EUA desistem de barreira contra etanol brasileiro

O Congresso americano entrou ontem em recesso sem votar a renovação da lei que impunha tarifa de US$ 0,54 por galão (3,78 litros) ao etanol brasileiro. Na prática, cai a barreira que durava 30 anos e o Brasil é favorecido com a possibilidade de exportar para o maior mercado mundial, a partir de janeiro de 2012.

. Segundo especialistas, no entanto, o aumento das exportações pode pressionar o preço do etanol no Brasil, uma vez que a produção está em queda e mais de 90% são absorvidos pelo mercado interno. Pode haver reflexo também nos preços da gasolina, já que a lei prevê 20% de mistura de álcool.

. Segundo o jornal "O Globo", o crescimento da demanda por combustíveis está fazendo a Petrobrás aumentar as importações. Só este ano, a estatal comprou lá fora o equivalente a 45 mil barris diários de gasolina, contra 9 mil de 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que será bom para os produtores de álcool do Brasil e para o governo via impostos, será péssimo para os consumidores brasileiros , em resumo , o protecionismo americano beneficiava o povo brasileiro, já nosso governo continuará a arrecadar impostos sem dar a mais básica contrapartida dos mesmos. O bolsa família não é contrapartida, é mera esmola para manter a massa de manobra agarrada nas tetas dos inePTos corruPTos!

Anônimo disse...

Não temos etanol para atender a demanda brasileira e queremos enviar para o exterior? O Brasil não é sério.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/