ENTREVISTA - A seca gaúcha tirou a água das barragens e usinas

Irmfried Schmiedt, diretor da Cotrijal

A seca maltrata muito a produção agrícola da região do Alto Jacuí?
Somos a principal região agrícola do RS, mas o que nos maltrata mais é a indisponibilidade permanente de água para irrigação, o que resolveria esse problema cíclico das secas.

A região concentra as maiores barragens e hidrelétricas do RS. Como anda o abastecimento de energia na região?
O sistema interligado nos salva.

Por que razão?
Barragens como a de Ernestina, não tem água para gerar energia desde março. Sei que inúmeras outras usinas estão sem operar ou operando a baixa carga.

Quais?
A da Coprel, por exemplo, que fica abaixo de Ernestina. Mas soube que no rio Uruguai a situação não é diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem feito para todos e muito mais para o povo. Povo esse que não deveria nunca ter permitido que o governo e seus mal feitores distribuissem Brasil a fora barragens e mais barragens. Alteraram os cursos naturais das águas, alagaram regiões inteiras, interromperam o curso dos rios, mecheram na natureza.
As águas tinham que fluir normalmete ao longo de seu leito, evaporando naturalmente pelo caminho e formando nuvems e as chuvas, o circulo natural das coisas. Mas o homem foi lá e alterou tudo. Agora é hora de pagar a conta, bem feito, tomara que a mãe natureza cobre bem caro e com juros!!
E os espertos que estão usando disso para repressarem água, com a idéia que daqui uns anos a áqua doce vai diminuir e quem tiver elas repressadas em seu domínio estarão ricos. Tomara que se deem mal. Um dia o governo vai mudar e vai confiscar as barragens dos posseiros oportunistas, sem dar um centevo de volta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/