Artigo - O panorama da renda no momento da crise

Ninguém mais duvida de que o ponto crucial para a transformação desse quadro (o enorme atraso de bolsões enormes da população brasileira) está na educação. Porque hoje temos:
- 3,1% das crianças brasileiras entre 7 e 14 anos fora da escola (5,5% no Norte;
- 3,2% no Nordeste;
- 2,8% no Sudeste e Centro-Oeste; e
- 2,2% no Sul).
. 16,7% da faixa entre 15 e 17 anos também está fora da escola (18,7% no Norte; 17,2% no Nordeste; 18,6% no Sul; 16,9% no Centro-Oeste; e 15% no Sudeste.
. É uma base que precisa de investimentos maciços, juntamente com uma formação profissional muito mais eficiente em todas as faixas - quando nada para eliminar o índice alarmante de "analfabetismo funcional" (há quem fale em mais de 50% das crianças e adolescentes até o oitavo ano de escola).
. Sem avanços expressivos nesse campo, será difícil também melhorar o panorama na área do emprego, em que a ocupação de pessoas de 10 anos ou mais pouco passa de 53,3% (60,1% é a maior taxa, no Sul; e 47,1% a menor, no Nordeste). E pouco menos de dois terços (65,2%) têm carteira assinada.
- Estes trechos selecionados pelo editor, fazem parte do artigo do jornalista Washington Moraes, intitulado "O Panorama da renda no momento da crise", publicado no Estadão desta sexta-feira, página A2. CLIQUE AQUI para ler tudo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

"...mas a brava oposição reagiu como pôde". "brava oposição"??? Em que mundo vc vive???

Anônimo disse...

Acabando com os analfabetos funcionais acaba o PT , a começar com 9Dedos e pergunto então: já viram um lobo virar amigo das ovelhas?

Anônimo disse...

well, isso ai eh mais velho do que andar pra frente...

todos os países desenvolvidos já sabem disso, só o Bananão que acha que pode viver de commodities pelo resto da vida...

querem exemplo maior de desperdício quando o cidadão tem dinheiro mas não tem educação?

esse jogador Adriano ai, que agora se envolveu em MAIS UMA confusão...

o cara teve a sorte grande na vida de, com o talento de jogar futebol, conseguir mudar de vida...

morava e jogava na Itália, teve a chance de ter acesso a alta cultura europeia, de fazer algo edificante na vida, de ser um exemplo para os seus...

no entanto eh isso ai que vemos...

um sujeito que as 6 da manha esta na rua se envolvendo em confusão nessas boates do RJ...

esse eh um caso tipico do que anda acontecendo no Brasil...

as pessoas estão ate ganhando dinheiro, mas esta lhes faltando a educação e cultura suficientes para que possam fazer bom uso do mesmo...

pensando só em grana, em mais uns 20 anos teremos um pais repleto de toscos, de uma massa verdadeiramente ignara..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/