Senado supera governismo da Câmara em 2012

Maior dor de cabeça de Luiz Inácio Lula da Silva durante sua gestão, o Senado está cada vez mais dilmista. A taxa média de governismo dos senadores cresceu em 2012 na mesma proporção que diminuiu a adesão dos deputados federais ao governo de Dilma Rousseff. Hoje, o Senado é mais governista do que a Câmara. É o que revela nova funcionalidade do Basômetro, ferramenta online de avaliação do Congresso desenvolvida pelo Estadão Dados. Os votos nominais dos senadores na atual legislatura foram incorporados pelo Basômetro.

. Em 13 votações abertas ocorridas no Senado em 2012, o governo conseguiu em média 84% dos votos. Na Câmara, no mesmo período, ocorreram 18 votações nominais e o governo obteve um resultado pior em 10 pontos porcentuais: capturou “apenas” 74% dos votos dos deputados, em média. Em 2011 a situação era inversa. A taxa de governismo de 2011 no Senado foi de 78%, enquanto a da Câmara ficou em 80%.

3 comentários:

Anônimo disse...

O mesmo basômetro revela que a bancada gaúcha de deputados é a mais governista do país, superando inclusive as bancas dos currais eleitorais do norte e nordeste.

A "orgulhar" o gaúcho farofeiro, que exalta as virtudes desse povinho capacho no 20 de setembro ...

Anônimo disse...

O que queriam. O atual governo fez aliaças para ter maioria no Senado, assim como no baixo Clero.

A bom, isso só podia na época do FHC. Se for do PSDB pode, se for do PT não pode.

Chorem elititista rachistas, vão ter de continuar sentado ao lado de pobre no avião, antes "propriedade" só da elite.

Anônimo disse...

O que voces queriam, no Governo FHC aconteceu a mesma coisa e voces aplaudiam de pé.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/