico que vier de fora do Brasil deve ser capacitado e habilidoso no manejo dos pacientes brasileiros. Trazer médicos de fora sem comprovar a qualidade do serviço deles é apenas um metódo "paliativo" do governo de dar um cala a boca para a população. A solução está em criar mais escolas de medicina NOS LOCAIS ONDE HAJA FALTA DE MÉDICOS (e não mais 400 nas capitais onde já está superstaruado!) e criar incentivos para os médicos formados irem para o interior.

Anônimo disse...

Se atender voce ou a sua familia,tudo bem...

Anônimo disse...

Bom,sou médica,formada na UFNB,tenho residencia em cirurgia pediatrica e tive a oportunidade de passar 6 meses acompanhando uma Dra.em cirurgia pediatrica em Cuba...é uma pena que esses profissionais passem tantas necessidades,pois com as mãos,sem aparelhagem moderna,fazem de um tudo imaginemos com a tecnologia disponivel aqui...Eu não concordo em trabalhar sem um CRM,não concordo em convalidar titulo,mas,como profissional da área e formadora de opnião,acho que seria medo da concorrência concordar com certos comentários,até pq cada um sabe de sua comprtência,ter medo de um profissional é pq não tem segurança do que vc é na profissão...humildade galera,isso é base...e humanismo não tem nada a ver com marxismo-leninismo,socialismo ou sequer comunismo...

Anônimo disse...

Bom,sou médica,formada na UFNB,tenho residencia em cirurgia pediatrica e tive a oportunidade de passar 6 meses acompanhando uma Dra.em cirurgia pediatrica em Cuba...é uma pena que esses profissionais passem tantas necessidades,pois com as mãos,sem aparelhagem moderna,fazem de um tudo imaginemos com a tecnologia disponivel aqui...Eu não concordo em trabalhar sem um CRM,não concordo em convalidar titulo,mas,como profissional da área e formadora de opnião,acho que seria medo da concorrência concordar com certos comentários,até pq cada um sabe de sua comprtência,ter medo de um profissional é pq não tem segurança do que vc é na profissão...humildade galera,isso é base...e humanismo não tem nada a ver com marxismo-leninismo,socialismo ou sequer comunismo...

Anônimo disse...

Bom,sou médica,formada na UFNB,tenho residencia em cirurgia pediatrica e tive a oportunidade de passar 6 meses acompanhando uma Dra.em cirurgia pediatrica em Cuba...é uma pena que esses profissionais passem tantas necessidades,pois com as mãos,sem aparelhagem moderna,fazem de um tudo imaginemos com a tecnologia disponivel aqui...Eu não concordo em trabalhar sem um CRM,não concordo em convalidar titulo,mas,como profissional da área e formadora de opnião,acho que seria medo da concorrência concordar com certos comentários,até pq cada um sabe de sua comprtência,ter medo de um profissional é pq não tem segurança do que vc é na profissão...humildade galera,isso é base...e humanismo não tem nada a ver com marxismo-leninismo,socialismo ou sequer comunismo...

Anônimo disse...

É bem simples, os médicos cubanos chegam, os médicos brasileiros se vão: para o exterior, para a área empresarial, consultório privado. Médico brasileiro trabalha em qualquer lugar do mundo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/