O documento “Sul Competitivo” nem começou a ser redigido, mas a promessa é que ele estará pronto em três meses. Fiep, Fiesc e Fiergs já começaram a realizar uma radiografia da situação da logística na região Sul, levantando os principais gargalos e trazendo soluções para o transporte de produtos. O Projeto Sul Competitivo pretende dos mais abrangentes estudos sobre modais logísticos – portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, dutovias e rodovias – que tem como foco o transporte entre os Estados do Sul do Brasil e entre os países vizinhos do Cone-sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). A integração técnica desses modais pode gerar redução de custos e dar rapidez a todo o sistema de circulação de mercadorias, gerando maior competitividade da região.
. Durante a primeira fase do Sul Competitivo, uma equipe de 12 profissionais realiza um amplo diagnóstico das condições da infraestrutura de transportes na região sul e no Mercosul, bem como estudará as 19 principais cadeias produtivas produzidas, exportadas e/ou importadas pela região Sul do país – o que representa cerca de 70 produtos agrícolas, minerais, florestais e industriais -, levantando os gargalos logísticos e respectivas soluções.
. A Macrologística está à frente do desenvolvimento do estudo, incluindo diagnóstico e propostas de soluções. A empresa Macologística também foi a responsável pelo Projeto Norte Competitivo, um conjunto de soluções logísticas para os nove estados que integram a Amazônia Legal, entregue ao governo federal em março de 2011.“No estudo que culminou no Norte Competitivo, foram identificados 42 eixos Integrados de transporte. Desses, foram priorizados nove eixos capazes de gerar economia de R$ 3,8 bilhões anuais nos custos logísticos da região. Nesse novo estudo, que envolve os estados que servem de porta principal para o comércio com os países do Cone Sul, o setor privado novamente toma a iniciativa buscando redução semelhante, a fim de também tornar a região Sul do país mais competitiva”, afirma Girard.
. As visitas técnicas começaram em 11 de julho e, em três meses, os primeiros diagnósticos dos gargalos logísticos da região devem ser apresentados.
7 comentários:
O Sul é Santa Catarina e Parana? Porque este estadinho de botucudos (povo e zelite) nunca será competitivo...
Boa Noite,
Fica difícil o RS ser competitivo com tanta burrocracia, tudo levado na ponta da faca. Qualquer besteira que se tenha para resolver é um tormento. Sempre lutaram para serem diferentes, e estão ficando diferentes mesmo, atrasados em todos os setores. ESTADO QUEBROU, JÁ ERA.
Querem um RS competitivo e produtivo?
Parem de eleger esquerdistas e comunistas para cargos de comando e poder no Executivo e no Legislativo.
Santa Catarina e Paraná nunca tiveram estas verdadeiras pragas de gafanhotos vermelhos por lá, por isto estão deixando o RS na poeira de uns 10-12 anos para cá.
Para torná-lo (RS) competitivo vamos começar fazendo uma faxina: deportar Tarso, Raul Pont, Battisti, petistas em geral e bolsistas. Sem isso de nada adianta esforço concentrado.
PR e SC passam o RS em geração de riqueza porque seus povos trabalham mais e de forma mais eficiente que os gaúchos. Tão simples quanto isso. Enquanto perdemos tempo em confusões infanties do tipo expulsão da Ford, orçamento participativo, fórum social mundial, intervenção dos ônibus, EGR, MST, conselhao, aparelhamento de FEPAM, UERGS, AGERGS, etc PR e SC buscam resolver os proplemas do dia a dia de seu povo como trabalho, saúde e educação.
Esse estudo é a gota d'água da tolerância com os nossos políticos. Só eles não perceberam isso.
A iniciativa de buscar solucões logísticas para o crescimento do Estado deveria partir do Governador e da Assembleia Legislativa, se é que ainda trabalham para o bem do povo gaúcho.
Isso mostra que, de fato, não precisamos dessa "classe" de políticos, que apenas sugam e pouco produzem de útil à sociedade.
EUROPA 2ª CLASSE. ETA POVINHO DIFÍCIL.
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